segunda-feira, 20 de maio de 2024
Prefeitura de Curitiba recebe título da Unesco pelo trabalho de aprendizagem nas escolas

Prefeitura de Curitiba recebe título da Unesco pelo trabalho de aprendizagem nas escolas

título da Unesco
A capital do Paraná é uma das 64 cidades de 35 países a integrar a rede, como reconhecimento por esforços para tornar a aprendizagem ao longo da vida uma realidade para todos

O prefeito Rafael Greca recebeu, na terça-feira (12/3), em nome da cidade de Curitiba, o título Rede Global de Cidades de Aprendizagem da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco Global Network of Learning Cities).

A capital do Paraná é uma das 64 cidades de 35 países a integrar essa rede, como reconhecimento pelos esforços para tornar a aprendizagem ao longo da vida uma realidade para todos. A conquista reflete o zelo pela Educação em ações e projetos da Prefeitura executados desde 2017.

“Não pode haver alegria maior que o conhecimento”, disse o prefeito. “Como cidade mais inteligente do mundo e cidades educadora, nossa Curitiba mostrou mais uma vez que é destaque internacional”, completou Greca.

 

Única no Sul

Apenas três municípios brasileiros integram o grupo de América Latina e Caribe. Além de Curitiba, figuram Recife, no Estado de Pernambuco, e Leme, em São Paulo.

A Rede Global da Unesco é internacional e composta por cidades que promovem com sucesso a aprendizagem ao longo da vida nas suas comunidades. As novas cidades foram anunciadas no dia 14 de fevereiro, durante o evento virtual Capacitando Alunos de Todas as Idades: As Cidades de Aprendizagem da Unesco Transformam Vidas. 

As novas cidades foram adicionadas à rede por recomendação de um júri de especialistas. Um forte compromisso com a aprendizagem ao longo da vida por parte da administração municipal e um histórico de boas práticas e iniciativas políticas foram os pré-requisitos. 

Para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a conquista é muito importante. “Agora temos a marca da Unesco em nossas ações, além disso é mais uma maneira de internacionalizarmos a educação de Curitiba”, comentou a secretária.

 

Congresso Internacional

A capital do Paraná é destaque no cenário nacional e internacional por seus projetos e ações e vai sediar o XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, de 21 a 24 de maio. Será a primeira vez que a capital do Estado recebe o congresso da Associação Internacional.

Curitiba também coordena a Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace). A cidade coordenadora é responsável por articular as ações e debates de interesse das cidades educadoras no Brasil.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress