Na última semana, o Projeto Veterinário Mirim chegou à Escola Municipal Clementina Cruz, localizada no bairro Estância Pinhais. A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Semed).
Integrante da equipe de Educação Ambiental da Semma, a professora Liliane Azeredo Dias é a responsável por ministrar as aulas para as crianças das unidades escolares de Pinhais. Utilizando bichinhos de pelúcia, um mini-hospital veterinário, maquetes e tubos de ensaio, ela capta a atenção dos estudantes e aborda temas importantes como os cuidados que todos devem ter com os animais e as doenças que a falta de certos cuidados pode ocasionar, inclusive, para a saúde das pessoas.
“Penso que investir na Educação Ambiental é o caminho para sensibilizar e transformar pessoas que possam reconstruir um mundo melhor. Espero que, com meu trabalho e dedicação, consiga deixar um legado para que um dia eu possa ver o ser humano voltar a ser mais “Humano”. Sou imensamente grata em realizar um trabalho tão importante, o qual transborda meu coração de amor e alegria,” declara Liliane.
Objetivo do projeto
O objetivo do projeto é sensibilizar e promover a educação em guarda responsável e os cuidados com os animais, relacionando o tema com a realidade dos alunos da rede municipal de ensino, tornando-os multiplicadores do conhecimento adquirido.
Além disso, o projeto busca aliar a educação em saúde com cuidados e preservação do meio ambiente, conhecimento e prevenção de zoonoses, que são as doenças transmitidas pelos animais. Objetiva ainda despertar nas crianças o cuidado pela saúde animal e seu bem-estar, bem como a sensibilização e o respeito no convívio com os animais, proporcionando um ambiente saudável e qualidade de vida entre humanos, animais e meio ambiente (saúde única), o que vem ao encontro com o tema do projeto neste ano: “Cuidar, amar e respeitar garantem o bem-estar do seu lar”.
Multiplicação do conhecimento
A prefeita Rosa Maria, presente nesta última ação realizada pelo projeto, ao se dirigir às crianças do segundo ano, frisou a importância da multiplicação do conhecimento: “A escola é o lugar de aprender de tudo e hoje vocês vão aprender lições importantes sobre como cuidar dos animais. Tem que chegar em casa, contar pro papai, pra mamãe, pra vovó, o que vocês aprenderam hoje, e quando encontrar alguém, virem alguém que esteja maltratando um animal, vocês terão conhecimento, vocês terão condições, com muito jeito, de falar pra mãe ir lá e pedir pra aquela pessoa não maltratar o animal. Os animais não merecem maus tratos, eles são inocentes, eles dependem de nós”, finaliza Rosa.
O Veterinário Mirim visa ainda conseguir a participação ativa da comunidade, melhorando a forma de propagação de informações e orientações a respeito de saúde animal, do meio ambiente e humana.
O projeto
Iniciado em 2006, o Projeto Veterinário Mirim teve início na Secretaria Municipal de Saúde, passando para a Secretaria de Meio Ambiente em 2014. Em 2017, por meio de pesquisa com professores e unidades de ensino, passou a ter o nome atual. Ele é realizado anualmente e foi sendo aprimorado ao longo do tempo. Atualmente são atendidas as turmas de segundo ano de todas as unidades de ensino e a Escola Especial Elis de Fátima Zem. Em média, 1.550 crianças por ano são atendidas pelo projeto.