sábado, 4 de maio de 2024
Prefeitura de São José dos Pinhais inaugura CMEI no Guatupê e entrega ampliação de Unidade no Quississana

Prefeitura de São José dos Pinhais inaugura CMEI no Guatupê e entrega ampliação de Unidade no Quississana

inauguração_cemeis_quississana_guatupê_27.07.2016_maiorky-20

 

Unidades foram reformados após serem alvos de vandalismo que causaram a destruição total das duas Unidades no início do ano.

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na quarta-feira, dia 27, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sementes do Amanhã, no bairro Guatupê, e a ampliação do CMEI Baú de Fantasia, no bairro Quississana.

O CMEI Sementes do Amanhã atenderá a comunidade do Guatupê, com modalidade Infantil 1, 2 e 3, iniciando o atendimento ainda neste ano de 2016. A obra foi uma parceria do Município com o Ministério da Educação, através do programa Proinfância. A escolha do nome da Unidade foi feita em concurso realizado com os alunos da Escola Municipal Professor Leopoldo Scherner.

Segundo o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, a entrega de mais um CMEI vem de encontro com as reivindicações da população. “É muito gratificante quando conseguimos realizar as benfeitorias na comunidade, trazer os implementos e os equipamentos públicos que a comunidade necessita. Agradecemos ainda a comunidade pelo envolvimento em todo o projeto que tem como objetivo preparar nossas crianças para o futuro”.

A secretária municipal de Educação, Neide Setim, reforçou o compromisso da Secretaria pela educação de qualidade em São José dos Pinhais e da importância no preparado das futuras gerações. “Trabalhamos para que nossas crianças tenham educação de qualidade.

Realmente é um trabalho árduo, tanto da Secretaria, dos professores, dos pais e das crianças, mas que não é impossível. Esse equipamento público com certeza despertará nessas crianças grandes ideias de produzir algo de bom para comunidade serem amanhã os nossos representantes de fato. Tudo começa aqui”.

A diretora do CMEI Sementes do Amanhã, Pamela Ribeiro, destacou a realização da obra, há muito aguardada pela comunidade do Guatupê. “É um prazer enorme, a comunidade está muito feliz, pois ansiava muito por essa obra, é a realização de um sonho para a comunidade. O bairro precisava dessa Unidade para poder ajudar a atender as crianças pequenas, muitas em situação de risco. Representa um grande feito para a comunidade. Vamos focar no bem atender a essas crianças e suas famílias, essa é a meta da educação, atender com carinho”.

CMEI “Sementes do Amanhã”

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sementes do Amanhã, no Jardim São Paulo, Guatupê, vai atender 200 crianças de zero a três anos no período integral, e de quatro a cinco anos no período parcial. A construção foi concluída no final do ano passado, porém durante o período de recesso escolar, foi invadido e destruído completamente em atos de vandalismo – somando um prejuízo de mais de R$ 400 mil em reformas.

O novo CMEI, agora reformado, conta com oito salas de aula com solário, um anfiteatro, jardim, refeitório, cozinha, lavanderia, sala de professores, secretaria, diretoria, almoxarifado, sala de leitura multiuso, sala de informática, além de pátio descoberto e ampla área para recreação.

O projeto segue o modelo de construção padronizado pelo Ministério da Educação chamado de “Tecnologias Inovadoras”. Os recursos para a realização da obra foram conquistados em 2013, e são provenientes do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE) através do Projeto Proinfância.

Períodos

Até o final do ano, o atendimento será exclusivamente para crianças de zero a três anos. De quatro a cinco anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, já foi universalizado o atendimento no Município, mais de 99% da demanda de vagas estão supridas. Mesmo assim, a partir no início do próximo ano, o CMEI também passa a atender as crianças de quatro a cinco anos no período parcial de 4 horas.

Orientação

O novo Centro vai contar com 12 educadoras para atender as crianças. O projeto pedagógico segue as Orientações Curriculares Municipais da Educação Infantil, iniciada em 2013, e construída a partir da diferentes contribuições dos profissionais da Rede Municipal de Ensino, em atendimento a diretriz nacional de educação infantil, resolução 05/2009, do Conselho Nacional de Educação, onde brincar é o foco principal integrado com as questões de cuidados e alimentação apropriada e saudável.

O Guatupê conta com outros seis CMEIs, que juntos atendem a 1.539 crianças do bairro, sendo eles: Joana Razzoto de Castro, Otília Teixeira Pinto, Leoni Décimo Dal Negro, a Baba do Passarinho, Criança Feliz e Meu Pé de Laranja Lima. Desde 2013 foram entregues 11 novos CMEIs em São José dos Pinhais. Atualmente o Município oferece 9.434 vagas. Em 2013 esse número era de 5.192, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação.

CMEI Baú de Fantasia

O CMEI Baú de Fantasia, no Quississana recebeu uma ampliação completa para possibilitar o atendimento de mais 60 crianças para as modalidades infantil 1 e infantil 2. Atualmente a estrutura atende a 220 crianças nas modalidades infantil, infantil 4 e pré.

A Unidade possui 35 profissionais – educadoras e professoras, pedagogas e diretora. A estrutura possui sete salas para atendimento das crianças, solário próprio, sala de multi uso, ampla cozinha, laquitário, área de serviço, depósitos, sala para os professores, espaço administrativo, ampla área coberta, banheiros adequados a crianças pequenas, entre outras benfeitorias. O CMEI Baú de Fantasia está localizado na rua Eliza Simeon Meretik, número 75, no bairro Quississana.

Vandalismo

Em 2016 a Prefeitura de São José dos Pinhais pretendia iniciar o ano letivo inaugurando três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nos bairros Guatupê, Borda do Campo – Nemari e no Quississana.

Esses planos acabaram sendo adiados, pois durante o período de férias, as três Unidades foram invadidas, saqueadas e depredadas em ação criminosa, que causou um prejuízo de mais de R$ 800 mil. A Unidade do Nemari foi a menos danificada, passou por reparos e voltou a funcionar dentro do prazo para incío das aulas. Já as unidades do Guatupê e Quississana foram muito destruídas e as obras para a reconstrução das unidades iniciaram em março e foram finalizadas no início de julho.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress