quarta-feira, 1 de maio de 2024
Presidente Marcinho alerta para necessidade de economia no consumo de água

Presidente Marcinho alerta para necessidade de economia no consumo de água

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 19/05/2020

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Vereador Marcinho (PSD), lembrou à população para a necessidade do consumo consciente de água potável, em razão da grande estiagem em todo o Paraná. “Enfrentamos a maior seca no estado dos últimos quarenta anos. Há rios que estão literalmente secando no estado. Os níveis dos reservatórios da Sanepar estão muito abaixo do normal. Nos últimos dez meses, o volume de chuvas tem sido insatisfatório, abaixo da média. E, infelizmente, a previsão é de que, nos próximos meses, não teremos chuvas em abundância. Ou seja, a necessidade de economizarmos no consumo de água deve ser constante. Precisamos todos colaborar adotando medidas para economizar água, a fim de que a falta d´água em nossas casas, principalmente, não se torne um problema sério. A água é um bem que tem se tornado cada vez mais precioso. Vamos valorizar esse grande bem da natureza, que tem se tornado escasso. Pois, sem água ninguém vive, toda a vida no planeta depende da água”, pontuou.

Higiene redobrada em tempos de pandemia

Nesses tempos de Covid-19, o presidente Marcinho destacou que é fundamental que não falte água para lavar as mãos, para a nossa higiene pessoal. “Para que não falte água, é preciso que adotemos um consumo racional de forma a economizar com outros usos que podem ser adiados, a exemplo da limpeza de calçadas, de vidraças, de lavagem de carros, bem como evitar demorar no banho de chuveiro, regular a abertura das torneiras ao lavar a louça, entre outras medidas”, alertou.

Pinhais no caminho certo

O parlamentar apontou que tanto a Prefeitura, quanto à Câmara, tem tomado decisões que colocam a saúde dos munícipes em primeiro lugar, mas isso não quer dizer que não estejam atentos aos empresários e comerciantes de Pinhais. “Todos queremos ver a nossa cidade em pleno funcionamento. Mas também queremos que os munícipes fiquem em segurança. Desta forma, a retomada das atividades tem de ser realizada de maneira gradual e estudada. Sabemos das dificuldades que os comerciantes e os empresários da cidade estão enfrentando, em especial alguns setores como academias, quadras esportivas, bares e etc. Mas, por outro lado, também sabemos que a Prefeitura vem trabalhando com muita responsabilidade para que a reabertura ocorra o mais breve e segura possível”, finalizou.

 

Vereador Binga lembra que o transporte público é um importante foco de contágio do vírus

O Vereador Binga (CIDADANIA) ressaltou em seu discurso que é preciso considerar quais os pontos de contágio do vírus de maior periculosidade. Entre esses locais, segundo o parlamentar, estão os ônibus que fazem o transporte público. “Um dos maiores focos de transmissão está nos ônibus. Nos transportes coletivos, sempre lotados, com grande aglomeração de pessoas, onde 50, 60 pessoas ficam coladas umas às outras está o maior perigo. Assim, ninguém deve jogar essa penalidade à Casa, de nos culparem por sermos supostamente contra à reabertura do comércio. Não há ninguém querendo enganar ninguém aqui. Todos querem a retomada da economia. A Prefeita disse, na quarta-feira passada, que também quer a retomada do comércio, mas, com cautela. Tenho certeza que a Prefeita Marli é a que mais quer essa retomada. Também votei no Governador Ratinho Júnior, que tem sido bastante favorável ao fechamento de atividades não essenciais. Só que a eleição para governador demora um pouco mais. Nós, da esfera municipal, teremos eleições agora, neste ano. É consenso entre todos nós, aqui, que sempre quisemos a flexibilização do comércio. As academias foram flexibilizadas? Vamos conversar com a Prefeita, ela deve ter parâmetros que apontem para como essa retomada deve ser feita. Na semana passada, falei aqui sobre a flexibilização porque soube que iriam flexibilizar muito a partir do novo decreto, à exceção dos bares. Mas, lembrando que os donos de bares também têm família para sustentar, também têm contas a pagar. Se nos ônibus pode haver 50, 60 pessoas amontoadas, por que não permitir oito, dez pessoas dentro de um bar? Temos de avaliar”, avaliou.

Senso de responsabilidade da Prefeita

O parlamentar enalteceu ainda o senso de responsabilidade da Prefeita Marli Paulino. “A Prefeita tem responsabilidades. Se não reabriu tudo ainda é porque sabe da responsabilidade que isso acarreta. Por isso, sou base. Tenho certeza que não há pessoa que ficará mais feliz do que a Prefeita quando essa cidade puder voltar ao normal”, considerou.

Na avaliação do vereador, é o momento de flexibilizar a atividade comercial e de serviços. “As pessoas estão ficando loucas, sem dinheiro para pagar as contas, outras, desempregadas. Tem comerciante que não sabe como vai pagar funcionário. E dói na alma da gente ter de demitir funcionário. Desculpem-me por ter trazido esperança, na semana passada. Sempre continuarei trazendo esperanças, não vou deixar de falar o que penso. Porque as pessoas estão ficando loucas com tantas dificuldades”, finalizou.

Nas Explicações Pessoais, Binga lembrou que tem se posicionado contrário ao fechamento do comércio desde o início da pandemia. “Desde a primeira reunião, com o pessoal da Associação Comercial de Pinhais, estava com meu filho e pedi para ele gravar o que falei. Disse que o fechamento seria o caos a Pinhais. Nunca fui favorável ao fechamento do comércio. Se o poder público já está com dificuldades, com queda na arrecadação, imaginem a iniciativa privada, com a alta carga tributária a pagar, mais as contas mensais e a folha de pagamento dos funcionários”, pontuou.

Uso político da Covid-19

O uso político da Covid-19 para palanque eleitoral tem deixado Binga, segundo comentou na tribuna. “Essa politização da pandemia é muito triste. De 2000 para cá, Pinhais contou com uma série de prefeitos muito bons, por isso, a cidade tem se desenvolvido. Houve capacidade de gestão a muitos prefeitos que passaram por esta cidade. Faço parte da base aliada da Prefeita pelo trabalho que ela tem feito. Vamos reconhecer isso, gente. Quem vai na base da prefeita até seis meses antes das eleições, não pode dizer que ela não fez um grande trabalho. Não é porque se quer ganhar a eleição que vai se massacrar os outros. Como bem disse a Vereadora Professora Cinéia, temos de ter grandeza para olhar o passado. Nesta cidade nunca vi discursos pequenos em torno da destruição do próximo darem certo. São muitos avanços, com obras diversas, bosques, usina de asfalto, um acúmulo de competências de diversos prefeitos. A Marli, com todo respeito, me surpreendeu pela grande capacidade, o grande trabalho pela cidade. Principalmente, atravessando esse momento de crise e conduzindo a gestão com competência. É preciso reconhecer isso. Em se tratando dessa pandemia, não existe certo e errado a ninguém. É uma situação totalmente nova, desconhecida para todos. Cada decisão tomada tem prós e contras. Pinhais tem sido um canteiro de obras em todos os bairros. Todos nós, aqui, pensamos no coletivo. Não vamos fazer dessa pandemia um palanque eleitoral. Quando falei dos bares, não significa que defendo os bares, mas porque atrás dos bares há famílias para serem sustentadas, há funcionários. Vamos continuar trabalhando para que o comércio seja reaberto. E lembrando que, do outro lado, há um ser humano, a prefeita, que está preocupadíssima com a cidade”, ressaltou.

 

Vereador Carlinhos do Eliza anuncia obras de estacionamento na Rua Crescêncio Batista

O Vereador Carlinhos do Eliza (PSB) anunciou na tribuna o projeto de infraestrutura viária à Rua Crescêncio Batista, no Atuba, agradecendo à Secretaria Municipal de Obras por atender a uma importante reivindicação da comunidade. “Gostaria de agradecer ao Secretário de Obras, Mário Stier, e ao Diretor Sapinho pelas obras anunciadas à Rua Crescêncio Batista, no Atuba. A via está recebendo calçadas com acessibilidade para pessoas com deficiência, como cadeirantes, e outros. A via contava, apenas, com aquelas calçadas feitas por moradores, mas, sem acessibilidade. Tornava-se difícil a um cadeirante, a uma pessoa com deficiência visual ou mesmo a uma pessoa com carrinho de bebê, transitar nas calçadas. As obras de calçadas estão sendo iniciadas e, sem dúvidas, ficarão ótimas, garantindo mais segurança e conforto aos pedestres. Desde a região do Rio Palmital, as calçadas estão sendo construídas ao longo da via. Bem como na rua Helena Bachmann Muhlmann”, afirmou.

Estacionamento desde a Jacob Macanhan até à Avenida Maringá

Recentemente, houve reunião com moradores e equipe da Prefeitura, quando concluiu-se que a via tem contado com um movimento crescente de veículos. Então, reivindicou-se a construção de uma grande área de estacionamento. “Por se tratar de uma via em que, do lado direito a quem desce, conta com cinco metros, sendo dois metros de calçadas e o restante de gramado, moradores e comerciantes pediram a construção de uma grande área de estacionamento, a fim de não se gastar duas vezes com dinheiro público. Assim, veio a ideia de se fazer um estacionamento na área. Foi definido, então, que será construído um estacionamento, desde a região da Jacob Macanhan até à Avenida Maringá. Estabeleceu-se um consenso, durante a reunião, em prol do estacionamento ao lado direito da via. Teremos, no ano que vem, a construção do posto de saúde do Perdizes, do lado da Crescêncio Batista, onde terá estacionamento, também. Mais para baixo, perto do CEMEI Vó Charlotte e do ginásio, também haverá estacionamento, desde o campo do Perdizes até a Escola Municipal Frei Egydio e até o posto de saúde do Perdizes”, elogiou.

Carlinhos ressaltou que a obra do estacionamento é uma reivindicação antiga da população, inclusive, tendo o vereador feito requerimento. Porém, este havia sido negado pela Secretaria Municipal de Urbanismo, à época. “A Secretaria negou o atendimento do requerimento, por trabalhar com uma visão bastante técnica. Porém, agora, com a visita à região, o Secretário de Obras tendo ido ao local, junto com o Diretor Sapinho e o Secretário de Governo Ricardo Pinheiro, a percepção da realidade modificou-se e concluiu-se que a obra é necessária, que deverá melhorar muito a região. Quem sairá ganhando é a comunidade com essa grande melhoria para a infraestrutura viária local”, avaliou.

Mais segurança à Escola Municipal Frei Egydio

Outra melhoria que a obra deverá trazer, acrescentou, é mais segurança à Escola Municipal Frei Egydio. “As vans que fazem o transporte escolar costumam ficar estacionadas na rua, acarretando perigos aos alunos para se dirigirem à escola. Com a obra, esse problema será resolvido. O estacionamento na via será feito, garantindo mais segurança às crianças. Pois, a via de mão dupla conta com um movimento intenso nos dois lados. Enfim, estou muito feliz com o anúncio das obras e a comunidade também ficará satisfeita”, anunciou.

Carlinhos acrescentou sobre a importância das obras de infraestrutura para a cidade, garantindo mais qualidade de vida, e segurança à comunidade. O empréstimo aprovado na Casa no valor de R$ 20 milhões para obras de infraestrutura viária foi lembrado, também. “É por isso que aprovamos o empréstimo de R$ 20 milhões. Para o bem-estar da população, para o desenvolvimento do município. Votaria a favor novamente a esse projeto, pois representa um ganho à comunidade. O município tem investido recursos públicos em muitas obras, a exemplo de calçadas, pavimentação, bem como em reformas e ampliações de postos de saúde, a exemplo do posto do Perdizes, que será ampliado em três, quatro vezes, ao lado do CRAS. Atualmente, o posto conta com 200 metros quadrados e passará a contar com atendimento em Odontologia e Farmácia Popular, com distribuição de medicamentos. Fomos julgados por termos aprovado o empréstimo. Mas esta Casa vota favoravelmente a melhorias para a população. Como representantes do povo no Legislativo, votamos projetos que representam as demandas da população”, enfatizou.

Obras desde o início da gestão

O vereador complementou ressaltando a competência das equipes da Prefeitura, entre a Prefeita Marli Paulino, a Vice Rosa Maria, os secretários, diretores e servidores. “Por contar com uma equipe muito competente, Pinhais é referência a outros municípios do Paraná. Faço parte dessa legislatura como vereador e, nós, aqui na Casa, votamos todos os projetos da Prefeitura, ajudamos a construir a cidade. A gestão tem trabalhado muito desde o primeiro ano, a partir de reformas de CEMEIs, de escolas, conseguimos uma piscina para os idosos, a instalação de iluminação em LED nas vias públicas, as capelas mortuárias no Weissópolis e no Jardim Cláudia, calçadas, pavimentação, enfim, muitas obras. A Diretoria do Plano de Mobilidade Urbana desenvolve um estudo para mudanças na área, também. Há as reformas e ampliações nas Unidades de Saúde. Estamos trabalhando e a Prefeita, também. Não devemos fazer palanque político só porque estamos em ano eleitoral”, concluiu.

 

Airton avalia que novo decreto permite flexibilização das atividades esportivas

O Vereador Airton Silva (PSC) destacou a atenção necessária aos artigos e incisos do último decreto da Prefeita Marli Paulino. “Quando analisamos detalhadamente, percebemos um avanço a partir desse decreto. Lendo os artigos e incisos, verificamos que dá para adaptar ao que é colocado. À exemplo do que o Vereador Arnaldo falou do decreto anterior, o 284, sobre a retomada das atividades nas igrejas e templos, a respeito das regras colocadas, como usos de álcool gel, distanciamento mínimo, uso de máscaras. Neste último decreto, o 393, sobre as academias, verifica-se no artigo 2º., inciso XIV, sobre as práticas desportivas, que podem estar incluídas as atividades de treino de esportistas que jogam futebol, sem fazer uma partida. Ao permitir o treinamento físico, já é uma flexibilização. Outros municípios sequer abriram as quadras, ainda. Só para treinar, fazer o condicionamento físico, é permitido. Nas academias, a mesma coisa. Atividades de condicionamento físico foram permitidas. Times de futebol e quadras de esportes estão fazendo isso. Dá para adequar-se ao que diz a lei, abrindo-se espaço para os treinos. Já é alguma abertura para quem não podia fazer nada até então”, avaliou.

Já sobre o decreto do Presidente Bolsonaro, este afirma que cada município deve seguir recomendações dos secretários de saúde, que é o responsável pelas determinações locais. “Nosso município tem sempre seguido as legislações. As escolinhas de futebol não estão com atividades de contato físico liberadas, ainda. Afinal, futebol é um esporte de contato. Mas dá para irem se adaptando e verificar novos decretos . É possível ir liberando as atividades em conformidade às nossas necessidades”, colocou.

Risco de perda de controle da pandemia

Pinhais está com o avanço do contágio em nível controlado. Mas há cobrança para que não se gere necessidade de UTIs. “Não temos UTIs no município, demandando vagas em outros municípios. O município depende do Governo do Estado para a medicina de média e alta complexidade. Não podemos perder esse controle da pandemia. É importante, também, não perdermos a confiança de que as coisas vão melhorar. As pessoas estão ficando nervosas, precisam trabalhar, pagar as contas, sustentar as famílias. E ainda manter um distanciamento mínimo entre as pessoas para evitar o contágio. Vamos reabrindo o comércio à medida em que o quadro for melhorando em relação ao contágio, mas tudo com consciência”, alertou.

Compartilhe:

Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress