Presidente da Câmara, Marcinho destaca importância da aprovação da LDO 2024

Presidente da Câmara, Marcinho destaca importância da aprovação da LDO 2024

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 20/06/2023

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), salienta a importância da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024 pela Casa. “Estamos apreciando em plenário, em dois turnos de votação, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que dá as diretrizes para a Lei Orçamentária Anual do ano que vem. Ou seja, como será gasto o dinheiro do Orçamento de 2024. A proposição é encaminhada pelo Poder Executivo Municipal, mas, necessita de aprovação do Poder Legislativo. Sem essa aprovação, a Prefeitura fica impossibilitada de executar obras, serviços, enfim, não consegue administrar o município. Como fiscalizadores do Poder Executivo, nós, vereadores, também acompanhamos durante o ano a execução deste Orçamento, a fim de verificar se tudo está sendo feito conforme previsto na LDO e LOA. Este é o papel da Casa, colaborando para a condução da gestão, além de os vereadores terem a prerrogativa de apresentar emendas ao Orçamento, com sugestões que possam melhor atender às demandas da comunidade. Em nosso sistema tripartite de poder, o Executivo não governa sozinho, há uma divisão de poder com o Legislativo e o Poder Judiciário. Eis, a importância de um Poder Legislativo em sintonia com o Executivo, em especial, para que a gestão seja bem-sucedida. Uma parceria forte e estável entre os poderes é essencial para que a gestão realmente resulte em desenvolvimento do município“, pontua o presidente Marcinho.

Tomé destaca trabalho por ampliação de projeto “Braçadas para o Futuro”

O vereador Tomé (PSB) comentou, nas Explicações Pessoais, sobre o projeto “Braçadas para o Futuro”, uma parceria da Prefeitura de Pinhais com o Santa Mônica Clube de Campo, a qual foi articulada pelo vereador. ”O projeto, implantado no ano passado com crianças das escolas municipais, de sete e oito anos, já tem gerado frutos. Foram, inicialmente, 40 alunos selecionados para aulas de natação, sendo que onze deles foram selecionados para receberem treinamento como atletas de alto rendimento. No próximo dia 24, haverá uma competição com eles no Clube da Gente, em Santa Felicidade, bairro de Curitiba. Quem quiser ir, está convidado”, convidou.

O vereador acrescentou que, desde o início de 2023, iniciou articulação para a inclusão de mais cinco modalidades esportivas no projeto. ”Fizemos reunião com a secretária de Educação e o diretor do Clube, Major Monteiro, para a admissão de mais 91 alunos em cinco modalidades. Estamos alinhavando essa ampliação do projeto“, revelou.

Projeto Mais com Craque

Quanto ao projeto Mais com Craque, revelou que está trabalhando para a inclusão da modalidade ”campo”, a alunos de 12 a 16 anos, no campo do Conjunto Akila. ”Estamos trabalhando para ampliar esse projeto, também, a fim de tirar jovens das ruas, e dar oportunidades de um futuro melhor a eles“, acrescentou.

Fernando Santos agradece atendimento da Secretaria de Saúde a demanda de paciente psiquiátrico

O vereador Fernando Santos (Podemos) agradeceu, nas Explicações Pessoais, o prestativo atendimento da Secretaria Municipal de Saúde a demanda levada pelo vereador para atendimento psiquiátrico emergencial de um munícipe em surto psicótico. ”Um cidadão, trabalhador, infelizmente, entrou em surto psicótico e saiu pelas ruas tentando entrar em veículos por achar que seriam seus. O rapaz não é marginal, estava em surto psicótico. Pedi à secretária ajuda para atendimento psiquiátrico do cidadão e a secretária Adriane Jorge, junto com equipe muito competente, de pronto, conseguiu atendimento no San Julian. Agradeço à secretária e às servidoras Fátima, Leni e Ivanilde, do setor de saúde mental, pela competência e rapidez com que atenderam a meu pedido“, agradeceu.

Câmara aprova LDO 2024 e dois Títulos de Cidadão Honorário

Na sessão em plenário do dia 20, terça-feira, a Câmara Municipal de Pinhais aprovou por unanimidade, em primeira discussão, a proposição do Poder Executivo Municipal da LDO 2024 – Lei de Diretrizes Orçamentárias, que garante as bases para a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024.

Ainda, aprovou por unanimidade, dois projetos de lei de autoria do vereador Paulão para homenagens com Títulos de Cidadão Honorário, um para o empresário Anderson da Rosa Costa, proprietário da Rosata Transporte, e outro, para o empresário Venâncio Ambrósio, proprietário da Ambrósio Alimentos. Sobre o homenageado Anderson da Rosa Costa, o vereador Paulão enfatizou “o grande empreendedor que é o empresário ao perceber a necessidade no município de uma transportadora de frigoríficos“. A empresa, fundada em 2018, transporta 5 toneladas de alimentos congelados por mês, contando com mais de 300 carretas em operação.

Outro homenageado, o empresário Venâncio Ambrósio, atua na área de comércio e distribuição de cereais e alimentos naturais. ”A Ambrósio Alimentos destaca-se como a primeira loja de produtos naturais em Pinhais. A expansão para a distribuição de castanhas do Pará, a partir da loja e depósito no Vargem Grande, foi um grande avanço. A empresa já chegou a contar com mais de vinte funcionários, e vende não só para o Paraná, mas, também, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraguai“, salientou Paulão.

Fabrício Sousa afirma que município protocolou pedido para ampliação do efetivo da PM

Nas Explicações Pessoais, o vereador Fabrício Sousa (PSC) iniciou seu discurso na tribuna expressando pesar pela tragédia em escola de Cambé, interior do estado, ocorrida no dia 19, segunda-feira. ”Meus sentimentos aos familiares e comunidade de Cambé pelo ataque ocorrido na escola. No momento em que chegou a notícia, estávamos com a prefeita Rosa Maria e o governador Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Assim que soube da tragédia, o governador cancelou o encontro conosco. Tínhamos ido ao encontro com o governador justamente para pedir mais policiamento ao município. Formalizamos o pedido para mais policiais militares. Contamos com 48 PMs e 72 Guardas Municipais, além de 28 Guardas que serão contratados a partir de projeto de lei para ampliação do efetivo que aprovamos na Casa. Já formalizamos o pedido, na Casa Civil do Governo do Estado, para ampliação do efetivo da PM em Pinhais, a fim de garantir mais segurança a equipamentos públicos, também, a exemplo das escolas.

Há 28 PMs estagiando no município. Se não pedirmos para que fiquem de forma permanente, outro município deverá pedir”, pontuou.

Compartilhe:

Picture of Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress