domingo, 5 de maio de 2024
Projeto melhora o abastecimento de materiais e medicamentos na Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais

Projeto melhora o abastecimento de materiais e medicamentos na Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais

Foto: Venilton Küchler

Entrega-do-Prêmio-Inova-Saúde-Paraná_Foto_Venilton-Küchler

Um projeto desenvolvido na Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais (Sems) está contribuindo para a melhoria do serviço público.

De autoria da servidora municipal Scheila Maria Graczyk Takayasu, o projeto foi desenvolvido pela Divisão de Abastecimento da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do secretário municipal, diretores e gestores da Saúde, e contou também com o apoio da Secretaria de Planejamento.

Teve como objetivo a reestruturação do Serviço de Abastecimento, com o intuito de demonstrar que ações de gestão e planejamento, quando adotadas pelos serviços públicos, têm um impacto direto na qualidade dos serviços ofertados.

A experiência foi formatada em trabalho teórico que relata o processo de reestruturação do serviço de abastecimento da Secretaria de Saúde entre julho de 2014 e março de 2016. “Apontamos no trabalho ações de planejamento, execução e avaliação do serviço de abastecimento, efetuadas no período citado, e a metodologia denominada A-Z, para controle das compras realizadas pela Secretaria de Saúde”, explicou Scheila.

Um exemplo prático do que resultou essa reestruturação é que na Secretaria de Saúde, antes do projeto ser implantado, chegaram a ser solicitados por compra emergencial e dispensa de licitação 328 itens que estavam em falta nos serviços de saúde naquela época, dentre medicamento e material médico hospitalar. Após a reestruturação, na segunda análise efetuada em março 2016, o número de itens que por alguma razão faltaram nas unidades e demandaram a compra emergencial caiu para apenas 27.

Prêmio

O trabalho foi inscrito no 1º Prêmio Inova Saúde Paraná, selecionado e apresentado durante o 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública que aconteceu no Litoral do Paraná, entre os dias 27 e 30 de julho de 2016. Ao todo, 513 trabalhos foram inscritos na mostra, reunindo experiências desenvolvidas em 122 municípios paranaenses. Destes, 475 foram aprovados e apresentados durante o evento.

Após avaliação criteriosa da comissão julgadora, 63 iniciativas foram pré-selecionadas para concorrer aos três primeiros lugares de cada uma das sete categorias do prêmio: Políticas Públicas de Saúde – Redes de Atenção à Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade; Planejamento e Gestão em Saúde; Vigilância em Saúde; Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde; Tecnologias do Cuidado em Saúde Pública.

O trabalho elaborado pela servidora Scheila ficou em primeiro lugar na categoria Planejamento e Gestão da Saúde, tendo recebido troféu do secretário de Estado da Saúde, Micheli Caputo Neto. “Fomos ainda convidados para publicar o trabalho na Revista Paranaense de Saúde Pública”, comemorou Scheila.

Segundo Sheila, que é farmacêutica bioquímica, trabalha na Prefeitura há nove anos, e atualmente chefia a Divisão de Abastecimento, a reestruturação do seu setor consistiu, entre outras medidas, no investimento na integração dos setores, no fortalecimento do planejamento intersetorial, na instituição de fluxos de informações, processos e controle, em capacitação dos atores para gerar uma melhoria na cadeia logística, e consequentemente no abastecimento dos insumos da saúde.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress