Estudantes de Curitiba reveem professores e amigos e recebem mediação pedagógica

Estudantes de Curitiba reveem professores e amigos e recebem mediação pedagógica

A Secretaria da Educação equipou todas as unidades com EPIs, itens de limpeza, totens de álcool em gel 70%, termômetros e tapetes sanitizantes, entre outros produtos.

De volta às salas de aula na rede municipal de ensino, crianças e estudantes estão empolgadas em reencontrar professores e amigos. Com atenção presencial do professor, esclarecem dúvidas e compartilham experiências.

“Eu não via a hora de voltar, estava com muita saudade da escola, aqui é mais gostoso aprender”, disse Luana Kariny Gonçalves dos Santos, do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal CEI Expedicionário, no bairro Novo Mundo. “Gosto mais de matemática, mas tudo é gostoso de aprender”, contou a menina.

A colega de turma de Luana, Evellyn Rafaelly Dias Giacomini, acordou às 5h30 de tanta pressa de ir para escola, contou a mãe, Juliana Dias Batista.

“Durante o ensino remoto ela ficava com minha mãe, ela é uma criança muito ativa e se adaptou ao formato remoto, mas sempre sentiu muita vontade de voltar”, relatou Juliana.

A mãe de Evellyn considera o retorno adequado neste momento, pois o uso de máscara é obrigatório para todos. Além disso, as unidades medem a temperatura das crianças na entrada e disponibilizam álcool gel, entre outros cuidados.

“Eu adoro a escola e adoro animais, cachorros e gatos principalmente. Quero estudar e ser veterinária quando crescer”, disse Evellyn.

Henryque de Melo de Almeida escolheu uma máscara de super-herói para ir à escola na quinta-feira (22/7). Feliz porque ganhou um celular para estudar no remoto, estava mais contente ainda de rever os amigos.

“Que bom estar aqui de volta. Gosto muito de escrever”, contou o menino, enquanto montava um quebra-cabeça com imagens e palavras, parte das atividades do dia na escola.

Segundo o diretor da escola CEI Expedicionário, Adriano Borecki, as famílias estão animadas com o retorno. “Muitos querem o formato híbrido”, relatou.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que neste primeiro momento retornam às salas de aula os estudantes com maior necessidade de mediação pedagógica. “São as crianças do programa Leia+, Liga pela Equidade, Igualdade e Alfabetizações, que inclui ações em favor da equidade e da alfabetização de acordo com a realidade de cada local”, esclareceu a secretária. Essas famílias do Leia+ já foram consultadas pela Educação e muitas optaram pelo híbrido desde o último dia 19.

Cuidados reforçados

Para garantir um retorno seguro e dentro do Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais, a Secretaria Municipal da Educação equipou todas as unidades com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), itens de limpeza, totens de álcool em gel 70%, termômetros e tapetes sanitizantes, entre outros produtos.

O protocolo prevê uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as carteiras de 1,5 metro, horários alternados de intervalo, uso de álcool em gel, tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, aferição de temperatura, entre outros.

A ocupação máxima será de 50% da capacidade, o que varia conforme o tamanho de cada unidade.

Escolas e CMEIs também estão recebendo serviços de sanitização com amônia quaternária, para matar fungos, vírus e bactérias.

Já foram investidos mais de R$ 2 milhões em itens de prevenção ao novo coronavírus, desde o início da pandemia. E novas aquisições serão feitas conforme a necessidade, incluindo máscaras, itens de higienização e aventais.

A Secretaria Municipal da Saúde ofertou a vacinação (primeira dose) para todos os profissionais da Educação com mais de 18 anos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress