domingo, 19 de maio de 2024
Pinhais é representada na Conferência Internacional de Medicina Veterinária

Pinhais é representada na Conferência Internacional de Medicina Veterinária

pinhais02

 

Entre os dias 16 e 18 de junho, foi realizada em Porto Alegre-RS a VII Conferência Internacional de Medicina Veterinária. Na oportunidade, o Município de Pinhais esteve representado por meio da participação da residente Érika Pereira.

Durante o encontro, vários elementos foram tratados: Saúde única e Zoonoses; SUS e Estratégia Saúde da Família; Estratégias para o manejo populacional de cães e gatos; Epidemiologia do abandono de animais de estimação; Animais de companhia e riscos de agravos; Abuso animal e Medicina Veterinária Legal; Medicina Veterinária de abrigos; Desastres: planos para manejo de animais; Interação humano-animal.

No evento, dois trabalhos sobre bem estar animal em Pinhais foram apresentados. “Abordamos a implantação do programa Cão Comunitário e a avaliação do grau de bem estar dos animais”, afirma Érika. Em relação a este tema, diversas ações são realizadas no munícipio. Entre elas está a promoção periódica das feiras de adoção de animais. A ação visa sensibilizar a população para o problema do abandono de animais, incentivar a adoção e disseminar princípios referentes à guarda responsável.

De acordo com a veterinária, Solange Marconcin, da Seção de Defesa e Proteção Animal (Sedea), estes eventos são fundamentais, pois possibilitam a adoção de forma responsável. “É uma satisfação ajudar as pessoas que precisam doar animaizinhos, na maioria das vezes recolhidos por maus tratos, e as feiras são o caminho que utilizamos para isso”, salienta.

Crime ambiental

Abandonar um animal é crime ambiental conforme as seguintes legislações: Lei Municipal 1356/2012, Lei Municipal 1374/2012 e a Lei Federal 9605/1998. O infrator pode ser penalizado com o pagamento de multa em dinheiro. Por isso, é importante que a população esteja atenta e denuncie na Secretaria de Meio Ambiente esse tipo de atitude.

Serviço

Mais informações junto a Seção de Defesa e Proteção Animal, pelo telefone (41) 3912-5705.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress