segunda-feira, 29 de abril de 2024
Presidente Marcinho e Mesa-Diretora são reeleitos para o biênio 2019/2020

Presidente Marcinho e Mesa-Diretora são reeleitos para o biênio 2019/2020

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 06/11/2018

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), agradeceu aos colegas vereadores pela sua reeleição ao comando da Câmara Municipal de Pinhais, para o biênio 2019/2020. A Mesa-Diretora – composta pela 1ª Vice-Presidente, Vereadora Jane Carteira, 2º Vice-Presidente, Vereador Polaco do Pérola, 1ª. Secretária Vereadora Professora Cinéia, e pelo 2º. Secretário Vereador Tavinho também foi reeleita, em chapa única, durante o pleito. “Agradeço aos colegas pela confiança depositada para mais uma gestão de dois anos. A expectativa é a de que a Casa continue unida em benefício da população de Pinhais, mantendo a parceria consciente e responsável com a gestão da Prefeita Marli Paulino, ao mesmo tempo em que exerce sua independência entre os três poderes e cumpre seu papel de fiscalizadora do Poder Executivo Municipal”, agradeceu.

Devolução recorde aos cofres da Prefeitura

Entre os destaques da sua primeira gestão, referente ao biênio 2017/2018, Marcinho salientou a devolução recorde de valores aos cofres da Prefeitura, provenientes de economia dos recursos anuais destinados à Câmara pelo Poder Executivo Municipal. “Preferencialmente, sugerimos à Prefeitura que esses valores devolvidos sejam aplicados em saúde e educação. Essa devolução de recursos mostra a nosso comprometimento para com os munícipes. Estamos aqui para trabalhar em prol da população. Foi assim no meu primeiro mandato como presidente desta Câmara e, com certeza, será também desta forma neste próximo biênio”, pontuou.

 

Vereador Airton Silva afirma que instalação de lombadas demanda estudos de viabilidade

O Vereador Airton Silva (PSC) explanou sobre a polêmica situação das instalações de lombadas no município. “Os munícipes costumam nos procurar muito sobre as lombadas no município. Há reclamações sobre a presença delas e pedidos para instalação de lombadas. Resultado: há vereador que pede à Prefeitura para a retirada de lombadas e, outros, que pedem para instalá-las, conforme pedidos de cada munícipe. Há cidadão que nos pede para instalar uma lombada em determinado local, como medida de contenção à ação de motoristas que não respeitam o limite de velocidade. Porém, se o motorista fosse educado para respeitar as regras de trânsito, não haveria necessidade de instalação de lombadas, sequer, de semáforos. O fato é que é preciso fazer um estudo, um levantamento apurado do trânsito antes de instalar as lombadas, a fim de verificar a viabilidade de cada uma. Não se instala lombadas aleatoriamente, conforme o pedido de cada munícipe. É complicado. É necessário estudar a viabilidade das mesmas em cada local. Estamos aqui para escutar os munícipes, mas, nem sempre, podemos atendê-los nessa questão das lombadas”, esclareceu.

Rotatórias: mais baratas e eficientes

“A rotatória pode substituir os semáforos, inclusive, que apresentam um custo maior para manutenção e funcionamento. As rotatórias só demandam custos de manutenção. Já os semáforos, é preciso pagar taxa a empresa que detém o domínio do funcionamento, o que sai mais caro ao município”, comparou.

 

Carlinhos do Eliza lamenta aprovação de reajuste aos ministros do STF

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) lamentou o reajuste salarial de 16,38% dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do titular da PGR (Procuradoria Geral da República), aprovado pelo Senado no último dia 07. “Isso é uma pouca vergonha. Não é possível que os Senadores tenham aprovado esse reajuste. Esse aumento irá provocar um efeito-cascata, o que irá onerar ainda mais as contas públicas. Estamos passando por uma das piores crises enfrentadas pelo Brasil e eles aprovam isso”, disse.

O parlamentar ainda colocou em cheque a rapidez com que foi tramitada esta pauta. “Fizeram tudo isso agora, rápido assim, por que sabiam que o próximo presidente do país iria vetar esse reajuste. Foi uma afronta ao presidente eleito. Serão praticamente R$ 6 mil de aumento, um absurdo. Espero que o Temer vete isso”, afirmou.

Futuras votações

Caso o atual presidente não vete esse reajuste do STF, Carlinhos disse esperar que os próximos reajustes, que deverão ser colocados em pauta devido ao efeito-cascata, tenham mais votos contrários e sejam barrados. “Esse reajuste trará um prejuízo enorme para o Brasil e depois eles têm a cara de pau de dizer que quem quebra o país, a previdência, é o aposentado. O aposentado ganha um salário mínimo e o reajuste dos ministros do STF é de quase R$ 6 mil. É um absurdo eles culparem o trabalhador aposentado que ganha muito pouco”, finalizou.

 

Binga elogia convênio que permite retorno de recursos das multas de trânsito ao município

Nas Explicações Pessoais, o Vereador Binga (PPS) elogiou o projeto da Prefeitura que prevê a formação de convênio que possibilite o retorno dos valores das multas de trânsito ao município. “Uma decisão muito acertada que propicia que o dinheiro das multas cobradas aqui volte ao município. Não estamos enaltecendo, estimulando a cobrança de multas, pois, a cidade não viverá de dinheiro das multas. Mas, em relação às multas que forem cobradas, é melhor que retornem ao município. A multa de trânsito tem sua importância em determinados casos, como em relação a motoristas alcoolizados. Porém, de modo geral, as multas devem ter papel educativo”, colocou.

Tricampeonato de equipe de Futsal Feminino

A vitória de seu time na Copa Futsal, agora tricampeão invicto, foi comentada pelo parlamentar na tribuna. “Comemoramos o desempenho de nosso time de Futsal Feminino, que consagrou-se tricampeão invicto. Temos dois vereadores aqui, na Casa, que levantam a bandeira do esporte, que estão envolvidos diretamente na promoção do esporte. Parabenizo, sim, aos esportistas que fazem acontecer, que lutam, sem renda, sem grandes apoios e patrocínios, em todas as áreas. Vamos valorizar mais aos esportistas, já que é dificílimo ser um no Brasil. Tento como posso, trazendo emendas, também. Vou sempre estar buscando mais para o esporte, apostando no caminho da dignidade aos esportistas. Parabéns à todas as equipes da Copa”, destacou.

O vereador acrescentou ainda que é contra a vinda de esportistas de fora do município para jogar em equipes de Pinhais. “Defendo essa postura: as equipes têm de disputar com gente daqui. Temos de prestigiar nossos talentos. Essa Copa Pinhais está um sucesso, aliás. Parabéns à Guarda Municipal, também, que, espero, um dia, não precise mais trabalhar nos campos, mas, por enquanto, é necessária. Vamos educar a comunidade para que não mais seja necessária a presença da Guarda. Esporte é luta, o Marcinho sabe bem, também. Fazemos porque gostamos do esporte, mas é uma luta”, considerou.

Reeleição da Mesa-Diretora

Por fim, parabenizou à Mesa-Diretora da Casa, reeleita em votação na terça-feira (04/11), em chapa única, juntamente com a reeleição da Presidência da Casa, que alçou o Vereador Marcinho (PDT) a um segundo mandato, para o biênio 2019/2020. “Desejo sucesso por mais dois anos a essa Mesa coesa, forte, sem brigas. E que tem demonstrado, nesses dois anos, que conta com dignidade, respeito, sabendo posicionar-se. Tenho certeza que, nos próximos dois anos, continuarão assim”, congratulou.

Compartilhe:

Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress