sábado, 4 de maio de 2024

Santificação

 

O processo de santificação é individual. Ele vem como fruto de um relacionamento com Deus, onde o Espírito Santo é capaz não somente de comunicar o que quer, mas também tem o direito de agir no sentido de nos auxiliar na mudança. Este processo de santificação também é “duplo”, isto é, o Senhor nos santifica, mas nós temos que nos santificarmos também.

O texto bíblico nos diz que devemos resistir ao diabo para que ele fuja de nós. Mas quase todo mundo esquece da primeira condição para que a resistência seja eficaz: estar sujeito a Deus! (Tg. 4:7). Ou seja, sem estarmos sujeitos a Deus não podemos resistir ao diabo. E é óbvio que ele não vai fugir!

No livro de Tiago, o contexto imediato nos diz um pouco mais sobre o que ele considera sujeição: Amor a Deus, e não ao mundo. Purificação. Limpeza de coração e mente. Fidelidade (Tg. 4:1-4). Em outras palavras, a sujeição é diretamente proporcional ao processo de santificação. Se não houver sujeição não há santidade?

Notamos que existe certa dificuldade em fazer com que este processo aconteça. O processo de santificação não vai acontecer naturalmente na sua vida, ele exige um esforço a ser empenhado a fim de transpor as dificuldades que o homem natural vai enfrentar para alcançar a santidade e, mais ainda, para expressá-la!

O maior obstáculo para o desenvolver da santidade?

Certa ocasião, perguntaram a Jesus qual seria o maior dos mandamentos, ao que Ele respondeu: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças” (Mc. 12:30).

O principal problema em não nos submetermos ao processo de santificação é porque não amamos o Senhor o suficiente. A santidade que vamos desenvolver – ou não – é diretamente proporcional ao amor que temos pelo Pai. Afinal, em outras palavras, vida de santidade é uma vida de mortificação da carne. As obras da carne são diametralmente opostas às obras do espírito. E nada é tão duro quanto mortificar a carne. E uma luta tão ferrenha, ou até mesmo mais terrível do que ir contra todo o exército das trevas!

Ir contra satanás é uma coisa, ir contra si mesmo e contra os impulsos do nosso “eu“ é outra muito diferente. Muitas vezes teremos de ir contra nossos desejos. Vontades. Ideais. Planos e projetos de vida. Formas de pensar e viver. Tradições. Heranças familiares.

É algo que temos que fazer voluntariamente! E só mesmo pelo Espírito de Deus para nos dispormos a isto! (Rm. 7:14-25 ; Rm. 8:9-11; Gl. 5.16-25).

Às vezes, por amor a Deus, você deixará de lado muitas coisas (Jo 14:15,21 ; I Jo 2:15-16 ; I Jo 4:16). O amor citado em Marcos 12:30 deve ser mais forte do que tudo! Não estamos dizendo que isto é fácil, mas deve ser o nosso alvo.

A verdadeira santidade não acontece sem amor profundo a Deus. Sem adoração. É preciso prostrar-se diante do Trono, em completa rendição. E diante do Rei dos Reis temos que escolher o caminho certo. O Amor é prático!

vereador airton

Vereador Airton Ferreira da Silva

Advogado, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fósforos de Curitiba – Piraí do Sul e Irati – Diretor da Federação dos Trabalhadores no Estado do Paraná – Membro do Conselho Tecnológico da UFPR – AGITEC – Membro da Força Sindical do Estado do Paraná.
www.vereadorairton.com.br

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress