segunda-feira, 20 de maio de 2024
Projeto isenta pessoas com câncer do pagamento do IPTU em Curitiba

Projeto isenta pessoas com câncer do pagamento do IPTU em Curitiba

Projeto isenta pessoas com câncer

Para a concessão do benefício é necessário que o imóvel esteja no nome da pessoa doente

Nos próximos meses, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) irá discutir a concessão de isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para pessoas com câncer. A proposta foi apresentada pelo vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade), no dia 2 de março, e ainda tramitará pelas comissões temáticas da CMC antes de ser votada em plenário. O parlamentar anunciou em plenário, no dia 8, quarta-feira, o protocolo da iniciativa. “O Município precisa acolher essas pessoas”, pediu.

Para a concessão do benefício é necessário que o imóvel esteja no nome da pessoa doente, ou que ela seja dependente do responsável pelo recolhimento dos tributos, usando o endereço exclusivamente como residência da família. Será exigida a apresentação da documentação pessoal, do imóvel e os atestados médicos, incluindo o diagnóstico anátomo-patológico. A renovação da isenção será anual, mediante renovação dos documentos comprobatórios.

“O IPTU possui custo elevado, devendo o município, através de seus legisladores, demonstrar a devida preocupação com os munícipes que são acometidos por doenças de natureza grave ou incuráveis, nas quais o tratamento despende grande parte da renda do paciente, prejudicando a manutenção econômica e a subsistência de todo o grupo familiar”, justifica Marciano Alves. “Ele já sofre demasiadamente com a doença e, se não efetuar o pagamento, terá que conviver com o risco da perda do imóvel por via judicial”.

Na justificativa, o vereador Marciano Alves cita que as cidades de São Paulo (SP), Teresina (PI), Araucária (PR) e Pontal do Paraná (PR) já criaram leis no sentido de poupar as pessoas com câncer do pagamento do IPTU. “O pedido da isenção do imposto é objeto de uma campanha nacional do Instituto Oncoguia, que julgamos ser nosso dever apoiar, trazendo Curitiba para a rede municípios que concedem essa isenção”, diz o parlamentar.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress