quarta-feira, 8 de maio de 2024
Secretaria de Trabalho e Emprego de Araucária realizou mais de 36 mil atendimentos em 2023

Secretaria de Trabalho e Emprego de Araucária realizou mais de 36 mil atendimentos em 2023

36 mil atendimentos
O Setor de Qualificação, através do Programa Qualifica Araucária, ofereceu 2.103 vagas de cursos de profissionalização em mais de 83 turmas. Para 2024, a SMTE estima ofertar 3.600 vagas em cursos profissionalizantes

Investir em mão de obra e qualificação profissional é um trabalho que precisa ser contínuo para que haja bons resultados na economia local. Como estratégia, a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego de Araucária (SMTE) realiza constantemente ações para fortalecer o município. Segundo registros da pasta, apenas no ano de 2023, a SMTE realizou 36.626 atendimentos, dentre serviços de intermediação de mão de obra (24.041), qualificação profissional (3.171), orientações e encaminhamentos para seguro-desemprego (6.764), cessão de espaço físico para entrevistas de emprego (1.830), cadastro/dúvidas sobre carteira de trabalho digital (820).

Os números indicam que o setor de Empregabilidade captou 5.806 vagas, colocando no mercado de trabalho 1.208 trabalhadores. Focando também em um mercado de trabalho inclusivo, foram realizados 10 mutirões de emprego, com diversas temáticas. O Setor de Qualificação, através do Programa Qualifica Araucária, ofereceu 2.103 vagas de cursos de profissionalização em mais de 83 turmas, abrangendo diversas áreas desde Logística, Metal, Mecânica, Química, Têxtil, Tecnológica e Administrativa; representando um aumento de 72% em relação ao ano anterior.

Diversos cursos

Além dos cursos ofertados na sede física da SMTE, houve ainda a disposição de diversos cursos ministrados na unidade móvel de ensino do SENAI. Por exemplo, o Curso de Processos de Soldagem, que fornece uma experiência completa de aprendizado, abordando técnicas avançadas em aplicação MIG, MAG e Eletrodo Revestido. Os alunos têm uma chance não apenas de entender a teoria, mas também de colocar em prática o conhecimento adquirido.

Os cursos, ofertados gratuitamente pela Prefeitura, foram oriundos de aquisição via orçamento municipal, contratos de parceria ou gratuidade com instituições como SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e IFPR (Instituto Federal do Paraná). Para 2024, a SMTE estima ofertar 3.600 vagas em cursos profissionalizantes.

Vagas de emprego

Segundo dados do Novo Caged, no ano de 2023 o município acumulou um saldo positivo de 1.449 vagas geradas. Com isso, foram 43.777 postos de trabalho formais criados. A maior concentração de emprego formal ocorreu no setor de Serviços, com 17.180 postos, com destaque para os setores da informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais, administrativas e alojamento e alimentação.

O setor industrial teve a segunda maior concentração de emprego, com um total de 15.435 postos, principalmente no setor da indústria de transformação, com predominância para de fabricação de máquina e equipamentos, além de fabricação de borracha e material plástico e de fabricação de papel e celulose.

SINE

A distribuição das senhas para atendimento no Sine/SMTE é realizada diariamente por ordem de chegada, de segunda a sexta, das 8 horas às 12h e das 13h às 17h na sede da Secretaria de Trabalho e Emprego (Rua Álvaro Linhares Ehlke, 333 – Sabiá). Telefone/WhatsApp para contato: (41) 3614-1650.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress