domingo, 19 de maio de 2024
Ex-vereador Elias Vidal, o ‘homem do mel’, quer lançar candidatura a deputado estadual em 2022

Ex-vereador Elias Vidal, o ‘homem do mel’, quer lançar candidatura a deputado estadual em 2022

Apoiador do presidente Bolsonaro, o militar aposentado também aposta na campanha do ex-governador Beto Richa a Deputado Federal em 2022

Vereador de Curitiba por três mandatos consecutivos, de 1996 a 2008, o militar aposentado e apicultor Elias Vidal quer voltar à política em 2022. Desta vez, deverá tentar uma cadeira no Poder Legislativo Estadual, possivelmente pelo PL, partido ao qual deverá buscar a filiação.

Apoiador do presidente Bolsonaro, Vidal afirma que a decisão pelo PL é em razão de se tratar do novo partido do presidente da República, a quem teve a oportunidade de hospedar em sua casa, aliás, em 1998, quando o mandatário do Palácio do Planalto era deputado federal. “Meu filho fez parte da comitiva que foi buscar Bolsonaro. O atual presidente havia dito que queria ficar hospedado na casa de um militar. Meu filho prontificou-se a trazê-lo para nossa casa. Ele dormiu e, no dia seguinte, tomou café numa caneca simples. Ele sempre foi uma pessoa de hábitos simples”, conta Vidal, que recepcionou Bolsonaro em sua atual residência, onde mora há 25 anos, localizada no Jardim Social.

O ex-vereador acredita que Bolsonaro será reeleito em 2022. “Se não for reeleito, será o caos para o país. O Bolsonaro não rouba e não deixa roubar”, afirma o militar aposentado, que já esteve no PL em sua primeira campanha a vereador, em 1992. “Fui bem votado, com 1.152 votos, mas não eleito, na primeira campanha. Ingressei na política após a aposentadoria no Exército. Trabalhava na campanha do saudoso Jaime Lerner para prefeito e ele me convidou para ser candidato. Achava que não tinha chance de ser eleito. Minha família não queria, também. Então, em 1992, quem me apadrinhou foi o radialista Carlos Simões. Eu ia na rádio fazer propaganda do mel que vendia e ainda vendo.

O Carlos Simões me ajudou bastante na primeira campanha através do seu programa de rádio”, lembra.

Slogans associados à Apicultura

Em 1996, quando eleito pela primeira vez, Vidal já estava no PP e fez 4.642 votos. “Foi uma surpresa ser eleito já na segunda campanha, que foi muito simples, sem bandeiras específicas. Usava o slogan dizendo que vindo do Vale da Ribeira, ‘ele veio pra ficar’. E associando-o ao mel: ‘chega de ferroada no povo’. Criamos slogans em torno do meu trabalho de apicultor, a exemplo, também, de ‘essa abelha trabalha’ e deu certo. Meu nome colou no eleitor, sempre baseando a campanha em trabalhar em todas as áreas conforme as demandas do povo. Sempre dizia que minha intenção era trabalhar pelo povo: ‘venham falar comigo’. E meu gabinete realmente vivia cheio, sempre atendendo a população. Até, hoje, me chamam de ‘o homem do mel’”, conta. Vidal decidiu empreender no setor de apicultura a partir de convite de um amigo para formar sociedade, logo após sua aposentadoria pelo Exército, em 1985, instituição onde fez carreira por 28 anos, chegando ao cargo de Subtenente. “Empreendemos em minha chácara em Cerro Azul, minha cidade natal”, acrescenta.

Obras de infraestrutura para a região do Bacacheri

Em quatorze anos na Câmara Municipal de Curitiba, foram muitas obras que o então vereador ajudou a trazer para a cidade, em especial, à região do Bacacheri, Jardim Social, Hugo Lange e adjacências. “Muitas das vias pavimentadas aqui na região do Bacacheri, ajudei a trazer”, completa.

Campanha de Beto Richa a Deputado Federal

A vontade de voltar à política, aos 85 anos, completados em junho passado, também está atrelada à intenção de trabalhar pela eleição do ex-governador Beto Richa (PSDB), que deverá lançar candidatura a deputado federal, em 2022. “Já estive no PSDB, partido do Beto, quando venci a eleição para meu terceiro mandato. O Beto é meu amigo, fui vereador quando ele era prefeito”, acrescenta. Inclusive, já trabalhou em campanha para o Beto Richa, em 2010, rumo ao Palácio Iguaçu. Foi quando sofreu um AVC durante evento de campanha. “Desmaiei e acordei no Hospital das Nações. Treze dias depois, já estava trabalhando. Felizmente, não tive sequelas”, recorda.

Elias Vidal tentou um quarto mandato à Câmara Municipal, mas, não foi reeleito. “Tinha um coordenador de campanha, de meu gabinete, que trabalhava, também, para outros dois candidatos. E eu não sabia. Então, ficou difícil ser reeleito”, revela. Para deputado estadual, em 2022, não deverá ser a primeira vez que lança uma candidatura. O ex-vereador tentou em 2006 e 2010. Na última vez, fez uma votação importante: 13. 550 votos pelo PSDB. “Fiz votos não só em Curitiba, mas, em Foz, Cerro Azul, Cascavel, Ponta Grossa… Quem sabe, dê certo em 2022. Se ficar muito difícil, nem que tenha de montar barraquinha sozinho no calçadão da XV”, cogita.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress