sábado, 27 de abril de 2024
Empresas de Pinhais já emitiram 1 milhão de notas fiscais de serviços eletrônicas

Empresas de Pinhais já emitiram 1 milhão de notas fiscais de serviços eletrônicas

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Mais de 3.200 empresas já aderiram ao novo sistema, que desde abril deste ano passou a ser obrigatório

 

Recentemente o município de Pinhais atingiu a marca de 1 milhão de notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS-e), emitidas por prestadores de serviços do município. Mais de 3.200 empresas já aderiram ao novo sistema, que desde abril deste ano passou a ser obrigatório.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), a regra vale para todas as empresas prestadoras de serviços inscritas no cadastro econômico municipal, as quais estão obrigadas a aderir à NFS-e. O cidadão que exige a nota fiscal quando contrata um serviço está colaborando para que o município mantenha e amplie a arrecadação do ISS, que garante recursos para o desenvolvimento do município.

Implantada em 2011, a NFS-e oferece vários benefícios, entre eles:
– Redução de custos com impressão, aquisição de papéis e armazenagem de documentos, uma vez que é arquivada digitalmente;
– A simplificação dos procedimentos de escrituração contábil, pois não há necessidade de digitação de notas fiscais emitidas;
– Redução de erros de emissão de notas fiscais;
– Agilidade na entrega da nota fiscal, pois a NFS-e é enviada automaticamente por e-mail;
– A NFS-e pode ser importada para outros sistemas de gestão (da contabilidade ou do tomador dos serviços), por meio de arquivo no formato XML;
– Otimização da fiscalização tributária, reduzindo a sonegação e promovendo a justiça fiscal.

Como solicitar a autorização para impressão

Para aqueles que ainda não aderiram ao sistema, confiram os procedimentos para solicitação:
– Para liberação da emissão do documento, é necessário cadastrar a solicitação de acesso no Portal do Cidadão, e entregar a documentação descrita abaixo:
– Formulário “Solicitação de uso da NFS-e”, assinado por sócio(s) administrador(es), com firma(s) reconhecida(s).
– Cópia do contrato social, ou última alteração (consolidada);
– Cópia de RG/CPF do sócio (signatário da solicitação de AIDF-e).

No caso da solicitação por procuração, além dos documentos acima citados, mais:
– Procuração, com firma reconhecida;
– Cópia simples do RG e CPF do procurador.

Os documentos devem ser entregues no Departamento de Rendas Mobiliárias (DEMOB), localizado na Avenida Camilo di Lellis, 453, centro de Pinhais.

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