domingo, 28 de abril de 2024
Prefeitura de São José dos Pinhais garante economia com a redução de gastos com locação de veículos e ampliação de frota própria

Prefeitura de São José dos Pinhais garante economia com a redução de gastos com locação de veículos e ampliação de frota própria

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A Prefeitura de São José dos Pinhais, nos últimos três anos, investiu em máquinas e equipamentos para aparelhar as Secretarias e conduzir obras e serviços em todo o Município

No total foram adquiridos 177 novos veículos em um investimento de R$ 12,8 milhões na nova frota, que inclui novos caminhões, ônibus, ambulâncias, viaturas, maquinário pesado, escavadeiras, reboques – equipamentos que servem, por exemplo, para a manutenção das estradas rurais e urbanas.

Dentro dos novos veículos se destacam ainda: motos e viaturas para a Guarda Municipal, mais de 100 carros, caminhonetes, furgões e utilitários que servem todas as Secretarias, como a Saúde que recebeu 29 veículos, entre ambulâncias e veículos de transporte e utilitários.

Na Educação a frota municipal é de 81 ônibus – 62 deles servem atualmente o transporte escolar que circulam nos 35 bairros da Cidade. Os ônibus também são usados por diversas Secretarias, como a Saúde que conta com um ônibus ambulatorial, e a Secretaria de Esportes e Lazer com o “Ônibus do Lazer”, este percorre os bairros levando lazer e entretenimento às famílias. Outros ônibus são usados nas Secretarias de Meio Ambiente, de Segurança e de Agricultura e Abastecimento, por exemplo.

Todos os veículos, equipamentos e maquinários, agilizam o trabalho nas diversas áreas de atuação da Prefeitura, e assim oferecem um serviço de qualidade aos moradores de São José dos Pinhais.

“O principal benefício de uma frota própria de veículos e máquinas é usar um dinheiro que antes era gasto com locação, e agora pode ser usado na compra de novos equipamentos para serviços públicos. Os veículos, que antes eram devolvidos, mesmo quando se investe tanto dinheiro, agora integram o patrimônio da Prefeitura e geram menos despesas. A renovação da frota também trouxe economia para cofres do município com a diminuição considerável dos gastos com locação”, destacou o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim.

Sistema integrado de gestão da frota traz economia para os cofres públicos

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A opção pelo sistema de frota gerou uma significativa economia para o Município, em comparação com o sistema de locação de veículos. “Antes da implantação do sistema de frota eram gastos mais de R$ 6 milhões, em média, por ano com aluguel de veículos. Recursos que agora podem ser usados em outras áreas como Saúde e Educação”, informa o gerente e gestor de frotas da Secretaria de Viação e Obras, Walter Klein.

“Com esses recursos foi possível ainda adquirir novas máquinas e equipamentos que não eram locados, como escavadeiras de ultima geração e ambulâncias modernas”, completa Klein.

Os diversos serviços oferecidos pelas Secretarias dependem de uma frota em dia e bem conservada para oferecer um atendimento de qualidade. De acordo com Klein, o objetivo é alcançar uma gestão estratégica da frota. “Buscamos ser mais estratégicos na gestão pública, onde se peca muito nesse sentido, estamos desenvolvendo sistemáticas para fazer uma gestão por indicadores, na confiança dos números. Estamos criando os sistemas para gerar esses indicadores e sermos mais estratégicos, com consciência, e assim evitarmos gastos desnecessários”, ressalta.

A gestão estratégica da frota busca garantir uma prestação de serviço de qualidade pelas diversas Secretarias Municipal, como na Saúde, na Educação e na Segurança.

Veículos da frota da Prefeitura serão rastreados e monitorados

A Secretaria de Viação e Obras Públicas está em adiantado estudo para a implantação de rastreadores nos veículos e uma central de controle. São dois mecanismos que vão prestar contas do uso correto da frota, indicar as necessidades, dinamizar o planejamento, evitar os desperdícios e coibir o mau uso dos veículos.

“O rastreamento remoto dinamiza a frota. O Município tem que prestar contas da utilização dos veículos e dos gastos realizados. Com adoção desta tecnologia será possível, além da significava economia, conseguir prestar contas do uso correto da frota. Com o monitoramento, tem-se benefícios indiretos gerados, como a melhoria do condutor no trânsito, enfim, vai gerar benefício para a sociedade, evita o desperdício, a manutenção corretiva é sempre mais cara que a preventiva”, diz Walter, gestor das frotas na Secretaria.

Segundo Klein, será implantado um sistema informatizado que vai ligar os rastreadores à central de controle e ao posto de abastecimento informatizado. “Serão instalados chips nas bombas e nos veículos. Teremos os dados informados como a quilometragem instantânea e a litragem, possibilitando a média instantânea, e qualquer informação que destoe, qualquer discrepância nessa leitura, vai possibilitar a intervenção da Secretaria para corrigir um problema no veículo ou até mesmo o uso indevido e irregular. O rastreamento vai possibilitar uma manutenção preventiva bem apurada que vai se traduzir em economia nos gastos”. A previsão de economia para o Município será em torno de R$ 600 mil, ao ano, com a nova tecnologia.

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