quinta-feira, 16 de maio de 2024
Pinhais envia representantes para o Congresso Brasileiro de Educação Especial

Pinhais envia representantes para o Congresso Brasileiro de Educação Especial

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O encontro foi realizado em São Carlos-SP, e é considerado o maior e mais importante evento na área

Profissionais que atuam na rede municipal de ensino de Pinhais participaram do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Nesta edição, o encontro foi realizado em São Carlos-SP e é considerado o maior e mais importante evento na área.

De acordo com Louize Mari da Rocha, da Gerência de Educação Especial e Inclusão Educacional de Pinhais, a iniciativa permitiu a troca de experiências com profissionais e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil. “Os trabalhos apresentados no Congresso tiveram como base o Encontro de Experiências Significativas de 2015”, comenta. O Encontro Intermunicipal para Troca de Experiências Significativas na Educação Infantil, realizado anualmente pela Secretaria de Educação, é direcionado a educadores, estagiários, professores que atuam na Educação Infantil (Pré II), diretores e pedagogos dos Cmeis de Pinhais, e profissionais da Educação Infantil da área metropolitana Norte e Sul.

Além de participar como ouvintes nos simpósios e mesas redondas envolvendo discussões atuais, as profissionais também apresentaram comunicações orais. “Desta forma, o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino de Pinhais com os alunos, público-alvo da educação especial, foi destacado”, acrescenta Louize.

Segundo a organização, o Congresso tem se materializado como importante espaço de debate e divulgação do conhecimento científico produzido na área da Educação Especial nacional e internacional. Tradicionalmente, a ação conta com a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que discutem diversos temas sobre Educação Especial. Durante os quatro dias de evento, foram realizados simpósios, mesas-redondas, minicursos e sessões de apresentação de trabalhos, bem como algumas sessões de cinema, lançamentos de livros e atividades culturais.

Entre os eixos temáticos abordados estiveram: Acessibilidade Tecnologia Assistiva, Altas habilidades/Superdotação, Comunicação Alternativa e Ampliada, EAD na Educação Especial, Educação Física e Esportes Adaptados, Formação de professores em Educação Especial, Políticas educacionais para público alvo de Educação Especial, Práticas de inclusão escolar na educação básica e no ensino superior, Serviços de apoio à escolarização inclusiva, Transtornos globais do desenvolvimento, entre outros.

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