sábado, 27 de abril de 2024
Seminário discute turismo rural em São José dos Pinhais

Seminário discute turismo rural em São José dos Pinhais

Foto: Divulgação/PMSJP

seminario_turismo_rural_edison_renato-10

Na tarde de quarta-feira, dia 10, foi realizado o Seminário de Turismo Rural de São José dos Pinhais, na Câmara Municipal. O evento reuniu produtores rurais, empreendedores dos circuitos de turismo rural do Município – Caminho do Vinho, Colônia Murici e Campina do Taquaral, além de representantes de setores ligados ao turismo.

O Seminário é promovido pela EMATER, Paraná Turismo, Secretaria Estadual para Assuntos Estratégicos e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP). O objetivo é discutir temas relevantes para o desenvolvimento do Turismo Rural no Estado do Paraná e, especialmente, em São José dos Pinhais.

“Este Seminário é a continuidade de um trabalho que nós iniciamos em dezembro, quando recebemos uma comitiva francesa, com oito técnicos do norte da França, em uma missão entre o Paraná e a região de Rhône-Alpes. Como a França é o berço do turismo rural, trouxemos esses técnicos para conhecer São José dos Pinhais com o objetivo de desenvolvermos ainda mais o setor no Município”, explicou Marilda Gadens Baduy, extensionista do Instituto EMATER e coordenadora do Turismo Rural da Região de Curitiba.

O encontro contou com palestras, mesa redonda e debates com a participação do público. Para a diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra, o Seminário é uma oportunidade para a troca de experiências. “Essa troca de informações entre empreendedores e especialistas na área de turismo rural é fundamental. Os circuitos de São José dos Pinhais já estão consolidados, têm um fluxo turístico, mas podem melhorar. E aqui é a oportunidade de discutir formas para aprimorar o turismo rural do Município”, disse.

Na ocasião, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, falou sobre a importância do turismo rural para a economia do Município. “Além de promovermos o turismo, fomentamos também a economia, com a geração de emprego e renda na região rural. São restaurantes, áreas de lazer, pesque-pagues e centros de eventos que precisam de mão-de-obra para oferecer um bom serviço aos clientes”, destacou. “Outro fator importante é manter o produtor no campo, não deixar a evasão atingir o agricultor familiar porque ele é muito importante no setor agrícola como um todo e também na produção de hortaliças, que hoje é muito forte em São José dos Pinhais”, complementou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress