sábado, 18 de maio de 2024
Rafael Greca presta contas dos projetos do município na Câmara Municipal

Rafael Greca presta contas dos projetos do município na Câmara Municipal

Prefeito participou de sessão com os vereadores e anunciou edital para binário Olga Balster e Nivaldo Braga, primeira obra do novo corredor Leste-Oeste

O prefeito Rafael Greca destacou no dia 1º de agosto, segunda-feira, a importância de harmonia nas relações entre os poderes Executivo (prefeitura) e Legislativo (vereadores) municipais, durante a sessão de reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Curitiba.

“Esta Câmara é sensível às causas da nossa população e da nossa cidade, muito bem tem entendido as necessidades da administração pública e contribui de forma determinante com a gestão”, afirmou o prefeito.

Greca fez um balanço de prestação de contas dos principais programas e projetos que foram implementados ou estão em desenvolvimento pela Prefeitura nos últimos anos, como o Bairro Novo do Caximba, o Novo Inter 2 e o novo corredor Leste-Oeste, todos eles com financiamentos internacionais.

Além das obras de infraestrutura, o prefeito tratou com os vereadores de ações em saúde, educação, assistência social e segurança. “Temos muito trabalho pela frente”, disse.

Novo binário

O prefeito anunciou para breve o lançamento do edital da primeira das obras previstas para o Ligeirão Leste-Oeste. Trata-se do binário formado pelas ruas Olga Balster e Nivaldo Braga, ligando o Cajuru e o Tarumã. O financiamento é do NDB (New Development Bank), assinado no final de 2021.

“É Curitiba novamente na vanguarda do transporte coletivo e do planejamento urbano”, disse o prefeito.

No Caximba, a primeira fase de obras já foi licitada e em breve terá início a construção das primeiras 752 casas. “Um projeto que muito me orgulha por transformar para melhor a vida das pessoas.”

Sustentável e atrativo

Greca explicou a importância dos projetos do Inter 2 e do Leste-Oeste, cujas obras vão proporcionar melhorias significativas nos itinerários de importantes eixos.

“Teremos novas estações, inteligentes e autossustentáveis, que vão incentivar a intermodalidade e estimular cada vez mais o uso do transporte coletivo”, destacou.

Saúde

Greca reafirmou o pesar pelas mortes ocorridas durante a pandemia e destacou o trabalho exemplar de combate à covid-19, que salvou muitas vidas e pelo qual não faltou assistência a ninguém.

O período pós-pandemia traz desafios. Um deles, segundo o prefeito, é retomar as condições pré-pandemia dos atendimentos de rotina aos grupos prioritários e dar andamento ao chamado Modelo Saúde 4.1, com uso mais intensivo da tecnologia para melhorar agendamentos de exames e orientações à população.

“Na Prefeitura, trabalhamos incansavelmente para termos uma cidade cada vez mais inovadora e melhor para se viver, para termos serviços públicos compatíveis com os anseios e as necessidades da nossa gente”, afirmou.

Educação

Na área de Educação, o prefeito destacou o compromisso de ampliar o ensino integral na capital, que já é feito em 115 das 185 unidades, devendo chegar a 125 até o fim deste ano e a todas as unidades até o fim da gestão.

Até o fim deste ano, a comunidade do Bairro Novo ganhará o CMEI Dom Barusso. Também está sendo licitada a obra do CMEI Aroeira. A nova sede da escola e do CMEI Vila Torres também estão na lista de entregas, bem como a Escola Aroeira, no Boa Vista, e seis quadras cobertas para unidades da rede municipal.

Ação social

Na ação social, Greca destacou o Programa Erga-se, para qualificação de pessoas em situação de rua, cuja primeira turma deverá contar com 20 participantes.

Além das ações de segurança alimentar, que já garantiram 1 milhão de refeições servidas nas três mesas solidárias do município, principalmente ao público mais vulnerável, e a Fazenda Urbana, cuja segunda unidade será lançada este ano.

“Somos referência para todo o Brasil com a Fazenda Urbana do Cajuru, 47 Armazéns de Família atendendo Curitiba e Região Metropolitana, cinco restaurantes populares que servem diariamente 4.200 refeições a R$ 3,00 e as 115 hortas comunitárias”, afirmou o prefeito.

Segurança

Na área de segurança, Curitiba desenvolve a Muralha Digital, que conta com cerca de 1.400 câmeras de monitoramento 24 horas espalhadas em pontos estratégicos da cidade.

Além disso, a Guarda Municipal começou a receber as primeiras câmeras corporais para serem utilizadas nos uniformes da corporação.

Até o fim deste ano, 515 equipamentos de alta tecnologia estarão à disposição dos guardas, além de outras 160 câmeras instaladas nas viaturas.

Participantes

Além dos vereadores, a sessão teve participação do vice-prefeito Eduardo Pimentel, dos secretários municipais Luiz Fernando Jamur (Governo e Ippuc), Cristiano Hotz (Finanças e Planejamento), Daniel Conde Falcão (Corregodoria-geral) e Vanessa Volpi Palacios (Procuradoria-geral) e do assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Wellington Coimbra de Moura, e a coordenadora do programa Cidadania Plena, do TRE-PR, Luciani Tesseroli, participaram da sessão.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress