segunda-feira, 29 de abril de 2024
Câmara Municipal de Pinhais – 02/06/2015

Câmara Municipal de Pinhais – 02/06/2015

por Vanessa Martins de Souza

Tavinho elogia partidos no município que já trabalham para eleições 2016

vereador tavinho

 

O Vereador Tavinho (PT) defendeu, nas explicações pessoais, o fato de os partidos no município já estarem se organizando e trabalhando para as eleições municipais de 2016. “Os partidos já estão visando se fortalecer desde já, buscando atrair novas lideranças. Pois, as eleições não estão longe, não. Os partidos têm só quatro meses, dentro do prazo estabelecido pela legislação eleitoral, para se organizarem. Além do mais, eleição não se ganha só com dinheiro. É preciso disposição e vontade. Parabéns aos partidos que estão se organizando”, defendeu.

“Prefeitura também precisa do trabalho dos comissionados”

A crítica do Vereador Leonildo Sandri (PRB), feita nesta sessão, em discurso na tribuna, aos comissionados que são ex-candidatos e ocupam cargos na Prefeitura, também foi comentada pelo petista. “A Prefeitura tem, em sua maioria, funcionários concursados. Mas, precisa dos comissionados, também. As creches e escolas, por exemplo, necessitam de contratados como funcionários. Não dá para abrir concursos para contratar três, quatro funcionários para as escolas. Os funcionários comissionados são funcionários como outro qualquer, também trabalham e são úteis à administração. A diferença é que se mudar o Prefeito, sairão do cargo”, comentou.

Prazo para o cadastro biométrico

O cadastro biométrico do eleitorado, para as eleições de 2016, foi lembrado pelo Vereador. “O eleitor tem de ficar atento e fazer seu cadastro biométrico em tempo. Há um prazo para transferência do título de eleitor, inclusive. É importante nos preocuparmos com isso, em informar a população sobre esse prazo”, lembrou.

 

Vereador Silvio Star parabeniza inauguração de salão paroquial da Comunidade São Miguel Arcanjo

vereador silvio

 

O Vereador Silvio Star (PPS), nas explicações pessoais, destacou a inauguração do Barracão de Eventos da Comunidade São Miguel Arcanjo, no sábado (30/05). “Obrigado pelo convite para a inauguração. A comunidade da paróquia é muito unida, sempre realizando festas que contam com a presença de muitas pessoas. Precisa, mesmo, de um espaço para eventos desse porte. Meu parabéns”, congratulou.

Moção de Pesar a Roberto Padilha

A Moção de Pesar pelo falecimento do ex-Secretário de Saúde do município, Roberto Padilha, foi pontuada na tribuna, também. “Meu sentimentos aos familiares do Padilha, que era um servidor muito competente. Disputei as eleições de 2008 com ele. O Padilha era o vice na chapa do então candidato a Prefeito, Marcos Ceschin. Devo ao Padilha, em grande parte, o meu mandato. Ele esteve comigo como vice na chapa o que foi de suma importância na minha campanha. Alavancou minha candidatura”, valorizou.

Título de Cidadão Honorário ao Pe. Reginaldo Manzotti

O parlamentar ainda agradeceu aos vereadores pela aprovação unânime do Título de Cidadão Honorário de Pinhais ao Pe. Reginaldo Manzotti, na sessão da terça (02/06). O projeto foi apresentado pelo Vereador por Silvio Star e assinado pelos dezessete parlamentares da Câmara. “O tempo de vereança nos traz aprendizados. No meu primeiro mandato havia apresentado esse projeto. Mas, não pedi votos aos demais vereadores. Imaginei que seria aprovado. A experiência me fez pedir a assinatura dos dezessete vereadores, desta vez. E felizmente, conseguimos aprová-lo. A assinatura conjunta fortaleceu o Título. Em sete anos de experiência na Casa, aprendi que pedir a assinatura conjunta dos demais vereadores fortalece o projeto. Obrigado a todos os dezessete colegas que assinaram”, agradeceu.

 

Osvaldo da Igreja elogia gestão do Presidente da Casa e atendimento nas Unidades de Saúde

vereador oswaldo

 

O Vereador Osvaldo da Igreja (PT), nas explicações pessoais, destacou em seu discurso, elogios ao trabalho do Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT). “Parabéns pelo excelente trabalho que tem feito na gestão da Câmara de Pinhais, Vereador Gilberto”, elogiou.

A Prefeitura do município, em conjunto com todas as secretarias, também foi parabenizada pelo petista que, em especial, elogiou o desempenho da Secretaria de Saúde, mais especificamente, o atendimento nas Unidades de Saúde. “Faço visitas regularmente às unidades de saúde para verificar a situação, a qualidade dos atendimentos. Inclusive, eu mesmo precisei de consulta numa Unidade de Saúde e fui muito bem atendido. Necessitei fazer uma bateria de exames médicos, cerca de quinze exames, e estes foram feitos com muita agilidade e competência. Parabéns à Secretaria e às Unidades de Saúde pelo bom atendimento”, congratulou.

Melhorias na rotatória da Jacob Macanhan

O Vereador também falou de um pedido por melhorias na rotatória da Avenida Jacob Macanhan, na região próxima ao Mercado Todo Dia. “Apesar de a rotatória ter melhorado o trânsito em outros trechos, nas imediações do Mercado Todo Dia, precisa de melhorias. Ficou complicado após a obra, pois, os motoristas passam em alta velocidade, no trecho antes da lombada. Protocolei dois pedidos para providências da Prefeitura nesse trecho”, informou.

Semana Municipal Antidrogas

O último assunto colocado na tribuna, foi sobre os preparativos para a realização da Semana Municipal Antidrogas, de 23 a 30 de agosto. “Estamos nos preparativos para a Semana e peço o apoio de todos. Estamos mobilizando todas as secretarias para esse evento e, quem quiser ajudar, será bem-vindo. Afinal, trata-se de um tema em que a prevenção é o melhor caminho e a Semana deverá colaborar par isso”, anunciou.

 

Vereador Airton Ferreira e o pensamento cristão na política

vereador airton

 

O Vereador Airton Ferreira (PSC), inicialmente, congratulou os novos empossados como associados do Lion´s Club de Pinhais, em evento realizado na segunda feira. “Parabenizo ao presidente Darwin e a todos os demais membros do clube. Vale destacar a mensagem lida durante a cerimônia de posse, sendo este um discurso que o Papa Francisco que falou aos jovens, em que revela um pensamento bem interessante condizente à política, também. “Envolver-se na política é uma obrigação para o cristão. Nós cristãos não podemos brincar de Pilatos, lavar-nos as mãos. Devemos envolver-nos na política, porque a política é uma das formas mais altas da caridade, porque procura o bem comum. Os leigos cristãos devem trabalhar em política. A política é demasiadamente suja, mas é suja porque os cristãos não se envolveram com o espírito evangélico. É fácil atirar culpas. Mas eu, o que faço? Trabalhar para o bem comum é dever do cristão.”, ressaltou.

Airton complementou que a corrupção é um problema que vem do poder e sempre alguém tentando levar vantagem. “Segundo Maiko Rafael Spiess , a corrupção é o desvio de comportamento do representante público e está, na maioria das vezes, relacionado com os esforços de uma pessoa para obter benefícios de forma distinta dos demais cidadãos de sua cidade, estado ou nação. Ou seja: normalmente, o ato de corrupção apresenta-se como uma ação entre dois tipos de atores sociais, de forma a utilizar o sistema de forma atípica ou ilegal, para obter vantagens particulares”, citou o vereador.

Pavimentação na Rua Joaquim Nabuco, no Vargem Grande

O Vereador parabenizou ao Prefeito Luizão e a equipe do departamento de Obras, pelo trabalho desenvolvido no município. No sábado dia 30 de maio, estivemos reunidos com o prefeito Luizão, o secretário de Obras Mario Stier, o secretário de governo Lukala, o secretário de urbanismo Emerson e o diretor de obras Ricardo e moradores da Rua Joaquim Nabuco, para anunciar pavimentação definitiva desta. “Esta Rua na Vargem Grande foi umas das primeiras a receber antipó e agora a Prefeitura fará a pavimentação definitiva ”, parabenizou.

Parceria entre Poder Executivo e Poder Legislativo

O parlamentar acrescentou que as obras em Pinhais não estão paradas, mesmo em um momento de crise continuam sendo executadas. Devemos ressaltar que isso também se deve à boa parceria entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. “Quando existe essa parceria, todos saem ganhando”, analisou.

PSC de Pinhais

A Reunião da Executiva Municipal do PSC, realizada recentemente, também recebeu comentários do Vereador. “Postamos a reunião do PSC nas redes sociais e fizeram muitas críticas, notamos que sempre há os críticos de plantão, principalmente pessoas ligadas a outros partidos. Mas, estamos trabalhando para 2016, e reunindo nossos pré-candidatos a vereador, e também não descartamos a possibilidade do partido ter um candidato a prefeito. Temos que parar com a velha política de só criticar os partidos, temos que valorizar as pessoas que estão nos partidos. Fizemos a nossa reunião e estamos procurando pessoas boas e sérias da comunidade para integrar nosso quadro de pré-candidatos e filiados. Os críticos que venham falar conosco, mas não generalizem culpando a todos seja qual for o partido, só porque é oposição aos governos. Considere sempre a pessoa, acima de tudo”, considerou.

Isenção de IPTU a templos religiosos

Nas explicações pessoais, o Vereador discorreu sobre a aprovação por unanimidade, em primeira discussão, nesta sessão (02/06), do projeto de lei de sua indicação, prevendo isenção de IPTU aos templos religiosos de qualquer natureza locados. O parlamentar explicou que o projeto de isenção de IPTU foi motivado pelo expressivo trabalho social que diversas igrejas no município fazem com a comunidade. Um exemplo citado por ele, foi o caso de um morador de rua que procurou ajuda em seu gabinete para encontrar vaga em clínica de recuperação de dependentes químicos. “A Igreja Universal ajudou esse cidadão, encontrando uma vaga, sem que precisássemos solicitar o serviço do município. Há várias igrejas que mantêm casas de recuperação de dependentes químicos. A instituição religiosa, ao economizar com o IPTU, terá mais condições de investir mais na área social”, defendeu.

Conforme definido na Constituição Federal, o detentor da competência para instituir o imposto, IPTU, é o município (art. 156, I, CF) aonde o imóvel se encontra localizado, posto assim, somente este ente poderá ou não decidir as hipóteses de sua incidência ou não-incidência e conceder isenção ou remissão, e, sempre, respeitando as limitações impostas pela Constituição Federal, como é o caso das imunidades.

 

Vereador Binga defende importância dos comissionados na Prefeitura

vereador binga

 

O Vereador Binga (PPS) abriu seu discurso comentando sobre o discurso do Vereador Leonildo Sandri (PRB), a respeito dos cargos comissionados da Prefeitura ocupado por ex-candidatos às eleições. “Não é motivo de vergonha Pinhais contar com vários ex-candidatos em cargos puramente de confiança. São cargos ocupados por pessoas de confiança e competência, e constituem-se numa parcela mínima de comissionados. Se o Vereador Leonildo fosse prefeito, acredito que teria a mesma visão. Sem desprestigiar os servidores concursados, que fazem um trabalho maravilhoso, os de confiança também fazem um trabalho gigantesco”, avaliou.

Moção de Pesar

Sobre a Moção de Pesar ao ex-Secretário de Saúde do município, Roberto Padilha, Binga reiterou seu apreço pelo falecido. “Para mim, o Padilha foi um companheiraço. Pena que não falei a ele em vida. Todas as quartas-feiras, durante uns três anos, nos encontrávamos para assarmos uma carne. O Padilha foi o melhor Secretário de Saúde dessa cidade”, enalteceu.

O Vereador contou sobre a ajuda que recebeu de Padilha quando este era servidor da Prefeitura de Piraquara, em 1990, e ele, um pequeno comerciante. “Há 25 anos, o Padilha havia chegado com um fusca da Prefeitura em meu estabelecimento para me notificar. Eu era um comerciante zerado e ele vinha para fechar meu comércio. Pedi um tempo a ele. Eram tempos de vacas magras para mim. O Padilha concordou e voltou depois de seis meses. Já havia conseguido avançar com minha empresa. Enfim, meus sentimentos à família e elogios à filha do Padilha que cuidou do pai nos seus últimos dias. Congratulo a família por terem contado com este ser humano maravilhoso com quem convivi mais proximamente durante três anos, todas as quartas-feiras, em nossos churrascos”, revelou.

 

Joãozinho Ribeiro elogia gestão da Prefeitura e agradece Secretarias de Meio Ambiente e de Obras

vereador joaozinho

 

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) destacou que embasaria seu discurso, desta sessão (02/06), em agradecimentos. “Temos de ter humildade para pedir e agradecer. Há aqueles que pedem, mas esquecem de agradecer. Começo parabenizando, especialmente, o Capitão Mendes, da PM do município. Eu, que ando pela cidade toda, com frequência, tenho observado que o Capitão Mendes costuma circular pelas ruas, e pelo comércio, rotineiramente. Vejo-o conversando com a população, com os comerciantes. Ele não precisaria fazer isso. Uma vez que é Capitão, poderia delegar essa tarefa. Mas, ele gosta de estar nas ruas, falando com o povo. Capitão Mendes, por seu trabalho, merece ser reconhecido por nós, parlamentares”, elogiou.

Secretarias

Outro agradecimento, foi para o Secretário de Meio ambiente, Ambrósio, que, segundo o Vereador, tem feito um trabalho espetacular. Assim como o Secretário de Obras, Mário Stier. “Na Rua Antônio Felício, a população vinha reivindicando providências, pois, as casas estavam sendo inundadas pela água da chuva, trazendo perdas de eletrodomésticos. Fiz o pedido na Secretaria e prontamente o Mário Stier enviou maquinário para lá. Um trabalho excepcional da Secretaria em atender a meu pedido”, agradeceu.

Gestão exemplar da Prefeitura de Pinhais

O Prefeito Luizão Goulart (PT) foi outro a ser parabenizado por Joãozinho, pelo excelente desempenho na gestão do Poder Executivo Municipal, mesmo em meio a crise financeira pela qual atravessam o estado e o país. “O Luizão tem transformado essa cidade para melhor, fazendo de Pinhais um contínuo canteiro de obras. Está trabalhando bonito, mesmo com a crise financeira do estado e do país. Feliz é o Vereador Gilberto, por estar ao lado do Prefeito”, avaliou.

 

Gilberto lembra que comissionados são menos de 5% do quadro da Prefeitura

vereador gilberto

 

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), também comentou sobre o discurso do Vereador Leonildo Sandri (PRB), contendo críticas aos cargos comissionados da Prefeitura ocupados por ex-candidatos. O petista enfatizou que se tratam de uma parcela ínfima de cargos no Poder Executivo Municipal. “Vejamos o número de candidatos que tivemos nas eleições. Foram mais de 300, certamente. Todos estariam lotados em cargos na Prefeitura? Claro que não. Não temos se quer 300 cargos comissionados. Dos quadros da Prefeitura, aproximadamente 50% dos comissionados são concursados. Há um desparelhamento nesses números colocados pelo Vereador Leonildo. É uma parcela muito pequena de cargos comissionados ocupados por ex-candidatos que temos na Prefeitura”, enfatizou.

Corrupção na FIFA

Ao discursar sobre corrupção, o parlamentar destacou sua opinião sobre as origens do problema que, segundo reiterou, acredita que esteja essencialmente, nas pessoas. “Sempre quando falo em corrupção, digo que a corrupção está nas pessoas. Independentemente de aonde quer que estejam. Verificamos a corrupção em qualquer meio, a exemplo do que estamos tomando conhecimento sobre a FIFA. Grandes nomes de dirigentes do futebol mundial foram presos. Fala-se em propina. Em venda dos jogos da Copa do Mundo, até, em troca de patrocínio envolvendo milhões em dinheiro. Não dá para duvidar que não tenha acontecido. Isso nos deixa muito tristes. Somos tachados de corruptos por sermos políticos, mas a corrupção notoriamente está em toda parte”, salientou.

Gilberto ainda comentou sobre a provável participação da CBF nos casos de corrupção da FIFA. “É preocupante essa suposta participação da CBF, segundo divulgou a imprensa. Sabemos que a Rede Globo é muito ligada à CBF. A Globo, na verdade, comanda o futebol brasileiro, na guerra pela audiência. Aliás, o Senador Romário quer abrir a CPI da CBF. Espero que as investigações contra a Globo entrem nessa CPI. Trata-se de um assunto que envolve a cultura do país, o futebol é o esporte mais incentivado no Brasil e infelizmente é o cerne da corrupção. Enfim, espero que tudo seja investigado e que as devidas condenações e prisões aconteçam”, pontuou.

Reforma política

Nas explicações pessoais, o tema colocado pelo Presidente da Casa foi o projeto de reforma política aprovado recentemente no Congresso Nacional. “O que me preocupa é todo esse teatro feito no Congresso Nacional em torno da reforma política. Ao final, não mudou quase nada no contexto político. No máximo, a mudança foi em relação ao fim da reeleição para os cargos do Poder Executivo, nas eleições majoritárias. Mas, não vão mudar nada nas eleições proporcionais, nem o fim das coligações. Também não foi aprovada apenas uma reeleição para o Poder Legislativo”, destacou.

Doações de campanha por empresas privadas

A aprovação das doações de campanha por empresas privadas aos partidos políticos também foi criticada pelo Vereador. “Espero que a Justiça condene esse tipo de doação. A fim de evitar eleger quem tem mais dinheiro, apenas. Sabemos que mais de 50% dos eleitos no Congresso Nacional estão ligados a grandes fortunas do país. Gastou-se R$ 8 bilhões em 2014, nas eleições para o Poder Legislativo Federal. Esse dinheiro todo não poderia ter sido melhor aplicado em benefício do país?”, questionou.

O petista também defendeu a unificação das eleições municipais, estaduais e federais em um data única, o que também não foi aprovado na reforma política.

 

“Requião agradeceu os mais de 20 mil votos recebidos em Pinhais e lançou pré-candidatura do PMDB à Prefeitura”, destaca Márcia Ferreira

vereadora marcia

 

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB), primeiramente, manifestou seu pesar pelo falecimento do Ex-secretário de Saúde do Município de Pinhais, Roberto Padilha, cujos familiares receberam Moção de Pesar assinada por todos os Vereadores, durante esta sessão (02/06). “Meus sentimentos à família. O Padilha foi servidor público desde os tempos de Piraquara e optou por continuar a trabalhar em Pinhais após a emancipação, onde também foi Secretário Municipal de Saúde. Fez um excelente trabalho e contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade. Ele entra para história de Pinhais e sempre será lembrado por nossa população”, valorizou.

Convenção municipal do PMDB

A parlamentar agradeceu presença de todos na convenção do PMDB do diretório do PMDB de Pinhas, realizada no sábado (30/05). “Agradeço a presença dos nossos companheiros e companheiras do PMDB de Pinhais, dos professores e lideranças políticas de Pinhais e Região Metropolitana e dos veículos de comunicação. Destaco aqui o papel fundamental desempenhado pela Ex-presidente Juçara Teixeira, no processo de união do partido, assim como o Vereador Zezinho e os demais integrantes da executiva”, agradeceu.

Márcia Ferreira também destacou que se tratou de uma convenção histórica, com a presença do Senador Roberto Requião. “O Senador Requião fez um belo discurso, no qual criticou, inclusive, a situação do desgoverno do Beto Richa, se posicionando em favor dos professores e servidores estaduais. Agradeceu os mais de 20 mil votos recebidos em Pinhais e ao apoio recebido do PMDB municipal.

Disse que estará conosco para ajudar a construir uma cidade ainda melhor. A presença do Deputado Requião Filho foi outro destaque, bem como lideranças partidárias, como o Vereador Leonildo do PRB e do Vice-Presidente do PV, Amarildo Amaral, além de outras lideranças da Região Metropolitana”, contou.

Desafios para as eleições de 2016

A peemedebista acrescentou que, na convenção, além da eleição da nova Comissão Executiva municipal, foram constituídos os movimentos partidários do PMDB com o objetivo de levar o debate político para junto da comunidade e traçadas metas para ampliação da bancada de vereadores do partido.

A candidatura própria à Prefeitura, pelo PMDB, foi outro tema colocado na convenção, complementou Márcia, que teve seu nome aclamado como pré-candidata a Prefeita de Pinhais pelo Senador Roberto Requião e pelos PMDBistas presentes na convenção. “O PMDB terá candidatura própria à Prefeitura nas eleições de 2016 em Pinhais, essa é uma meta colocada pela direção estadual do partido. É um objetivo para todos os municípios do estado. É hora de fortalecer a sigla em todo estado e aqui em nossa cidade o PMDB vai se colocar a frente para que Pinhais continue avançando. Foi feito muito em Pinhais nos últimos anos e precisamos continuar avançando. Muito ainda está por vir e queremos que Pinhais seja um lugar ainda melhor para viver. Uma cidade que cuide das pessoas, que combata a violência contra a mulher, que valorize nossos idosos, que de oportunidade para os jovens e melhore a qualidade de vida e os serviços para toda a população. Nossa pré-candidatura é um grande desafio, mas eu tenho disposição e amo muito essa cidade, por isso não medirei esforços e trabalharei muito para Pinhais seguir avançando”, colocou.

Título de Cidadão Honorário ao Pe. Reginaldo Manzotti

Nas explicações pessoais, Márcia Ferreira comentou sobre o Título de Cidadão Honorário de Pinhais ao Pe. Reginaldo Manzotti, “Parabéns ao Silvio pela iniciativa. É uma honra assinar esse projeto. Conheço pessoalmente o Pe. Reginaldo Manzotti desde seu trabalho na Paróquia São José Operário, no Bairro Maria Antonieta e comunidades vizinhas. Acompanhei o trabalho dele desde o início, inclusive, foi ele quem celebrou meu casamento e o batismo do meu filho Camilo. Vimos seu trabalho crescer, até se tornar conhecido nacional e internacionalmente. O Título certamente é um reconhecimento muito merecido pelo trabalho que o Pe. Reginaldo realizou aqui em nosso município”, finalizou.

 

Vereador Professor Demetrio apresenta emenda para duplicação da Avenida Jacob Macanhan

vereador demetrio

 

O vereador Professor Demetrio, no dia 01 de junho deste ano, apresentou uma emenda no projeto do executivo municipal que versa sobre a Lei de Diretriz Orçamentária para o ano de 2016.

A Lei de Diretriz Orçamentária apresenta um preâmbulo de quanto e onde o município aplicará no ano posterior, e é esta que serve de base para Lei Orçamentária a ser executada no exercício de 2016.

A inserção da emenda apresentada pelo vereador prof. Demetrio, requerendo a complementação da duplicação da Av Jacob Macanhan, é de suma importância, não somente para o trânsito local, mas principalmente para a integração, desenvolvimento e valorização dos bairros Jd. Claudia, Áquila e região.

“Esta é uma solicitação que há muito tem sido realizada pelos comerciantes e moradores dos bairros mencionados, trata-se de uma obra de grande porte, pois além da pavimentação asfáltica e preparo do solo para a mesma, têm-se que proceder o deslocamento da linha elétrica, assim como também indenizações ainda não realizadas aos proprietários próximos à avenida”, disse o parlamentar.

A emenda do Vereador prof. Demetrio está tramitando na Câmara e somente após aprovação das comissões internas competentes irá à plenária para votação

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress