domingo, 19 de maio de 2024
Laboratório Municipal de São José dos Pinhais processa mais de 1,7 milhão de exames por ano

Laboratório Municipal de São José dos Pinhais processa mais de 1,7 milhão de exames por ano

Laboratório Municipal
O Laboratório participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), com certificados anuais de excelência

Dentre os diversos equipamentos da Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais, o Laboratório Municipal merece destaque pela importância dos serviços prestados e sua atuação junto a programas da rede municpal de saúde.

Criado no ano de 1992, por meio da Lei n.º 35, de 09 de julho de 1991, o equipamento contava com 08 funcionários. Atualmente o Laboratório é formado por 36 servidores, nos cargos de: farmacêutico-bioquímico, técnico de laboratório, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnica de enfermagem, agente administrativo e auxiliar de serviço de saúde. Além de estagiários, residentes, PSS’s e auxiliar de limpeza.

O Laboratório Municipal realiza em suas dependências todas as coletas de gestantes do município que estão no segundo trimestre. Apenas o Laboratório realiza as coletas para a realização de curvas glicêmicas. Também realiza todas as coletas dos pacientes do Núcleo Municipal de Testagem e Aconselhamento em Saúde (NUTES), com verificação da documentação necessária e encaminhamento para realização de testes específicos. Além de orientar e capacitar as coletas de amostras externas, que são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), UPA’s e Hospital.

Controle de Qualidade

O Laboratório participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), com certificados anuais de excelência. Este programa é um provedor de controle de qualidade de amostras que encaminham material para a maioria dos laboratórios nacionais. O equipamento de saúde pública municipal participa ainda do programa de Gestantes, HIV, Hepatites e Sífilis, com integração direta ao NUTES, sendo que todos os programas do município são apoiados pelo Laboratório Municipal. A unidade realiza ainda o controle microbiológico do leite humano ordenhado, do Banco de Leite do Município.

Na relação de exames do Laboratório Municipal consta em média 157 tipos de exames realizados, sendo eles das especialidades de hematologia, imuno-hematologia, imunoquímica, e microbiologia (bacteriologia, tuberculose e hanseníase), parasitologia e urinálise. Além de realizar a intermediação entre o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e a epidemiologia nos agravos municipais, quanto à notificação, cadastro, e envio de amostras.

Atualmente o Laboratório Municipal realiza em média 1,7 milhão de exames por ano, sendo quase 142 mil exames por mês, atendendo pouco mais de 184 mil pacientes anualmente, ou seja, mais de 15,3 mil munícipes ao mês.

Segundo o Laboratório, o prazo para liberação dos resultados é de 02 horas após o recebimento das amostras das emergências e de 07 dias para amostras ambulatoriais. O parque tecnológico do laboratório, conta com equipamentos de última geração, totalmente integrados com o sistema da Prefeitura.

Relação de setores com a tecnologia aplicada

Urinálise e parasitologia – Equipamento Sysmex realiza imagens para depois ser confirmada no MO. Metodologia citometria de fluxo. Neste setor são realizados todos os tipos de exames de urina e fezes, desde os mais simples, como um parasitológico, como exames complexos, como de pesquisa de levedura, gordura.

Imunoquímica – Equipamento integrado ABBOTT, interfaceado com sistema win saúde e visualização imediata da liberação no hospital e unidades. Realiza menu completo de exames de bioquímica, imunologia, sorologia e infecciosas, chegando a mais de 70 tipos de exames nesse setor.

Hematologia – Equipamento Horiba que realiza a extensão e coloração das lâminas que diminui o tempo de liberação do exame. Também, nesse setor, além do exame de hemograma, realiza o exame de reticulócito automatizado, o qual é uma tecnologia mais sensível, apurando ainda mais os resultados. Ainda, realizam-se os testes de coagulação, sendo o Dímero um diferencial do laboratório.

Imunohematologia – Equipamento Optix, o qual realiza o processo pelo método de painéis em gel com maior sensibilidade no exame, além de testes de coombs direto e indireto que estão relacionados com incompatibilidade fetal na Maternidade do Município.

Microbiologia – equipamentos Biomérieux para identificação e teste de sensibilidade, com liberação de resultado em 24h. E além desses, o setor da microbiologia realiza os exames de Tuberculose TB (baciloscopia e cultura) e Linfa, os quais são também diferenciais do Laboratório.

O Laboratório Municipal é mantido por meio de repasse de verba pela Secretaria Municipal de Saúde, e vem crescendo anualmente, atendendo maior quantidade de pacientes e realizando cada vez mais exames.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress