A atividade da UFPR, coordenada pela Seção de Defesa e Proteção Animal de Pinhais, visa envolver crianças em atividades que incentivam a guarda responsável
Entre os dias 12 e 14 de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente promoverá mais uma edição do mutirão, que agora passa a ser denominado Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza de Pinhais. Desta vez a ação passará pela região do bairro Atuba e a novidade nesta edição será a atividade da Seção de Defesa e Proteção Animal (Sedea), que trará o Mini Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o Município.
O Mini Hospital Veterinário é uma iniciativa que envolve docentes, alunos e residentes do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR e que em Pinhais contará com a colaboração da Sedea. “É um trabalho maravilhoso, no qual as crianças interagem com situações da prática veterinária e brincam de ser veterinários por um dia. O mini HV é dividido em módulos e cada módulo envolve um tema de discussão, como animais abandonados e machucados, raiva, leptospirose”, explica a médica veterinária da Sedea, Janaina Hammerschmidt.
A intenção da Secretaria de Meio Ambiente é acrescentar esta ação ao trabalho já realizado em diversas campanhas, que visam conscientizar a população em relação aos princípios da guarda responsável.
Nesta edição serão levados os serviços para ruas do bairro Atuba. Na lista de atividades também estão: coleta de óleo de cozinha usado; poda e remoção de árvores; arborização e paisagismo; recolhimento de resíduos verdes e de madeiras; recolhimento de entulhos em geral (exceto resíduos oriundos do processo industrial); orientação e distribuição de informativos.
Serviço
O encerramento das atividades contará, além do Mini Hospital, com uma programação diversificada. O evento será na Escola Municipal João Leal, Rua Reinado Ribas, 520, Atuba, das 9h às 12h.