domingo, 28 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 26/09/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 26/09/2017

por Vanessa Martins de Souza

Tavinho expressa preocupação com violência urbana em municípios da Região Metropolitana

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT), no Grande Expediente, comentou sobre o preocupante cenário de violência urbana na Grande Curitiba. “Episódios de violência nos ônibus do transporte público, por exemplo, estão alarmantes. Foram uma sucessão de casos nas últimas semanas. Ontem, em Piraquara, houve o caso de um motorista que levou uma facada na cabeça. Uma moça também foi assassinada dentro de um ônibus em Campo Magro. Também, em Campo Magro, hoje à tarde, soube de um assalto dentro de um ônibus. No município de Colombo, um motorista de ônibus foi assassinado. Enfim, ficamos estarrecidos com a violência no Rio de Janeiro, a guerra de facções do tráfico na Rocinha, mas, se formos analisar, aqui a violência também está alarmante, não está muito longe do cenário carioca. Pessoas assassinadas, assaltadas, esfaqueadas dentro do transporte público tem sido frequente”, lamentou.

Ronda policial próximo ao Colégio Emiliano Perneta

Tavinho acrescentou que fez um requerimento pedindo ronda da Guarda Municipal nas proximidades do Colégio Emiliano Perneta. “Alunos e pais pediram por policiamento naquela região, nos horários de entrada e saída do colégio. Estudantes têm sofrido assaltos e roubos perto do ponto de ônibus. Estamos numa situação em que pessoas de bem, estudantes, trabalhadores, ficam com medo de sair de casa, alguns se trancam em casa com toda segurança possível, enquanto bandidos estão soltos, muito à vontade pelas ruas. Quando pedimos por mais policiais militares na cidade é porque a coisa realmente está feia”, colocou.

 

Marcinho destaca ótimos resultados apresentado em Audiência Pública de Prestação de Contas da Prefeitura

vereador marcinho

Ao término da sessão em plenário da terça-feira (26/09), o Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), comentou os resultados apresentados na Audiência Pública de Prestação de Contas da Prefeitura de Pinhais, realizada na quarta-feira (20/09), destacando a ótima gestão municipal. “Na Audiência, tivemos a oportunidade de ficar por dentro das contas da gestão do Executivo Municipal. A Prefeitura demonstrou que tem gastado apenas o que arrecada. Esta é uma gestão que demonstra ênfase na competência com as finanças públicas, resultando em obras por toda a cidade. Pinhais, com essa gestão, demonstra que continua no caminho certo, fazendo tudo com muita transparência. As contas estão em dia, muito equilibradas”, parabenizou.

Presença ilustre

Marcinho ainda parabenizou aos convidados de honra do dia, os respectivos vencedores do concurso Mister Pinhais 2017, Tiago Zimer; do concurso Miss Pinhais 2017, Débora Gonçalves; do concurso Mister Teen Pinhais 2017, o Alan Guimarães e do concurso Miss Broto Pinhais 2017, Natalia Tadini. “Meus parabéns a todos os participantes e organizadores dos recentes concursos de beleza que tivemos no município, e, em especial, aos eleitos em suas respectivas categorias, aqui hoje presentes. Desejo sucesso a todos. É um orgulho tê-los representando nosso município lá fora”, cumprimentou.

 

Carlinhos do Eliza elogia PROERD, programa de combate ao uso de drogas e à violência

vereador carlinhos

Nas Explicações Pessoais, o Vereador Carlinhos do Eliza (PT) contou que esteve, na segunda-feira (25/09), no Cenforpe, assistindo a cerimônia de entrega de certificados de participação das escolas municipais no PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

O PROERD é resultado de uma ação conjunta entre diversas Secretarias Municipais e uma equipe especial da Polícia Militar. “É de suma importância a execução e participação nesse programa de prevenção ao uso de drogas. Uma equipe da PM, durante três meses, oferece palestras, cursos aos alunos, orientando-os a dizerem ‘não’ às drogas. Parabéns a todos os organizadores e participantes do projeto. Antes da gestão do então Prefeito Luizão, poucas escolas de Pinhais participavam do PROERD. Atualmente, todas as escolas municipais participam. Parabéns ao Policial Militar Rogério e equipe, pela excelente apresentação, ontem, no Cenforpe. É preciso educar as crianças e adolescentes para que uma política de prevenção seja efetivada. Os estudantes precisam estar preparados para saberem dos perigos das drogas e dizerem ‘não’ antes que ingressem, por exemplo, numa escola estadual, instituição maior, onde vão conviver com pessoas mais velhas, mais experientes”, analisou.

 

Vereador Binga ressalta importância das blitze policiais no município

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) iniciou seu discurso, nas Explicações Pessoais, parabenizando ao Capitão Lúcio, da Polícia Militar de Pinhais, pelas blitze que têm sido feitas no município. “Ressalto a importância dessas blitze como estratégia de combate à criminalidade. É uma excelente forma de flagrar a malandragem. Que continuem com as blitze, que são de extrema importância. Meus parabéns”, elogiou.

O parlamentar ainda congratulou aos organizadores dos Concursos Miss Pinhais 2017 e Miss Broto 2017, realizado no sábado (23/09), Ivana Carla Hübsch e Arnaldo Silveira. Ivana e Arnaldo estiveram presentes à sessão em plenário da terça-feira (25/09), juntamente com os eleitos nos últimos concursos de beleza realizados no município, o Mister Pinhais 2017, Tiago Zimer, o Mister Teen 2017, Alan Guimarães, a Miss Pinhais 2017, Débora Gonçalves, e a Miss Broto Pinhais 2017, Natalia Tadini. “Parabéns, Ivana e Arnaldo, pela coordenação do evento Miss Pinhais e Miss Broto 2017, realizado no sábado. Parabéns a todos os participantes e à Prefeitura pelo apoio ao excelente evento”, congratulou.

Mau exemplo de políticos em Brasília

Ao falar sobre segurança pública, o parlamentar salientou o grave momento pelo qual o país passa, onde a criminalidade dos políticos de Brasília é flagrante. “Quando se fala em bandidagem, lembramos, ainda, dos políticos em Brasília flagrados com malas de dinheiro. É triste verificar que o mal exemplo começa lá. Enquanto contarmos com esse Código Penal ultrapassado, com leis brandas aos criminosos, fica complicado. A legislação atual termina por fomentar o roubo, a criminalidade”, pontuou.

Reforma política vira piada de mau gosto

Outro cenário indignante, continuou Binga, se apresenta no Congresso Nacional, a partir da reforma política que tramita na Câmara dos Deputados. “Parece brincadeira o que fizeram com a reforma política. No final das contas, não fizeram reforma nenhuma. Penso até em desistir da política quanto vejo essas coisas. É decepcionante”, avaliou.

Semana de Incentivo à Doação de Órgãos

Nesta Semana de Incentivo à Doação de Órgãos, o Vereador lembrou que, se cada um de nós fizer a sua parte, declarando-se ‘doador’, a diferença será imensa na vida das pessoas que estão na fila de espera por um transplante. “Estive no IML diversas vezes auxiliando famílias que perderam um familiar. Ajudando essas pessoas nessas horas, verifiquei que não é simples falar em doação num momento como esse.

As pessoas ainda se assustam, receiam pensar nessa ideia de doar órgãos de um familiar recém-falecido. Penso que é preciso começar a tocar nesse assunto antes, já nas conversas de família. Avisar aos familiares que se tornará um doador de órgãos. Uma conversa antecipada para que os filhos, cônjuge, pais, saibam com antecedência da nossa intenção de doar órgãos. Os familiares precisam saber antecipadamente que somos doadores”, orientou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress