Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Vereador Carlinhos do Eliza pede à população para economizar água 

carlinhos

O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) disse que esteve na represa do Iraí, na segunda-feira (24/08), e ficou bastante preocupado com os níveis do reservatório, que está ainda bem vazio, apesar das chuvas torrenciais de agosto.
“As chuvas resolveram bem pouco a situação, que ainda está muito crítica, com pouca água de reserva, mesmo. Por isso, é importantíssima a economia de água por parte de todos nós. O único jeito, enquanto não chover o suficiente, é economizar água, ao máximo, no dia-a-dia. Não lavar calçadas, vidraças e evitar lavar o carro com água da torneira estão entre as medidas que todos devemos adotar. Assim como encurtar o tempo no banho de chuveiro para, no máximo, dez minutos; desligar o chuveiro para ensaboar os cabelos; fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou se faz a barba, também. Ao lavar a louça, fechar a torneira para ensaboar e somente depois abrir para enxaguá-las todas de uma vez. Também é providencial buscar meios para aproveitamento da água da máquina de lavar roupa, por exemplo, para lavar calçadas e o carro, bem como verificar se as torneiras da casa não apresentam vazamentos. Outra mudança, se possível, é trocar a descarga do vaso sanitário para um modelo mais econômico, bem como evitar de apertar a descarga, toda vez, ao urinar, pois a descarga do vaso costuma liberar cerca de seis litros de água a cada vez que se aciona. A conscientização da população é a única forma que temos de evitar um caos no abastecimento, uma vez que a meteorologia não tem sido muito animadora quanto à previsão de chuvas para esse ano”, recomenda.

 

Binga anuncia revitalização da Rua Manoel Bandeira, uma reivindicação da comunidade

vereador binga

O vereador Binga (CIDADANIA) anunciou a revitalização da Rua Manoel Bandeira, confirmada pela Prefeitura. “Dias atrás, estive em reunião com a prefeita Marli Paulino, junto com o João da Água, o Neto, a Dra. Clair e o Ademir Vicentino para falar sobre a revitalização da Rua Manoel Bandeira. A prefeita prontamente confirmou que irá revitalizar a via. Estamos muito contentes, pois trata-se de uma obra necessária à qual agradecemos a prefeita por prontamente acolher nossa reivindicação”, agradeceu.

Sobre o empréstimo de R$ 20 milhões à Fomento Paraná, aprovado recentemente na Casa, Binga reforçou elogios aos vereadores que o aprovaram. “Fomos depredados por termos aprovado esse empréstimo. Mas, sem dinheiro não há como se fazer nada. São necessárias parcerias para viabilizar obras. Meus parabéns aos vereadores que reconheceram a importância desse montante para dar prosseguimento às obras necessárias. Esta Casa, felizmente, tem aprovado bons projetos para o município e a população, demonstrando que reconhece a ampla visão de futuro da prefeitura”, colocou.

Roubos de bikes

O vereador ainda alertou sobre os roubos de bicicletas que têm ocorrido no município, em especial, no panorâmico, pedindo ao diretor Câncio, da Guarda Municipal, para tomar providências. “Câncio, falei com você sobre o roubo de bicicletas no panorâmico. Sei que aumentar o efetivo da Guarda, no momento, é impossível, teria de se retirar dinheiro da saúde, da educação. Mas, peço um reforço no policiamento sobre essas ocorrências. Faça o que for possível. Pois, não é aceitável que o cidadão que sair com sua bike para melhorar sua saúde perca seu equipamento. Que bom que você, Câncio, está presente a esta sessão, que a prefeitura está sempre ouvindo esta Casa”, pediu.

Cancha para vôlei de praia

Binga ainda elencou conquistas na área do esporte do município, começando pela compra de terreno no espaço da educação, ainda na gestão do saudoso prefeito Luiz Cassiano. “Depois, trabalhei junto com o Luizão para a instalação de academia ao ar livre no local. Conseguimos. Mais tarde, o Neto, meu filho, pela Secretaria de Estado do Esporte, conseguiu trazer o campinho de futebol em gramado sintético. Deu certo. Quando foram lançar o campinho, eu e o vereador Marcinho, juntos, falamos que precisaríamos de uma cancha de areia para vôlei de praia. E a prefeita Marli topou e já deu início à empreitada. Daqui a pouco, pediremos pista de skate, e vamos lutar por mais e mais. A gente que não teve acesso ao esporte quando criança quer ver as novas gerações obtendo o que não tivemos na infância e juventude”, comemorou.

 

Airton Silva lembra que obras não têm parado desde o início da gestão, em um ciclo permanente de desenvolvimento

vereador airton

Na sessão em plenário da terça-feira (25/08), o vereador Airton Silva (PSC) discursou no Grande Expediente agradecendo ao Poder Executivo municipal pelo grande trabalho da atual gestão em todas as secretarias, desde o início do mandato. “Ao contrário do que alguns dizem, não têm sido feitas obras e investimentos apenas neste ano eleitoral, mas, desde o início da gestão o município tem se revelado um canteiro de obras. Aliás, desde o primeiro ano da gestão do Luizão Goulart temos visto esse canteiro de obras que não tem parado, continuando na segunda gestão do Luizão e, agora, com a gestão da prefeita Marli. São bosques, parques, pavimentações, calçadas, o Parcão. Este último, uma conquista de um espaço específico para cães, além de espaço de lazer e esportes para pessoas. O Parcão revela-se um dinheiro muito bem investido, pois, reuniu diversas benfeitorias numa obra só. Não, somente, uma área de lazer e esportes, mas de preservação do meio ambiente e de realocação das famílias às margens do rio, investindo-se em moradia digna a essas pessoas. Despoluindo-se o rio e suas margens, também. Enfim, uma obra muito abrangente”, valorizou.

Calçadas: reivindicação da comunidade

Airton ainda salientou o amplo programa de pavimentação e de calçadas, estas últimas, também, uma antiga reivindicação da comunidade. “Votamos o empréstimo para obras de infraestrutura em parceria com o governo estadual, no que fomos questionados por críticos. “Questionaram-nos pela obra de calçadas na Rua Wanda do Santos Mallmann, por exemplo, alegando-se falta de necessidade de calçadas naquele local. Porém, o pedestre que sai da Avenida Camilo Di Léllis precisa de calçadas para deslocar-se até equipamentos públicos importantes como a UPA, o hospital, o colégio. Era um espaço perigoso para transitar sem calçadas até esses espaços públicos perto da sede da prefeitura. Na Casa, votamos favoravelmente a esses projetos, pois, sabemos que essas obras permanecerão por muito tempo, são de longo prazo, vão ficar para gerações futuras”, lembrou.

Portal da Transparência: Qualidade

O Portal da Transparência do município, disponível ao cidadão que busca informações sobre os gastos e investimentos do poder público, é uma conquista de Pinhais, que tem funcionado muito bem, acrescenta o vereador. “No Portal da Transparência, o munícipe tem acesso a todas as informações sobre os recursos públicos. É um dos melhores portais da região”, disse, exaltando a transparência nos gastos públicos durante a gestão. “Não deixo de elogiar os vereadores que têm apoiado projetos que beneficiam a população. Estão trabalhando em prol da comunidade”, disse.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)