domingo, 19 de maio de 2024
No Dia Mundial do Meio Ambiente, Curitiba chega a 60 reservas particulares do patrimônio natural

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Curitiba chega a 60 reservas particulares do patrimônio natural

reservas particulares do patrimônio natural
Essas reservas vão resultar na preservação vitalícia de 35 mil metros quadrados de áreas verdes em Curitiba

Curitiba ganhou mais uma área de preservação ambiental no dia 5 de junho, segunda-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente. Na abertura oficial da programação do Mês do Meio Ambiente, o prefeito Rafael Greca assinou o decreto que criou a Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) Giardini Flores, área de 7.027 metros quadrados no bairro Santa Felicidade.

No mesmo evento, que aconteceu no saguão da Prefeitura de Curitiba, o prefeito entregou certificados de reconhecimento das últimas seis RPPNMs criadas na cidade. Essas reservas vão resultar na preservação vitalícia de 35 mil metros quadrados de áreas verdes em Curitiba. O prefeito também lançou o livro e exposição sobre a diversidade da fauna de Curitiba.

“A palavra de ordem é sustentabilidade, que sejamos todos e cada um de nós, cada dia, mais sustentáveis e mais identificados com a grandeza da obra de Deus que é a natureza”, afirmou o prefeito.

A RPPNM Giardini Flores fica próxima ao Rio Cascatinha. Para a proprietária da reserva, Maria Eliane da Anunciação, o incentivo da Prefeitura na criação de RPPNMs estimula as pessoas a ajudarem na preservação do meio ambiente.

“Com o decreto que criou nossa RPPNM conseguimos conservar a mata e os animais que vivem lá. Isso é muito importante para o meio ambiente e um incentivo para que outras pessoas tenham essa conscientização para preservação ambiental”, afirmou Maria.

Como uma área verde vira RPPNM

A conservação e a preservação do patrimônio natural têm grande influência na manutenção da biodiversidade, no sequestro de carbono, no equilíbrio do microclima e na proteção dos recursos hídricos. A transformação de uma área em RPPNM é um ato voluntário do proprietário e de sua família, em prol da conservação e da preservação da área verde para as presentes e futuras gerações.

Maior patrimônio natural do Brasil

Curitiba é a capital com maior patrimônio natural no Brasil, tendo sido reconhecida pela Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN) como a capital com o maior número de RPPNMs no país.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, destacou que as reservas particulares ajudam a capital a ser uma das cidades mais verdes do mundo. “Quero destacar a importância das RPPNMs, porque as reservas particulares são um ato voluntário dos proprietários e significa que essas áreas serão preservadas para sempre. Curitiba é a cidade com maior número de RPPNMs do Brasil, isso é um grande orgulho. Isso ajuda a preservar a biodiversidade da cidade, não só a flora como também a fauna”, disse Marilza.

Áreas protegidas

Ao todo são 60 Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal que totalizam 792.431,40 m² de áreas verdes particulares, protegidas em Curitiba.

Somente nesta gestão do prefeito Rafael Greca, a partir de 2017, foram criadas 43 reservas, que totalizam 632.472,61 m² de áreas preservadas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress