As atividades foram desenvolvidas por professores e monitores e estimularam a participação ativa das crianças
Na semana passada, os alunos do Programa Segundo Tempo participaram de uma Olimpíada. As atividades foram desenvolvidas por professores e monitores durante o período de férias escolares nos cinco núcleos onde é promovida a iniciativa. O encerramento foi realizado no ginásio do Caic, localizado no bairro Maria Antonieta em Pinhais, e reuniu participantes de todos os núcleos.
De acordo com o coordenador pedagógico, Alison Borba, as atividades não tiveram como intuito somente a competição. “Buscamos ressaltar os valores olímpicos e paraolímpicos; além de estimular a participação ativa das crianças, com atividades lúdicas, esportivas, artísticas e sociais, valorizando o respeito e atitudes relativas ao convívio social”, comenta.
Segundo a coordenadora geral do projeto em Pinhais, Meyre Martins de Assis, a experiência no município tem revelado o quanto este público demonstra interesse por atividades culturais, esportivas e de lazer. “Por meio deste projeto também é possível impor limites e regras, melhorar a capacidade de raciocínio, de integração e de bem estar além de melhorar a condição física dos participantes”, afirma.
O projeto é uma iniciativa do Ministério do Esporte e tem como objetivo desenvolver atividades esportivas no contra turno escolar para crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos. Em Pinhais, a ação é realizada em cinco polos de atendimento: EM Lírio Jacomel, EM Aroldo de Freitas, EM Severino Massignan, EM Clementina Cruz e EM Marins de Souza Santos. Cada polo atende aproximadamente 100 crianças, que participam de atividades como futsal, recreação, handebol, ginástica olímpica, vôlei, atletismo e dança.