segunda-feira, 29 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 28/06/2016

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 28/06/2016

por Vanessa Martins de Souza

Passarinho destaca sucesso de mais uma edição da Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas

vereador passarinho

No último sábado (25), chegou ao fim mais uma edição da Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas em Pinhais. No encerramento, realizado no Bairro Alto Tarumã, estiveram presentes os propositores da Lei Municipal que deu origem ao evento, os vereadores Airton Pereira Passarinho e Oswaldo.

Nesta sétima edição, a iniciativa contemplou diversas ações como celebração religiosa, evento sócio esportivo, exposição de trabalhos, blitz educativa, oficinas, caminhada, pedalada pela vida, show de motos, show com bandas, entre outras atividades.

O evento, promovido em alusão ao Dia Internacional de Combate e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, foi desenvolvido por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, de Assistência Social, de Cultura, Esporte e Lazer, de Educação, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal Antidrogas e Pastoral da Sobriedade.

Representando o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, a coordenadora de Gestão da Secretaria de Saúde de Pinhais, Letícia Biss, ressaltou a importância da participação da população. “Este é um evento por meio do qual são promovidas diversas atividades. Neste sentido, contamos com o apoio da comunidade”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal Antidrogas, Rosimeire Duraes, ressalta que é importante que sejam criadas políticas públicas que atuem na prevenção ao uso indevido de drogas. “Sabemos que o contato com este universo acontece cada vez mais cedo, portanto é de suma importância trabalhar na prevenção”, salientou.

Segundo a gerente de Saúde Mental de Pinhais, Adriana Perotoni, o objetivo desta ação foi conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir. “A prevenção em saúde indica uma ação antecipada, que visa diminuir a chance do problema aparecer ou, se ele já existir, evitar que piore”, afirmou.

O Vereador Passarinho (PSDC), um dos idealizadores desta importante Semana, ressaltou a sua alegria ao ver o sucesso desta importante ação realizada no município. “Manifesto a minha satisfação pelos eventos realizados e pela participação ativa da população, que aderiu à nossa proposta. Foi, mais uma vez, incrível. Agradeço de coração a todos que colaboraram para que o sucesso fosse garantido”, declarou o parlamentar.

 

Rosa Maria parabeniza Secretaria de Educação por oficina de violino

vereadora rosa

A vereadora professora Rosa Maria (PROS) destacou a importância das ações da Secretaria de Educação de Pinhais para o desenvolvimento cultural, social e humano do nosso município, ao citar o Seminário Intermunicipal da Educação Infantil como grande oportunidade de aperfeiçoamento dos profissionais da Educação Infantil de Pinhais e de outros municípios da região metropolitana. “Muito importante essa troca de experiência entre os profissionais, pois, sem dúvida alguma, há sempre um crescimento pedagógico. E quem ganha mais com isso são nossas crianças”, afirmou a vereadora.

Rosa Maria ainda parabenizou a Secretaria de Educação pelo projeto “Oficina de Violino”, o qual atende mais de 500 crianças da Pré-escola da Rede Municipal de Ensino. “Este é um projeto maravilhoso porque oportuniza às crianças, desde cedo, o contato com a música clássica, estimulando a sensibilidade, a concentração, o equilíbrio e raciocínio lógico. E, além disso, contribuem decisivamente na prevenção à violência”, finalizou a vereadora professora Rosa Maria (PROS).

Gilberto destaca sessão solene realizada na Câmara Municipal de Pinhais

vereador gilberto

Na última sexta-feira (01), a Câmara Municipal de Pinhais foi o palco de uma linda festa que homenageou três grandes lideranças religiosas que atuam no município: o Pastor José de Jesus e os Padres Arlindo Toneta e Dilsomar Bombazar.

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto, aproveitou a sua fala para enaltecer a atuação dos três homenageados. “Esta é a maior honraria oferecida pela nossa cidade. Esses homens são merecedores desta homenagem. Eles trabalham em prol da nossa cidade, além de semear a palavra de Deus”, enalteceu.

O parlamentar lembrou ainda a grande amizade que tem, em especial, com o Padre Dilsomar Bombazar, primeiro Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, localizada no Jardim Cláudia. “O Padre Dilsomar é um grande amigo meu. Fico muito feliz em poder entregar essa honraria a ele”, finalizou.

 

Vereadora Márcia Ferreira participa da “Semana do Tô Ligad@ IFPR Pinhais”

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) participou entre os dias 28 e 30 de junho da “Semana do Tô Ligad@ IFPR Pinhais”. O evento contou com debates sobre gênero, sexualidade e diversidade e foi aberto a todos os públicos, com o foco principal em alunos do ensino médio. A iniciativa da Semana, realizada no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus do Jardim Amélia -, partiu dos professores da Instituição e do grêmio estudantil.

A Vereadora palestrou para os estudantes sobre o combate à violência contra a mulher e o empoderamento feminino. “Em minha palestra falei sobre a situação da violência contra as mulheres no nosso país, onde infelizmente a cada cinco minutos uma mulher é agredida.

Comentei sobre a realidade preocupante de Pinhais, que ocupa a 58ª posição entre as 100 cidades mais violentas do Brasil em crimes contra a mulher e está entre os municípios com maiores índices de homicídios de mulheres no País, e sobre o Paraná, que é o 3° estado onde mais se registra casos de violência contra as mulheres.

No entanto, destaquei que temos trabalhado em projetos que incentivam a denúncia contra casos de violência contra as mulheres em Pinhais. Um deles é a divulgação do Ligue 180, da Central de Atendimento da Mulher, que serve para denunciar casos de agressões que vitimizam a mulher”, apontou Márcia.

Durante a palestra, Márcia também falou sobre os vários projetos que implantou no município com o objetivo de garantir os direitos das mulheres. “Pude destacar para os estudantes projetos que consegui criar quando fui Secretária de Assistência Social, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Assistência Judiciária Gratuita, o Núcleo de Inclusão Produtiva, que tem como finalidade gerar renda para as mulheres, e outros equipamentos, como a Casa Abrigo para mulheres em situação de violência. Também tive a oportunidade de relatar que, como vereadora, tenho tentado a aprovação de vários projetos aqui na Câmara. Alguns já foram sancionados e têm como temática a proteção da mulher. Apresentamos ainda requerimentos e fizemos diligências junto ao Executivo Municipal e Estadual solicitando atendimento do requerimento para a implantação de uma Delegacia da Mulher aqui em Pinhais, para que tenhamos uma delegada que possa atender essas vítimas, pois é difícil para elas sofrerem agressão e ainda, quando vão fazer a denúncia, serem atendidas por homens.

Portanto, nossa luta é para que a delegacia seja implantada e para que a casa que acolhe as mulheres vítimas de violência seja reaberta, porque esse é um equipamento de extrema importância, que infelizmente foi fechado em Pinhais.

Outra lei de minha autoria, e que tive oportunidade de apresentar aos estudantes, é a Lei que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que já foi para o Executivo para ser sancionada.

Falei também do Prêmio Mulher empreendedora, projeto de minha autoria que homenageia as mulheres que lutam em diversas frentes no dia a dia, o Dia de Combate a Violência Contra a Mulher e a Lei de Combate ao Abuso Contra as Crianças e Adolescentes e recentemente a lei que visa divulgar o Disque 100. Sou propositora desse projeto de lei que tem o objetivo de fortalecer o combate e fazer um alerta à população a respeito das formas de denunciar o crime de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, afixando cartazes em estabelecimentos comerciais da nossa cidade”, disse.

A Vereadora destacou que participar do evento no IFPR foi uma oportunidade gratificante. “Foi uma experiência muito enriquecedora contar para os alunos o trabalho que desenvolvemos em Pinhais pelos direitos das mulheres. Tivemos uma ótima interação com os estudantes, que fizeram diversas perguntas. Quero parabenizar o IFPR e seus professores, ao Grêmio da Liberdade Estudantil do IFPR Pinhais e seus alunos por promoverem um evento que estimula o senso crítico na nossa juventude.

Foi uma ótima oportunidade para debatermos os direitos das mulheres, porque essa é uma luta que deve ser constante. A mulher teve muitas conquistas nos últimos anos, mas os direitos adquiridos, infelizmente, ainda não são plenos. Conquistamos, por exemplo, o Auxílio Maternidade, um benefício pago pelo empregador que, sem dúvidas, no momento da contratação vai, na maioria das vezes, optar por contratar um homem no lugar de uma mulher para economizar com Auxilio Maternidade. Portanto, muitas das conquistas das mulheres ainda não estão consolidadas e precisamos lutar para mudar essa realidade”, completou.

Violência contra a Mulher – Ligue 180

A Vereadora comentou sobre outro projeto de sua autoria. “Protocolei Projeto de Lei que incentiva a ligação e amplia a divulgação do Disque 180, para denúncias diretamente à Central Nacional de Atendimento à Mulher. O Projeto estabelece a obrigatoriedade de os equipamentos públicos de atendimento a população, praças, bosques e outros de grande circulação de pessoas fixarem cartazes ou placas com a divulgação do Ligue 180, que é uma central de atendimento que funciona 24 horas por dia. O serviço é gratuito e as pessoas precisam conhecê-lo e denunciar os agressores.

A Central é composta por profissionais treinadas para acolher as denúncias, que podem ser feitas não apenas pela vítima, mas também por familiares, parentes, amigos e vizinhos. Após registrada a ocorrência, ela é encaminhada imediatamente para apuração e adoção de eventuais medidas protetivas e é gerado um protocolo de acompanhamento integrado que envolve as esferas municipal, estadual e federal.

O projeto vem a complementar a Lei Estadual 438/2015, que prevê a divulgação em estabelecimentos privados e é de suma importância, pois é função do poder público estimular as denúncias e divulgar todos os instrumentos de proteção às mulheres, mas teve seu trâmite suspenso por seis sessões e tenho apelado ao bom senso dos colegas vereadores e vereadoras e pedido apoio para aprovação dessa lei com a máxima urgência, pois a violência contra as mulheres não espera. Ligue 180”, destacou.

Emendas modificativas

Nos últimos dias, a vereadora Márcia Ferreira propôs emendas modificativas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Município de Pinhais que visam à melhoria dos serviços públicos da cidade, bem como a infraestrutura de prédios e logradouros públicos.

A Lei Orçamentária é o instrumento de planejamento utilizado pelos governantes para gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro.

As emendas protocoladas por Márcia na LOA para o exercício financeiro de 2017 foram: aquisição de armamento, munição, coletes balísticos e equipamento de segurança individual para a Guarda Municipal de Pinhais; aquisição de equipamentos para suprir a necessidade para a Guarda Municipal e a Defesa Civil em sua modernização através da disponibilização de equipamentos tais como: viaturas, veículos aéreos não tripulados (Drones), câmeras de monitoramento, módulo móvel e outros; promover a manutenção do sistema de identificação e sinalização viária, vertical, horizontal e semafórica do município, bem como a instalação de novas vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, idosos e gestantes; manter, ampliar e descentralizar o curso pré-vestibular de Pinhais; implementar obras e ampliações visando o aprimoramento do SUAS, preferencialmente a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na região oeste; promover a manutenção de prédios, praças, parques e bosques públicos, preferencialmente a revitalização da Praça do Skate de Pinhais; promover a manutenção de prédios, praças, parques e bosques públicos, preferencialmente a revitalização da Praça do Bairro Maria Antonieta.

 

Silvio Star e Prefeito Luizão visitam obras de revitalização da Praça do Maria Antonieta

vereador silvio

O Vereador Silvio Star (PPS), juntamente com o Prefeito Luizão, foi acompanhar de perto as de revitalização da Praça do Maria Antonieta. “Na tarde do último dia 01, estive com o nosso Prefeito Luizão em vistoria à revitalização da Praça do Maria Antonieta. As obras estão saindo do papel para se tornar realidade, após inúmeros requerimentos e projetos apresentados. Esta é uma das mais tradicionais praças do nosso município e ficará apresentável e útil aos munícipes”, comentou.

O parlamentar ressaltou ainda que, nos últimos anos, foram inúmeros os avanços que favoreceram a população de Pinhais, demonstrando a eficiência na parceria entre a atual administração com o Legislativo, tais como: A reabertura do Hospital de Pinhais; Pavimentação em mais de 80% do Município; Construção de dois bosques municipais; Ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Construção de duas unidades de saúde (Alto Tarumã e Weissópolis); Reformas e ampliações dos prédios destinados à secretaria de educação; Agência de atendimento da Previdência Social; Implantação do Instituto Federal (Nível Técnico); Dragagem e alargamento dos rios; Criação do Corpo de Bombeiros; Parque Linear da Av. Maringá; Parque das Águas (em obras); Duplicação da Rodovia Joao Leopoldo Jacomel (em obras); Trincheira do Atuba (em obras).

Silvio ressaltou ainda que a Secretaria de Assistência Social é um órgão municipal que tem como competência realizar a gestão da Política Pública de Assistência Social. “A Secretaria promove um conjunto de ações sócio-assistenciais, capaz de atender às necessidades básicas da população, juntamente com a sociedade civil e organizações não governamentais. A Unidade de Saúde da Mulher e da Criança de Pinhais, que oferece atendimento especializado e multidisciplinar de assistência à saúde, em sua maioria ao público feminino, também deve ser destacada. Estou apenas citando algumas das mais importantes outras obras, dentre de tantas outras ações e projetos que atendem a população de maneira direta e indireta, fazendo desta cidade um lugar agradável e confortável de trabalhar e morar”, finalizou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress