sexta-feira, 26 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 01/11/2016

Câmara Municipal de Pinhais – 01/11/2016

por Vanessa Martins de Souza

Gilberto comenta importância da campanha ‘Novembro Azul’

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf (PT), falou da importância da campanha ‘Outubro Rosa’, de prevenção ao câncer de mama, encerrada ao final do mês. Bem como do início, em novembro, da Campanha ‘Novembro Azul’, de prevenção ao câncer de próstata. “No dia 31, a Secretaria Municipal de Saúde encerrou os trabalhos da campanha ‘Outubro Rosa’, e hoje, iniciou a campanha de prevenção ao câncer de próstata ‘Novembro Azul’. Mais uma importante campanha a qual todos devemos estar atentos, pois o câncer de próstata é uma doença que atinge aos homens de forma significativa e ainda existe muito preconceito. Fazer o exame preventivo é fundamental, a fim de evitar muitas mortes”, lembrou.

Eleições 2016

O segundo turno das eleições, que aconteceu em vários municípios com mais de 200 mil habitantes, trouxe um resultado lamentável para a esquerda, observou Gilberto. “Sentimos a derrota da esquerda nessas eleições municipais. Para quem, como eu, é partidário da esquerda, isso é lamentável. Mas o que mais chamou a atenção foi o grande índice de abstenções, além de votos brancos e nulos, o chamado não-voto. Em Porto Alegre, esse índice chegou a 44%. Em Curitiba também foi alto, cerca de 35%. É muito preocupante esse desinteresse do eleitor em votar. Não saberia dizer qual a solução, se o TSE teria de tomar algum tipo de medida, a exemplo de aumentar as multas para justificar o voto, uma vez que o voto no Brasil é obrigatório. Contudo, certamente, isso reflete a descrença na política por essa parcela do eleitorado”, avaliou.

Volta da reintegração do transporte

O anúncio da reintegração da Rede Integrada de Transporte de Curitiba e Região Metropolitana, feito pelo Governador Beto Richa, na segunda-feira (31/10), para o Vereador, é motivo de comemoração. Porém, trata-se de uma decisão triste e preocupante em razão da motivação do governador. “Foi apenas porque o Rafael Greca venceu a eleição em Curitiba. Isso é preocupante. Por um lado, ficamos felizes, porque sabemos que o povo precisa muito dessa reintegração, mas saber que a decisão foi de motivação política é grave. Tornou-se evidente que o rompimento da Rede Integrada de Transporte deu-se por motivos de briga política com o Prefeito Gustavo Fruet. O Governador deixou o povo pagar mais caro a passagem por uma briga política. Temos de questionar qual o real papel de um governante, afinal. Deixar-se levar por interesse políticos, prejudicando a população? E o pior é que a qualidade do transporte tem caído, as linhas têm diminuído e as tarifas aumentado. Deixo aqui o meu desabafo”, lamentou.

Homenagens

Nas Explicações Pessoais, Gilberto parabenizou aos homenageados com Moção de Louvor, D. Zenilda e Professor Aníbal Calderari. “Parabéns, Zenilda e Professor Aníbal. Conheço bem a filha da D. Zenilda, a Stella Maris, que foi candidata a vereadora pelo PT e também o Professor Aníbal, que foi meu professor na década de 80. O Professor Aníbal era muito bravo, rígido, mas um excelente professor. A profissão de professor é ainda muito pouco valorizada e homenagens como essa são um reconhecimento pela dedicação à educação”, congratulou.

Postura lamentável do Governador

A decisão do Governador Beto Richa de reintegrar a rede de transporte no dia 1º. de janeiro de 2017, assim que o Prefeito eleito Rafael Greca assumir o mandato, segundo o presidente da Casa, revela descaso com os interesses da população. “Da forma com que foi tomada, essa decisão não está correta. Pois o Governador deixou o povo sofrer as consequências de uma briga política. Lamentavelmente, a guerra de egos, a disputa política falou mais alto. Um governante tem de trabalhar pelas pessoas. Não importa quem foi o mais intransigente, se o Beto ou o Gustavo, o que importa é que quem pagou, quem foi prejudicado, foi o povo”, analisou.

 

Silvio Star diz que torce por boa gestão de Greca, o que deverá beneficiar a Região Metropolitana

vereador silvio

O Vereador Silvio Star (PPS) abriu seu discurso parabenizando ao Prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca (PMN). “Por mais que o PPS tenha apoiado o candidato Ney Leprevost, não deixo de parabenizar o Greca pela eleição. A eleição em Curitiba se reflete em toda Região Metropolitana, e com o apoio do Governador, creio que será mais fácil ao Greca obter a liberação de verbas e a formação de parcerias. O que beneficiará também a Região Metropolitana. Muitos dos serviços de Curitiba são utilizados pela população da Região Metropolitana”, lembrou.

Silvio também parabenizou ao Vice-Prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, do PSDB, destacando a inteligência e capacidade do político da nova geração. “Conheci o Eduardo Pimentel poucos dias antes de sua eleição. É um jovem inteligente, dinâmico. Fará um grande trabalho, acredito”, disse. E ainda parabenizou ao Vereador Joãozinho Ribeiro por ter dito na tribuna sobre a denúncia que fará da compra de votos em Pinhais. “Parabéns pela coragem. E como dizia o Greca, o voto é individual. Não podemos responsabilizar todo o eleitorado por esse crime eleitoral, mas não podemos fechar os olhos e negar que isso aconteceu nessas eleições no município. Temos de denunciar os crimes”, defendeu.

Ao final, o Vereador parabenizou aos homenageados com Moção de Louvor durante a sessão, Professor Aníbal Calderari Júnior e D. Zenilda. “Professor, parabéns pelo grande trabalho que fez e ainda fará pela educação. O senhor merece essa homenagem. E agradeço à Vereadora Rosa Maria pela iniciativa de propor Moção de Louvor a D. Zenilda e sugerir as assinaturas dos vereadores, a exemplo da minha assinatura. Não conhecia a D. Zenilda até estar na sua loja durante a campanha pedindo votos. Na ocasião, descobri que sua filha, a Stella Maris, era candidata a vereadora pelo PT. Temos de valorizar quem contribui para o avanço do município, como a D. Zenilda”, concluiu.

 

Márcia Ferreira solicita mais iluminação na trincheira da Rodovia João Leopoldo Jacomel

vereadora marcia

As reclamações da população sobre a falta de iluminação na região da trincheira da Rodovia João Leopoldo Jacomel foram colocadas na tribuna pela Vereadora Márcia Ferreira (PMDB). “A população tem pedido providências em segurança e iluminação na região da nova trincheira, que foi recentemente inaugurada. É uma importante obra para nossa cidade, porém existe essa necessidade de melhorar a iluminação, pois o local mal iluminado é propício para assaltos e acidentes. Recebi essa solicitação dos munícipes e estou encaminhando um requerimento solicitando está melhoria”, disse

Márcia ainda agradeceu ao Executivo Municipal pelo atendimento aos seus requerimentos. “Agradeço a equipe da Secretária de Obras de Pinhais por sempre analisar e atender requerimentos enviados, a exemplo dos reparos no asfalto da Avenida Ayrton Senna com a Camillo Di Lellis, dentre outras importantes solicitações de melhorias para nossos bairros. Parabéns a todos da Prefeitura, principalmente aos servidores que fazem os serviços públicos acontecerem, garantindo a população orgulho de viver aqui”, parabenizou.

Noite dos Escritores

A ‘Noite dos Escritores’, realizada em 26 /10, no Centro Cultural, foi valorizada pela vereadora. “Meus parabéns ao Diretor do Departamento de Cultura, Laércio Sobral, pela realização desse evento anual. Foi uma oportunidade para grandes autores promoverem seus trabalhos. Parabéns à minha amiga Marlene Oliveira, escritora, participante do evento e a todos os demais presentes. Um evento de destaque no município que contribui para fortalecer a identidade de Pinhais e revelar os talentos da nossa cidade”, elogiou.

Novembro Azul

A campanha de prevenção ao câncer de próstata, ‘Novembro Azul’, lançada na terça-feira (01/11), foi comentada pela parlamentar. “Parabéns à Secretaria Municipal de Saúde por engajar-se em mais esta campanha importante de prevenção. Estamos juntos nessa campanha. Os homens tendem a não cuidar de sua saúde, especialmente, da prevenção. Tenho um marido e um filho em casa e sempre estou cobrando eles sobre os cuidados com a saúde. Vamos todos incentivar e alertar nossos amigos e familiares sobre a importância da prevenção e cuidado com a saúde”, afirmou.

Moção de Louvor ao Professor Aníbal

Nas Explicações Pessoais, a parlamentar expressou seu orgulho em apresentar Moção de Louvor ao Professor Luiz Aníbal Calderari Júnior. “Sei da luta dessa categoria por uma educação gratuita e de qualidade. É um orgulho homenagear o Professor Aníbal. Sou sua fã desde os anos 90, quando tive a oportunidade de conhecê-lo. Sempre lutando pela educação de qualidade e transformando a vida das pessoas. É um orgulho tê-lo aqui em Pinhais fazendo história em nossa cidade. São 50 anos dedicados a educação, mais de 30 anos deles dedicados, pelo nosso grande mestre, a lecionar em nossa cidade. Com toda a certeza, ele é merecedor dessa honraria e de nossa profunda gratidão e admiração”, homenageou.

 

Rosa Maria lembra início do ‘Natal Mais Iluminado’ de Pinhais

vereadora rosa

A Vereadora Rosa Maria (PROS) também chamou atenção, em seu discurso no Grande Expediente, para a importância da campanha ‘Novembro Azul’, de prevenção ao câncer de próstata. “É importante que os homens adquiram consciência de que é preciso cuidar da saúde. E a prevenção é o melhor caminho. O homem ainda tem preconceito em relação ao exame de próstata. O poder público tem esse papel de lutar contra o tabu, a vergonha. É muito melhor, mais fácil e mais barato fazer o preventivo, tanto para o SUS como para o cidadão, ao invés de correr o ricos de tratar a doença em estágio mais avançado”, observou.

Doação de brinquedos

O lançamento da campanha ‘Natal Mais Iluminado’, na segunda-feira (31/10), foi salientado. “A Secretaria de Assistência Social lançou, ontem, mais uma edição da campanha, em parceria com empresários, comerciantes e a sociedade civil. Trata-se de uma campanha de arrecadação de doações de presentes para as crianças menos favorecidas do município. Esperamos que todos possam participar, contribuindo para um Natal mais feliz a essas crianças, que, muitas vezes, só receberão esse brinquedo de presente através da campanha. A expectativa é de que esta oitava edição da campanha, iniciada em 2009, seja ainda maior, uma vez que tem crescido a cada ano”, disse.

Moção de Louvor

Nas Explicações Pessoais, a parlamentar exaltou a Moção de Louvor da Vereadora Márcia Ferreira ao Professor Aníbal Calderari. “Fiquei muito feliz com essa Moção. O Professor Anibal é um grande mestre, foi professor das minhas filhas. E tenho orgulho de ter sido colega do professor no Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato. Desde 1994, aliás, como professora e depois, diretora. Era um professor bravo, rigoroso, porém, amado pelos alunos. Um excelente mestre. Em 1993, quando passei no concurso para professora e morava no interior, estava grávida na época em que tinha de vir para cá e escolher em qual colégio seria lotada.”, contou.

Eleições

Rosa disse que discorda de críticas generalizantes ao eleitor de Pinhais, em relação à compra de votos, por exemplo. “É preciso cuidado para não generalizar. Aliás, parabéns ao futuro vereador Carlinhos do Eliza, que teve uma expressiva votação e parabéns ao Professor Marcos Oliver, que fez um trabalho lindo representando a cultura e a educação, uma grande surpresa sua eleição a uma cadeira nesta Casa. Não podemos generalizar, sempre há exceções. A política precisa amadurecer, mas tem se discutido muito. O voto é uma arma poderosa, o povo está conhecendo mais seus direitos e sabe que precisa cobrar dos políticos eleitos. Quem sabe de compra de votos deve ir ao Ministério público com nomes e provas. Não adianta generalizar sem apontar nomes e provas”, defendeu

 

Vereador Binga ressalta importância do diálogo entre Prefeitos e Governador

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) enfatizou em seu discurso, no Grande Expediente, o bom diálogo entre o Prefeito Luizão e o Governador Beto Richa (PSDB). “Existe um bom diálogo entre os dois. Há dois anos, eu já havia dito ao Luizão que o Governo do Estado estaria disponível para qualquer ajuda, transmitindo o que me disse o Marcelo Richa, com quem sempre converso. Há um respeito mútuo entre o petista e o tucano. Tenho certeza que quem levou gente para reivindicar é insano. Com briga não se consegue nada. Parabenizo ao Governador por essa bela obra de duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel, e a trincheira, em Pinhais. O Beto ainda triplicou o efetivo da Polícia Militar e concedeu um salário digno aos policiais, em torno de R$ 4 mil mensais, um salário decente. Novos PMs vieram para Pinhais. Sempre temos de falar da importância de se manter o diálogo com outras esferas de poder. Era evidente que o Prefeito Gustavo Fruet, com todo respeito à trajetória brilhante dele no Legislativo, não iria conseguir, mesmo, bem governar de dentro do gabinete. Seria importante que tivesse mantido um bom diálogo também com o Governador. Já o Luizão, uma liderança, um político íntegro, também mantém um bom diálogo com o Presidente da Assembleia Legislativa, o que ajuda a obter verbas e benfeitorias a Pinhais”, ressaltou.

