Na quinta-feira (25), a Comissão Intersecretarial em Defesa dos Diretos da Pessoa com Deficiência de Pinhais realizou na Escola Municipal Guilherme Ceolin, localizada no bairro Vargem Grande, o Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. De acordo com a presidente da comissão intersecretarial em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD), Louize Mari da Rocha, é cada vez mais importante desenvolver propostas referentes à PcD. “Nós temos um município muito participativo, que pensa na totalidade das pessoas. Este evento tem grande importância para a sociedade”, afirmou.
Em Pinhais, o fórum representa a primeira ação de mobilização da sociedade para a discussão de políticas de atendimento para as pessoas com deficiência. Para a representante da Secretaria de Estado da Educação, Siane do Carmo Bueno, a discussão destas políticas sensibiliza a sociedade em que vivemos. “É importante levar o conhecimento para as pessoas, pois este trabalho é capaz de modificar vidas. Sei que este tema é complexo, mas Pinhais está de parabéns. É um município que levo como referência, principalmente na área de educação especial”, comentou Siane.
O Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, esteve no evento e destacou a intenção em atingir e atrair a população para discussões sobre este tema. “A Prefeitura, como poder público se preocupa com seus servidores especiais. Nosso primeiro passo é a conversa entre as secretarias para identificar e incluir estas pessoas na sociedade. E por isso, as políticas tem que atender a todos, mesmo aqueles que possuem alguma restrição. É importante também que a população participe destes encontros e traga sugestões para melhoria do nosso sistema”, destacou.
Entre as atividades previstas para o encontro estava à realização da palestra sobre os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos. Além de discussões com base nos eixos de identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional, financiamento – fundos e políticas de incentivo fiscal para o atendimento de PcD, financiamento – orçamento público, órgãos gestores e de instâncias de participação social, interação entre os poderes federados, implantação e fortalecimento dos conselhos municipais dos direitos da PcD, o reconhecimento da PcD na atuação das políticas setoriais objetivando um atendimento de qualidade, além da escolha dos delegados para a Conferência Estadual.
Também estiveram presentes no evento a Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos Gisele Cassano; a Secretária de Educação Andrea Franceschini; a Secretária de Administração Rosa Maria de Jesus Colombo; a Secretária de Saúde Adriane Jorge; a Secretária de Assistência Social Rosângela Batista, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhais Gilberto Hartkopf; o Vereador Marcinho e a Vereadora Márcia Ferreira.