domingo, 19 de maio de 2024
Novo portal do Urbanismo de Curitiba oferece 80 serviços que podem ser solicitados pela internet

Novo portal do Urbanismo de Curitiba oferece 80 serviços que podem ser solicitados pela internet

portal do Urbanismo
A nova página no site da Prefeitura é mais amigável, acessível e responsiva

A Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Curitiba deu mais um passo importante em seu projeto de readequação digital, iniciado em 2017: agora em dezembro, entrou no ar seu novo portal, que concentra todas as informações e serviços relacionados à área em um mesmo espaço.

O novo espaço virtual está dentro do site da Prefeitura, que também pode ser acessado no endereço https://urbanismo.curitiba.pr.gov.br/. O novo portal facilita a vida do cidadão ao concentrar, em um único lugar, informações e 80 serviços do Urbanismo em um espaço virtual mais amigável, acessível e responsivo.

Pelo portal, o cidadão pode solicitar alvarás (de obras, demolição, de publicidade e comerciais), certificado de conclusão de obra (CVCO), fazer a Consulta Informativa de Lote (CIL) e Consulta Prévia de Viabilidade (CPV), pedir a fiscalização em imóveis, a criação de Indicação Fiscal, diversos serviços de Parcelamento de Solo (aprovação de loteamento, unificação de lotes, subdivisão, cadastramento e regularização de lote, prancha autenticada), transferência, aquisição e consulta de Potencial Construtivo, parecer Técnico para Retificação Administrativa, licenças para food trucks e ambulantes, correção de Dados Cadastrais da SMU, entre outros.

Também é possível fazer a consulta de protocolos em andamento ou, em caso de necessidade, fazer um agendamento para um atendimento presencial nos núcleos regionais do Urbanismo ou na própria secretaria, pela Agenda Online.

O novo portal também dispõe de manuais sobre os trâmites e a legislação vigente da área.

Modernização

O novo portal da Secretaria Municipal do Urbanismo foi elaborado com trabalho multissetorial de profissionais da SMU, da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (SMAP), do Departamento de Inovação e Inteligência de Dados da Secretaria Municipal da Comunicação Social (SMCS) e faz parte do processo de atualização digital da Prefeitura, que está repaginando portais das secretarias municipais com sistemas mais modernos.

Desde 2017, o processo de readequação digital da SMU migrou para o online mais de 90% dos serviços, agilizando o tempo de resposta ao usuário, dispensando deslocamentos para as solicitações e acompanhamento dos protocolos e reduzindo o prazo para respostas – vários serviços, como o resultado da Consulta Informativa de Lote (CIL), têm entrega na hora.

Mais acessível

A nova página da SMU está mais responsiva, possibilitando mais conforto na navegabilidade em smartphones e tablets, e mais acessível, com recursos para pessoas com deficiência.

No lado esquerdo da tela, um botão abre um link para uma caixa de ferramentas para tornar o site mais adequado para que pessoas com baixa visão e surdez tenham mais autonomia.

Nesta aba de acessibilidade, é possível mudar o contraste da página para mais escuro, mais claro, inverter as cores ou deixar tudo em preto e branco, destacar todos os links da página, aumentar o tamanho do cursor e destacar uma máscara de leitura para correr a página.

As fontes de todo o site podem ser alteradas, com letras maiores, menores, maior espaçamento entre as letras. Também há opção de leitores de tela, para pessoas com deficiência visual. No lado direito da tela, o ícone de duas mãos sobrepostas é um botão que, ao ser clicado, oferece o recurso de tradução do texto para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

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