“Eleitor de Pinhais é íntegro”

O parlamentar ainda fez um desabafo sobre as críticas ao eleitorado de Pinhais de que seria pouco ético, praticando a venda de votos. “É um desabafo, falo com tristeza sobre essas críticas ao eleitor de Pinhais. Precisamos ter cuidado ao falar. Quem acusa o eleitor de vender seu voto deve fazer a denúncia ao Ministério Público. Não adianta acusar de forma generalizada. Se houve compra de voto, creio que foram casos isolados, mas não devemos generalizar falando mal do eleitor de Pinhais. O eleitor pinhaiense é digno. O juiz disse-me que tem de ser uma denúncia formal a fim de punir esse crime eleitoral. São casos pontuais que precisam conter provas. Mas de modo geral, o eleitor daqui é mais consciente do que o de Curitiba, onde mais de 400 mil não votaram, no segundo turno. Em Pinhais, tivemos poucas abstenções. Se alguns candidatos não foram eleitos ou reeleitos, muitas vezes, não foi por falta de votos, mas por causa das coligações feitas. Gostaria muito que os políticos não encerrassem seus respectivos mandatos falando mal dos eleitores. Porque o eleitor não costuma falar mal dos políticos de Pinhais”, considerou.

Volta da Rede Integrada de Transporte (RIT)

Nas Explicações Pessoais, Binga comentou brevemente a decisão do Governador Beto Richa de reintegrar o transporte com a Região Metropolitana a partir de 2017. “Vejo como algo muito positivo, do ponto de vista dos interesses da população. O trabalhador será beneficiado. Mais uma decisão acertada do Governador, além de todo bom trabalho que tem feito no interior do estado”, avaliou.
O Vereador parabenizou, ainda, aos homenageados com Moção de Louvor, D. Zenilda e Professor Aníbal Calderari Júnior. “Parabéns, Zenilda. E parabéns ao professor Calderari, que fez um trabalho de destaque no Colégio Arnaldo Busato, lecionando a muitos alunos. Um trabalho que gerou bons frutos. Aliás, o Colégio Arnaldo Busato só deixa bons frutos, sendo uma instituição muito bem recomendada pela qualidade de ensino e dedicação de seu corpo docente e funcionários”, congratulou.

 

Joãozinho Ribeiro anuncia denúncia ao Ministério Público contra candidato eleito

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) iniciou sua fala destacando o período de prestação de contas das campanhas junto à Justiça Eleitoral. “Vai começar o período de prestação de contas de campanha. Quem foi eleito, terá de prestar contas. Tivemos reunião com o Juiz Eleitoral. O juiz Dr. Haroldo nos lembrou da necessidade dos presidentes de partido estarem atentos a efetuar corretamente a prestação de contas, contando com bons advogados e contadores. É claro que errar é humano. A Justiça Eleitoral tolera até um ou dois erros. Mas o que não se pode permitir é três, quatro, cinco erros na prestação de contas. Muito se fala em caixa dois, o que seria. Caixa dois é dinheiro gasto em campanha, mas não declarado à Justiça Eleitoral. E nisso a Justiça Eleitoral do município é rigorosa, está de olho. Temos o Dr. Haroldo em Pinhais, que é muito rigoroso, é o nosso juiz ‘Moro’ em termos de ética, vocês irão conhecer quem é o ‘Moro’ de Pinhais ao prestarem contas com ele. Vamos denunciar e teremos, em breve, impugnação de candidato eleito por fraude eleitoral e caixa dois em campanha. Já está aberto o prazo para pedidos de impugnação. Houve inúmeros erros de caixa dois em nossa cidade. Vou à imprensa, vou falar, meter a boca no trombone para o Paraná e todo o país. Porque quero que Pinhais seja um exemplo, um modelo de ética na política”, anunciou.

Denúncia ao Ministério Público contra candidato eleito

Nas Explicações Pessoais, Joãozinho reiterou que não se pode ser conivente com a corrupção, com fraudes eleitorais, crimes eleitorais, desvios de recursos e quaisquer práticas ilegais ou antiéticas. “E aviso que não sou suplente de vereador. Não farei denúncia ao Ministério Público porque viso ocupar cadeira no Legislativo através da suplência. É uma mudança ética que almejo para o futuro. Acredito que surtirá efeito essa denúncia. Se antes nada acontecia era porque ninguém denunciava. Vamos ser um exemplo. E denunciarei ao Ministério Público com provas, fartas provas. Tenho conversado com a Promotora Dra. Fabiana e o juiz Dr. Haroldo e ambos já me puxaram a orelha, mesmo sem dever nada à Justiça. Imaginem com quem deve à Justiça Eleitoral. Acredito na nossa Justiça. Dr. Haroldo é o nosso ‘Moro’. Ele já avisou para ter cuidado com a prestação de contas”, disse.

“Caixa dois nas eleições em Pinhais”

O parlamentar salientou que o crime de caixa dois é grave e deve ser punido. “Quem não emite declaração do recibo eleitoral, por exemplo, configura omissão de despesa. Está mentindo à Justiça Eleitoral. Com as devidas provas apresentadas, a Justiça Eleitoral já foi ao escritório do advogado do candidato eleito para providenciar a impugnação do mesmo. Enfim, a situação ficará feia a esse vereador eleito. Mais ainda não digo. Por enquanto, não anunciarei o nome do partido ao qual ele pertence”, avisou.

 

Vereador Tavinho comenta resultado do segundo turno nas eleições em Curitiba

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) comentou as eleições do segundo turno em Curitiba, nas Explicações Pessoais. O petista destacou o grande índice de abstenções na capital, incluindo votos brancos, nulos e justificativas. “Mais de 35% do eleitorado curitibano deixou de votar, de optar por um dos dois candidatos. Eleição na capital é sempre um marco e reflete-se na Região Metropolitana o que o Prefeito de Curitiba faz ou deixa de fazer. Com certeza, o curitibano votou no Rafael Greca e não no partido, o PMN, uma sigla pequena e inexpressiva no Paraná e no país. Isso confirma o que sempre digo: o eleitor escolhe pela pessoa, o candidato, e não pelo partido. Torcemos para que a gestão do Greca seja boa. A integração dos ônibus foi cancelada em 2015 e acho que foi por briga política entre o Gustavo Fruet e o Beto Richa. E agora que o Beto colocou as finanças em dia, pegando os depósitos judiciais dos servidores para pagar dívidas, creio que tenha dinheiro para bancar essa integração do transporte a partir de 2017”, discorreu.

Aumento da alíquota do IR

O aumento da alíquota do IR (Imposto de Renda) foi lamentado pelo petista, uma medida do Governo Federal. “O aumento de 27,5% para 35% foi por meio de decreto, nem foi votado no Congresso Nacional. Enfim, os governantes sempre penalizando o povo para fazer o ajuste fiscal. Infelizmente, sempre estoura a bomba no bolso do povo. Poderia ser diferente”, analisou.

 

Moções de Louvor à comerciante Zenilda Aparecida Ritter Siqueira e ao Professor Aníbal Calderari

Duas Moções de Louvor foram aprovadas em plenário na sessão da terça-feira (01/11). Uma delas, de iniciativa da Vereadora Rosa Maria (PROS) à munícipe Zenilda Aparecida Ritter Siqueira, moradora do Estância Pinhais. À convite da Vereadora, outros seis vereadores assinaram a proposição, Silvio Star, Binga, Demétrio Tonon, Marcinho, Jane Carteira e Cecília Padovan. A homenageada destaca-se no município por uma trajetória de superação e de voluntariado junto à população, tendo atuado na Comunidade bom Pastor e feito trabalho voluntário no Hospital Erasto Gaertner, entre outras ações. Também é uma das principais lojistas do município, sendo proprietária da loja Recanto das Novidades, e ainda tendo sido candidata a vereadora, eleita suplente, anos atrás.

A outra Moção de Louvor foi apresentada pela Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) em homenagem ao Professor Luiz Aníbal Calderari Júnior. Esta Moção se dá pelos relevantes serviços prestados à cidade na área de educação. Professor Aníbal é um grande educador nas disciplinas de Matemática, Estatística, Didática da Matemática, Economia e Econometria, há mais de 50 anos. Sendo trinta anos de aulas em Pinhais.

Morava em Curitiba quando começou, em 1986, a dar aulas no Colégio Arnaldo Busato. Em razão da distância de deslocamento, decidiu morar em Pinhais naquele mesmo ano. Deu aulas de Matemática e Didática da Matemática na FAPI – Faculdade de Pinhais, durante quinze anos. E na Fesp – Faculdade de Estudos Sociais do Paraná, durante quatorze anos. É professor aposentado da rede estadual de ensino. Dedicou sua vida inteira ao ofício de ensinar. Também foi candidato a vereador nos anos 80, obtendo expressiva votação. Servidor de carreira do estado, deu aulas voluntariamente com vários alunos, ensinando a todos nós lições para uma vida.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress