Novo contrato reduz custos e melhora manutenção da frota de veículos do Estado

Novo contrato reduz custos e melhora manutenção da frota de veículos do Estado

O Governo do Estado está adotando um novo sistema de gerenciamento da frota pública de veículos, que vai ampliar em seis vezes o número de oficinas de manutenção, dar mais rapidez no atendimento e trazer uma economia de 20% nos custos.

O novo modelo de gestão da frota será compartilhado entre o Estado e uma empresa especializada, vencedora de licitação, a JMK Serviços, de Curitiba.

No sistema antigo, cada uma das 37 oficinas de manutenção de veículos que atendiam ao Estado tinha contrato em separado, com condições e critérios distintos.

O novo sistema tem apenas um contrato, com a empresa vencedora da licitação. Assim, o Departamento de Transporte Oficial (Deto), unidade da Secretaria da Administração e da Previdência, passa a ter maior controle na gestão da frota e na fiscalização da empresa contratada.

O contrato prevê que a empresa faça um diagnóstico detalhado e individualizado de cada veículo ativo ou inativo do Estado. A frota estadual é de 15,5 mil veículos.

O recadastramento dos veículos deverá ter ao menos cinco fotos de cada um deles. As fotos serão acompanhadas de dados de identificação, como placa, chassi, número de registro, marca, tipo, ano e cor; o número do patrimônio; tipo de combustível e capacidade do tanque; órgão proprietário e órgão usuário; cidade de lotação e hodômetro no momento do levantamento.

Pelo contrato, esse recadastramento deve ser feito anualmente, com controle e guarda eletrônica do histórico dos veículos. Aqueles que forem considerados inservíveis serão recolhidos e submetidos a leilão, resultando em recursos para o Estado.

Para o trabalho de manutenção preventiva e corretiva, o contrato estabelece maior quantidade de oficinas credenciadas pela empresa vencedora, passando das atuais 37 para um mínimo de 220, o que resulta maior agilidade e menor número de carros parados. Entre as credenciadas pela empresa, deverão estar concessionárias ou suas autorizadas para atender todas as marcas de veículos da frota em garantia de fábrica. Mais de 300 oficinas já foram cadastradas.

O Estado fará um controle rígido na qualidade dos serviços prestados. Para isso, a contratada deverá apresentar ao menos três orçamentos e o serviço somente poderá ser feito com a anuência do órgão estadual que usa o veículo. Além do Deto, cada órgão terá a liberdade de exercer a fiscalização e supervisão do trabalho, sem diminuir a responsabilidade da contratada.

A empresa ficará responsável por manter o histórico das manutenções preventivas ou corretivas de cada veículo, com relatórios de serviços e custos de peças e mão de obra, além de informações sobre o condutor, datas e horários. Isso garantirá ao Estado controle gerencial permanente sobre a movimentação da frota.

Também é de responsabilidade da contratada fornecer indicadores que demonstrem o desempenho por custo total da frota, além do custo médio de veículo por quilômetro rodado, o que permitirá tomar medidas que possam resultar em maior economia e eficiência.

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