A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, informa que no dia 18, quinta-feira, foram iniciadas intervenções na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. As obras tem o intuito de proporcionar maior conforto e segurança aos usuários.
De acordo com a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, a logística dos atendimentos não sofrerá alterações. “Serão instalados módulos habitáveis com ampliação de consultórios, salas de espera e para triagem. Estes procedimentos se fazem necessários para melhor atender a população que busca atendimento no local”, explica.
Adaptações
Neste primeiro momento, as intervenções não impactarão o trânsito das intermediações, mas alterarão a entrada e saída de veículos. “Nossa Secretaria de Obras Públicas (Semop) irá fazer adaptações no terreno para que seja construída uma nova entrada para as ambulâncias. Da mesma forma, será mudada a entrada para veículos que precisem deixar pacientes na UPA”, detalha a secretária.
Mais segurança
A primeira etapa contemplará marcações topográficas, escavação e será feita uma proteção para maior segurança na circulação de pedestres. Segundo o secretário de Obras Públicas, Mário Stier, com a conclusão das primeira e segunda fases serão viabilizados e separados os acessos para ambulâncias e pedestres. “O intuito é garantir mais segurança para ambos. Nestas etapas também iremos preparar o espaço com nivelamento do solo, acesso à água, esgoto e energia elétrica para que a empresa faça a instalação dos módulos”, detalha Stier.
Módulos habitáveis
Concluídas todas as etapas, a UPA Pinhais passará a contar com um conjunto de módulos habitáveis que somados irão acrescentar 131,76 m2 de área para atendimento, em ambientes climatizados, confortáveis, com acesso à wi-fi, área externa coberta, totens para recarregar celulares, entre outros espaços. “Serão nove módulos, formando uma grande sala. Neste local, ficará a sala de espera para primeiro atendimento, outra para a triagem e demais que também servirão para triagem. Então, após o paciente passar pela triagem, entrará onde hoje é a atual UPA para aguardar o atendimento médico”, completa Adriane.
Com a instalação dos módulos, será possível ampliar a sala de espera para a consulta médica (pós-triagem) e ampliar também as salas de triagem e os consultórios para atendimento. A equipe técnica da Semop afirma que os módulos habitáveis têm como vantagens a versatilidade e menor custo, além de agilizar a conclusão das obras e ampliação.