sábado, 27 de abril de 2024
Pinhais é o primeiro município da América Latina habilitado para a Norma ISO 18091

Pinhais é o primeiro município da América Latina habilitado para a Norma ISO 18091

Luizão_18091 site

 

A norma, exclusiva para prefeituras, impactará em todas as atividades uma vez que estarão enquadradas em um procedimento padrão

Em março de 2015, a Prefeitura de Pinhais iniciou o processo de implantação da Norma ABNT NBR ISO 18091:2014, preparatória para a Certificação do ISO 9001. O município é o primeiro da América Latina habilitado para receber este reconhecimento de gestão de qualidade. A implantação está sob a coordenação da Controladoria Geral do Município, desde a assinatura do termo de adesão junto ao Observatório Social do Brasil.

Segundo Lincoln Américo de Souza Rodrigues, da Subcontroladoria de Normas e Informações Gerenciais, o impacto destas iniciativas será sentido em todas as áreas da Prefeitura, na medida em que as rotinas executadas pelos diferentes setores precisarão estar enquadradas dentro de um procedimento padrão.

Uma das exigências para aplicação é de que a Prefeitura institua um Sistema de Gestão Integrada (SGI) e elabore os procedimentos que regem todas as atividades da administração municipal. “Além disso, deve realizar o mapeamento dos processos em todas as áreas, sendo estes vinculados aos seus respectivos indicadores, sempre considerando os requisitos do cliente-cidadão, na qualidade de destinatário das ações desenvolvidas pelo Poder Público”, explica Lincoln Américo.

Desenvolvimento

Num primeiro momento, a Prefeitura recebeu, de forma voluntária e gratuita, a consultoria de profissionais indicados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A participação deles visa, principalmente, sensibilizar os gestores das áreas sobre a importância do projeto, bem como orientá-los sobre as diretrizes a seguir.

“Um ponto forte, já identificado pela ABNT e pelo Observatório Social do Brasil, diz respeito à utilização do SoftExpertSE Suite”, acrescenta Rodrigues, que também conta que o sistema tem gerado resultados positivos e utilizado em iniciativas pioneiras como na automatização do processo de pagamento aos fornecedores da prefeitura e que já somam mais de 30 mil instâncias executadas. O sistema, que é integrado ao SGI, também permite o gerenciamento de todos os planos instituídos no município, como o Diretor, o de Educação e de Saúde.

Cabe ainda destacar que todo este processo exige que centenas de procedimentos sejam colocados em prática. Neste sentido, o papel dos auditores internos de qualidade, que representam todos os órgãos da Prefeitura, é de extrema relevância. “Participarão em atividades periódicas de auditoria, monitoria e avaliação, contribuirão significativamente para que a Prefeitura consiga cumprir as etapas estabelecidas”, explica Lincoln Américo.

Apresentação dos resultados

Recentemente, servidores municipais estiveram reunidos para que a Controladoria Geral do Município e as Secretarias de Saúde, Administração e Finanças, órgãos já auditados, apresentassem os resultados obtidos até o momento.

O evento contou com a presença do presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas e do coordenador da ABNT NBR ISO 18091, Basílio Dagnino.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress