domingo, 12 de maio de 2024
Prefeitura de São José dos Pinhais inicia estudo para atrair novos investimentos

Prefeitura de São José dos Pinhais inicia estudo para atrair novos investimentos

Foto: Divulgação/PMSJP

sjp01

O Plano vai identificar os potenciais econômicos e de desenvolvimento de São José dos Pinhais

A Prefeitura de São José dos Pinhais realizou, na última semana, no Gabinete do prefeito Luiz Carlos Setim, a assinatura da Ordem de Serviço para implantação do Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI) – convênio com o Governo do Estado para a elaboração de um diagnóstico sócio econômico que vai ser servir de base para prospecção de novos investimentos no Município. O plano vai identificar os potenciais econômicos de São José dos Pinhais para servir de base na atração de novos investimentos, direcionados para os pólos econômicos que serão levantados e apontados no estudo.

O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, destacou os benefícios que o estudo vai trazer. “Vem em benefício para Cidade que pode se traduzir em mais oferta de trabalho, mais trabalhadores capacitados e com bons salários. A identificação de potenciais no Município fará com que seja ampliada a capacitação profissional dos trabalhadores são-joseenses, necessária para suprir as demandas que serão apontadas no estudo de atração de investimentos. Os efeitos para nossa Cidade serão muito positivos”.

Além de Setim, estiverem presentes na assinatura do plano o secretário de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), Giam Celli; o diretor geral da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Keppen, e os representantes da Agência Paraná de Desenvolvimento: Adalberto Netto, diretor-presidente; e Jean Alberini, gerente de Desenvolvimento Empresarial e Agroindústria.

Para Giam Celli, o plano serve para definições estratégicas no setor econômico da Cidade. “Para viabilizar uma estrutura de médio e longo prazo, precisamos de um levantamento do que realmente existe dentro do Município em termos de indústrias, prestação de serviços e comércio”.

Ainda de acordo com Celli, o estudo terá a participação de várias Secretarias. “Buscamos essa parceria junto ao Governo do Estado, através da Paraná Desenvolvimento, a fim de que se possa fazer um diagnóstico bem completo, mais abrangente, contanto com a participação de diversas Secretarias Municipais.”

Diagnóstico

O Programa de diagnóstico, que já está sendo desenvolvido em outros municípios do Estado, como Londrina, Maringá e Colombo, têm soluções a médio e longo prazos. Em São José dos Pinhais a previsão é de que, em 2 meses, seja concluído o diagnóstico do potencial de investimento do Município e, em 6 meses, devem ser apresentados os primeiros relatórios.

“É um convênio que estamos fazendo, um contrato com a Agência de Planejamento do Estado, para que aproveitando a expertise dessa agência, vamos ter acesso a todos os investimentos, de tudo o que é possível produzir no Paraná, trazendo a região Sul, a região metropolitana, incluindo São José dos Pinhais, essa expectativa de fazer com que o Município participe dessa atração de novos investimentos”, explica o prefeito Luiz Carlos Setim.

Na avaliação do diretor presidente da Agência de Desenvolvimento, Adalberto Netto, o estudo auxilia a cidade a corrigir os defeitos para poder estar apta a receber investimentos de alto peso, como no setor tecnológico. “Estamos muito gratos de poder executar o PMAI em São José dos Pinhais porque ele é um programa transformador. Vamos identificar setores potenciais, onde estão os gargalos, quais são as coisas que o Município tem que corrigir pra receber uma nova montadora ou para receber uma empresa do setor de tecnologia”.

A atração de mais investimentos estrangeiros de alto nível também faz parte dos planos de atração que o diagnóstico pode oferecer, destaca Adalberto Netto. “Temos vários municípios que entenderam a necessidade de se preparar pra esse investimento estrangeiro, porque o investidor estrangeiro é muito mais exigente, mais dinâmico”.

Adalberto Netto conta como vai funcionar o Plano. “Nessa primeira fase do projeto vamos fazer um esforço concentrado no levantamento de dados gerais. Todos os dados que pudermos juntar no estudo preliminar vai servir de base para as ações estratégicas no futuro. A princípio, a gente já sabe que São José dos Pinhais é um Município que já tem um nível de desenvolvimento industrial avançado. A ideia é fazer com que, através do projeto, com as indicações que ele aponte, a gente consiga fazer uma extrapolação disso aí, ou seja, migrando pra indústrias ou atividades que envolvam maior tecnologia ou maior complexidade econômica”, completa.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress