Ao todo, 120 atletas participaram no último final de semana da primeira rodada da competição
Uma brincadeira de adolescentes com uma arma de fogo. É claro que o final disso não acabou bem. Um tiro certeiro na perna direita mudou completamente a vida de Rosalino Ramos. O acontecimento foi há mais de 30 anos, mas a perda de uma das pernas trouxe grandes desafios na vida deste morador de Guarapuava. Ele que encontrou forças para estudar, se formar, trabalhar e constituir família, também buscou no esporte um “combustível” para melhorar sua qualidade de vida.
Rosalino Ramos, que há 3 anos começou a jogar basquete utilizando cadeira de rodas no time Lobos de Guarapuava esbanja disposição aos 48 anos de idade. “Eu antes nunca havia praticado esporte e depois que eu comecei a treinar com o pessoal percebi que estava perdendo tempo, pois é impressionante o que o basquete está fazendo na minha vida, hoje sou um cara muito mais feliz”, destacou.
Esta é uma das histórias de superação contadas pelos 120 paratletas que estão participando do Campeonato Paranaense de Basquete Sobre Rodas. A primeira etapa aconteceu em Pinhais, no ginásio do Caic, o qual é referência em acessibilidade. Durante a abertura oficial, no último dia 29, o presidente da Federação Paranaense de Basquete Sobre Rodas – FPRBCR, Ben Hur Chiconato destacou o apoio da Prefeitura de Pinhais para a realização da competição na cidade. “Não é a toa que escutamos falar tão bem desta administração. Nós estamos surpresos com a forma que Pinhais está recebendo as equipes. É uma bela organização”, salientou.
Além dos Pinguins do Sul, que representam Pinhais, o campeonato conta com a participação de equipes de Londrina, Cascavel, Castro, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba. O prefeito Luizão Goulart participou da abertura do evento e reafirmou o seu compromisso de trabalhar pela inclusão. “É um momento especial para todos nós sediar uma competição de nível estadual e nós fazemos questão de apoiar, pois sabemos da importância deste esporte para incentivar ainda mais as políticas de inclusão social”, disse.
A grande maioria dos atletas é do sexo masculino, mas também tem algumas mulheres escaladas nos times que fazem parte do campeonato. Uma delas é a Cristiane Silva Costa, que joga no Pinguins do Sul. Há apenas um ano ela passou a praticar o esporte e já conseguiu conquistar uma vaga entre os titulares. “Minha vida era muito pacata e hoje venho aqui e procuro fazer o meu melhor”, comentou a atleta da casa.
Como foi a rodada
O time da casa fez bonito na estreia. Com grande atuação, o Pinguins do Sul venceu o Lobos com folga. Foram 64 cestas contra 22 do time de Guarapuava. Depois quem se destacou foram os curitibanos do Fênix e os pontagrossenses dos Tubarões, que assumiram a ponta da tabela ao vencerem seus dois jogos, somando quatro pontos. O Fênix passou pelo Caramuru/Castro/Falcão – 76 a 14, e o Pinguins do Sul – 50 a 33. Já os Tubarões/MM derrotaram a Unifil/EAD/Águias, de Londrina, por 55 a 37, e também o Pinguins do Sul por 55 a 40. A ADFG/Lobos/Guarapuava, e o Pinguins do Sul/Pinhais, também somam quatro pontos na classificação, mas ambas tem um jogo a mais que as demais equipes. O cestinha da competição até o momento é Vinícius da Luz, do Tubarões/MM/Fundesp/LDPG, que anotou 49 pontos entre os dois jogos da sua equipe.
A 2ª. Etapa do Campeonato Paranaense está prevista para acontecer entre os dias 21 e 23 de agosto na cidade de Foz do Iguaçu, quando serão realizadas mais nove partidas da fase de classificação.