segunda-feira, 20 de maio de 2024
Comissão de Educação da Câmara de Curitiba será presidida por Marcos Vieira em 2023

Comissão de Educação da Câmara de Curitiba será presidida por Marcos Vieira em 2023

Marcos Vieira

O colegiado foi o último, dos 10 permanentes, a ser instalado na CMC.

Com a participação de quatro de seus cinco membros, a Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) escolheu Marcos Vieira (PDT) como seu presidente em 2023. O colegiado foi o último, dos 10 permanentes, a ser instalado. A reunião aconteceu no dia 8, quarta-feira, com transmissão ao vivo pelas redes sociais, direto da Sala das Comissões do Legislativo.

Esta é a primeira vez que o vereador irá presidir a comissão. Marcos Vieira terá ao seu lado Professora Josete (PT) na vice-presidência. Ambos são novos integrantes do colegiado de Educação juntamente com Sidnei Toaldo (Patriota). A renovação para este ano ficou na casa dos 60%, já que Amália Tortato (Novo) e Nori Seto (PP), membros em 2022, permaneceram com as vagas.

A função desta comissão é votar matérias e propor debates atinentes à educação em geral, desenvolvimento do turismo, cultural, inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico, diversões e espetáculos públicos, práticas esportivas e de lazer, datas comemorativas, homenagens cívicas e denominações de logradouros públicos.

O regulamento interno do colegiado será votado na próxima reunião. A Comissão de Educação terá agendas quinzenais, às segundas-feiras, às 14h. Até o ano passado, o nome da comissão não trazia os temas Esporte e Lazer. A inclusão do termo foi realizada na reforma do Regimento Interno (RI) da Casa, aprovada em dezembro do ano passado.

Dez comissões permanentes

A CMC possui dez comissões permanentes e, conforme o Regimento Interno, cada vereador deve participar de ao menos um desses colegiados. As vagas são distribuídas conforme a proporcionalidade partidária e o interesse dos parlamentares, que depois de selecionados votam entre si para escolherem, entre os membros da comissão, o presidente e vice do colegiado. A participação das comissões é uma obrigação dos parlamentares, à exceção do presidente da CMC e da primeira-secretária da Mesa Diretora, que podem, ou não, ingressar nos colegiados.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress