segunda-feira, 29 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 03/07/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 03/07/2017

por Vanessa Martins de Souza

Vereador Marcinho exalta vocação turística e de lazer do município

vereador marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), sublinhou o potencial turístico do município de Pinhais, que vem sendo impulsionado ao longo dos últimos anos. Em conversa com a equipe deste jornal, falou da satisfação com o sucesso do evento 1º. Festival da Cerveja Artesanal, realizado no último dia 30. “O Festival obteve uma aceitação surpreendente, com um público muito bom. Os shows também foram uma atração a parte. Ficamos contentes em ter apoiado, nesta Casa, a Rota da Cerveja, um empreendimento que tem dado certo. Pinhais tem se revelado uma excelente opção de lazer, a partir de seus eventos e equipamentos públicos, não apenas para o morador da cidade, mas, também, para a população de municípios vizinhos, inclusive, Curitiba. E futuramente, a cidade promete intensificar ainda mais essa vocação para o turismo regional e o lazer com a inauguração do Parque das Águas. Uma obra que tem sido feita inteiramente com recursos municipais. Estamos felizes com o andamento da obra, que aponta para uma belíssima área de esporte e lazer. Isso é resultado de uma gestão que se esmera em investimentos em todas as áreas, sempre buscando a inovação e alternativas criativas e tecnicamente bem elaboradas para alavancar o desenvolvimento”, valorizou.

 

Tavinho encanta-se com beleza e infraestrutura do Parque das Águas

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) valorizou as obras do Parque das Águas, feitas inteiramente com recursos do município. “Na semana passada, fui visitar as obras do Parque, que está ficando lindo. Em breve, teremos mais uma bela área de lazer e turismo, com a dragagem do rio, um cartão-postal para a cidade, contendo um mirante e quatro mil metros de pista de ciclismo e de caminhada. Está fora de série, um local de lazer para as famílias e de fomento ao turismo. É a nossa cidade provando, cada vez mais, que está no caminho certo”, valorizou.

 

Binga afirma que é da base aliada, mas que vota conforme sua consciência

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) teceu algumas considerações sobre os entraves enfrentados na Secretaria Municipal de Urbanismo, nas Explicações Pessoais. “Na Secretaria de Urbanismo, temos um secretário de boa índole, uma pessoa decente. Porém, o grupo que o cerca é que é o problema. Há uma série de entraves e dificuldades encontradas nesta Secretaria, a exemplo da burocracia absurda, gerando uma morosidade, uma demora inviável a quem solicita algum serviço. Por exemplo, a correção de projetos costuma demorar cerca de sessenta dias. Vocês sabem o que isso significa? Em sessenta dias de espera para liberação de um projeto de construção civil, são sessenta dias sem vagas de trabalho, sem emprego para cada pedreiro a procura de serviço. O setor da construção civil é o que mais emprega no país. São obras paradas, são empregos esvaziados, é menos renda, menos investimento no município, menos desenvolvimento. Não há como aceitar essa burocracia. Isso é um grande entrave ao desenvolvimento do município. O Secretário é honesto, gente boa, mas ele que se cuide em relação ao grupo que o cerca, que trabalha com ele. Já falei e reitero aqui na tribuna: sou da base aliada, mas, nem por isso, vou tolerar certas coisas que passam dos limites. Há uma nova Lei de Urbanismo que está para ser encaminhada a esta Casa, para apreciação em plenário. Quero analisar bem esse projeto. Já avisei ao Vereador Airton, da Comissão, que não pensem que está garantido meu voto favorável, vou votar conforme minha consciência”, avisou.

Recuos nas calçadas do comércio

O vereador acrescentou que há diversas questões que precisam ser revistas na Secretaria de Urbanismo. Uma delas é a legislação para os recuos nas calçadas em frente a estabelecimentos comerciais. “Atualmente, a extensão de recuo exigida é de três metros. É preciso reavaliar essa legislação. A cidade não pode manter leis que reprimam, restrinjam a atividade comercial e empresarial. Isso é um retrocesso ao desenvolvimento”, exemplificou.

 

Vereador Renan Ceschin pede liberação de esportes náuticos no Parque das Águas

vereador renan

O Vereador Renan Ceschin (PODEMOS) abordou, em eu discurso nas Explicações Pessoais, sobre seu Projeto de Indicação ao Poder Executivo. A proposição é referente ao Parque das Águas, que, em breve, deverá ser inaugurado pela Prefeitura. “O Parque está ficando muito lindo. Uma excelente área de lazer e de fomento ao turismo. Meu projeto pede a liberação da prática de esportes náuticos na área fluvial do Parque, a exemplo de Stand Up Paddle e remo. No Parque Passaúna, em Curitiba, a prática é permitida. Gostaríamos que aqui também fosse, assim a população poderia praticar esses esportes sem pedir autorização à Prefeitura. Com certeza, teremos mais um atrativo ao parque, atraindo um público também interessado nessas práticas esportivas”, defendeu.

 

Airton Silva alerta para promoção da ideologia de gênero disfarçada de “arte”

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) expressou sua indignação com relação a mais uma mostra de “arte” de gosto e objetivos duvidosos. Dessa vez, trata-se da performance ‘La Bête’, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo. “Sempre defendo os interesses da família e da fé Cristã em meu mandato. E continuarei mantendo a defesa desses valores, embora muitas vezes criticado. Estão tentando influenciar nossas crianças a partir das escolas com ideologias diferentes dos valores tradicionais cristãos. Um exemplo recente, é o da performance do MAM, onde um coreógrafo inteiramente nu interagiu com crianças, durante a performance, e falaram que aquilo é arte e querem que nós aceitemos como um ato normal. O fato é tão grave que até o Ministério Público está investigando esse polêmico caso que resultou em horror e indignação nas redes sociais, e até protestos em frente ao Museu. Houve, inclusive, um pedido para que o Facebook e o Google retirassem de circulação os vídeos e fotografias da performance com a foto das crianças. Os pais que levam seus filhos a exposições como estas também devem ser responsabilizados. No momento em que vivemos, é importante que os pais e responsáveis fiquem muito atentos ao que está acontecendo nas escolas, a exemplo de passeios com a classe em que são solicitadas autorizações dos pais. Muitos pais confiam plenamente sem averiguar a que tipo de passeio ou atividade extracurricular as crianças serão levadas, como exemplo temos a exposição em Porto Alegre, patrocinada pelo Banco Santander, onde diversas escolas levaram seus alunos, a ‘Queermuseu’, evento promovido pelo movimento LGBT”, indignou-se.

Pinhais sem ensino da ideologia de gênero

Airton lembrou de sua emenda que, na época, a Casa aprovou a retirada da ideologia de gênero do Plano Municipal de Educação (PME), como um meio de prevenir futuros abusos na promoção de valores ideológicos contrários à família tradicional. “Quando aprovamos a retirada da ideologia de gênero, foi porque já sabíamos que viria algo maior, a exemplo dessas supostas manifestações artísticas, sempre tentando confundir nossas crianças. No caso do Santander, os organizadores abriram a exposição para excursões escolares. As obras com referências à pedofilia e à zoofilia estavam expostas, portanto, para crianças que participavam de atividades regulares de suas escolas. No Congresso Nacional e na Câmara Federal, a ideologia de gênero também foi barrada, mas o MEC e o Conselho Nacional de Educação tentaram incluí-lo no Plano Nacional de Educação de Estados e Municípios”, lembrou.

Crianças e a ideologia de gênero

De acordo com o Vereador, o ensino da ideologia de gênero tem demonstrado ser absolutamente nocivo às crianças. Um exemplo foi verificado na Inglaterra, país que adota o ensino nas escolas sobre ideologia de gênero. “Na Inglaterra, nos últimos cinco anos, aumentou em 1000% o número de crianças indecisas quanto ao sexo e que se submetem a tratamento transgênero ao qual pertencem e na Escócia, em quatro anos, aumentou em 500% o tratamento de criança transgênero. Meninos que não sabem se são meninos e meninas que não sabem ao certo se são meninas. Segundo essa ideologia, postula-se que a criança nasce sem sexo e é ela quem decide, mais tarde, se é menino ou menina, podendo fazer a transição de sexo, tornando-se um transgênero. Os pais devem estar atentos quanto ao que acontece nas escolas, não podemos permitir isso. Uma minoria quer impor uma educação que contraria os valores familiares e começando a incutir em pensamentos no ambiente escolar. Aqui em Pinhais, o ensino da ideologia de gênero foi barrado, mas não se pode garantir que, ao ir a palestras fora da sala de aula ou a exposições, não comecem a formatar o pensamento de nossas crianças”, colocou.

Ensino religioso facultativo nas Escolas

A postura do Supremo Tribunal Federal (STF) na aprovação do ensino religioso facultativo nas escolas públicas foi elogiada pelo parlamentar. “Seis ministros do Supremo votaram a favor do ensino religioso, entre eles, a Carmen Lúcia, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Levandowski e Gilmar Mendes, que costuma ser muito criticado por seus posicionamentos mas, dessa vez, acertou. Tentaram barrar o ensino religioso com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) mas o STF a indeferiu. Vale ressaltar que o ensino religioso não será obrigatório aos alunos, assistirão as aulas aqueles estudantes que quiserem. A Constituição Federal afirma que o ensino religioso deve ser facultativo. Não há inconstitucionalidade, portanto. O Estado é laico, mas não é antirreligioso, a Constituição Federal determina que a oferta do ensino religioso deve ser obrigatória nas escolas da rede pública de ensino fundamental, com matrícula facultativa – ou seja, cabe aos pais decidir se os filhos vão frequentar as aulas”, defendeu.

Seminário debate direitos humanos e segurança pública

Nas Explicações Pessoais, Airton informou sobre um importante Seminário a ser realizado em nosso município, na próxima terça feira dia 9 de outubro, no Cenforpe: promovido pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, dentro do tema ‘direitos humanos e segurança pública’, em parceria com a Polícia Militar do Paraná. “Das 13 às 22 horas, teremos esse seminário de temática muito atual, muito pertinente. O Coronel Monteiro um dos parceiros desta casa legislativa é um dos palestrantes”, disse.

Apoio da população às blitz

O parlamentar comentou ainda sobre a necessidade do povo apoiar as blitz e fiscalizações. “Quando tem blitz aqui em Pinhais, a população avisa no Facebook e Whatsapp, dizendo para não passarem em determinado lugar que terá blitz. Porém, os bandidos também estão de olho nas redes sociais e acabam escapando destas blitz que vai beneficiar as pessoas de bem. Enfim, hoje uma parte da população não apoia e ainda critica o trabalho da PM. Estamos em uma época de inversão de valores total, não se respeita os pais, os professores, as autoridades constituídas, a polícia e não respeita-se as leis vigentes no país. É preciso aprovar legislações mais rígidas e uma mudança no comportamento da própria população que tem ficado a favor de bandidos e contra as autoridades constituídas”, analisou.

 

Vereador Carlinhos do Eliza destaca reinauguração da empresa Osmar Motores

vereador carlinhos do eliza

Nas Explicações Pessoais, O Vereador Carlinhos (PT) valorizou a reinauguração da empresa ‘Osmar Motores’, no município vizinho de Colombo. “A nova loja do meu amigo Osmar, localizada na Rua Senegalia, número 226, está excelente. Agora, eles estão instalados em um novo prédio comercial, ao lado do antigo prédio, onde já atendem desde 1990. O Osmar tem atuado com muita ética, transparência, profissionalismo e competência em sua empresa. A área antiga era de 50 metros quadrados, e a agora aumentou para uma área construída de 120 metros quadrados, com três pavimentos, para melhor atender os amigos e clientes. Meus parabéns ao amigo Osmar, pelo investimento e a todos os funcionários que fazem a empresa se destacar cada dia mais no mercado “, parabenizou.

Indignação

Ao finalizar, o Vereador expressou lamento e indignação com a morte do policial militar, na segunda-feira (02/10), o Tenente Taborda, do 23º. Batalhão da PM. “O Tenente havia saído para trabalhar, mas não voltou para casa, sendo morto durante uma operação de blitz. Foi morto por marginais. O corpo do Tenente foi enterrado hoje, às 17 horas, em Araucária. Também, hoje pela manhã, a RONE, da PM, em uma operação, iniciou a caçada aos responsáveis pela morte do PM, terminando a ação com dois dos bandidos mortos. As condições em que atuam as polícias realmente são preocupantes, complicadas. Ele foi morto durante o exercício de sua profissão. Mas, a PM tem sua atuação limitada, não pode atirar nos bandidos, senão, é acusada de querer atirar para matar, enquanto os marginais ficam livres para atirar e matar os policiais e a população. Fico indignado com essa situação. Meus pêsames à família”, lamentou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress