O evento deu início à agenda de encontros entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba
Na terça-feira, dia 22, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pinhais (Compdec) se reuniu com representantes das Defesas Civis das cidades de São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campo Largo, Araucária, Piraquara, Curitiba e Rio Branco do Sul. O evento deu início à agenda de encontros entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba para discutir estratégias e compartilhar experiências para a prevenção a desastres, já que essa é uma das principais atribuições da Compdec.
De acordo com o gerente da Defesa Civil de Pinhais, David Esquitini, esses encontros servem para pensar num planejamento de enfrentamento de ocorrências, bem como fortalecer a instituição dentro do município. “É muito importante esta troca de experiências com outras cidades, pois, desta forma poderemos construir uma Defesa Civil muito mais forte”, salientou.
Além dos representantes dos municípios, também estiveram presentes no encontro o representante do CEPED, Major Pinheiro; o comandante do Corpo de Bombeiros de Pinhais, Cap. Machado; o responsável pela 6ª CORPDEC, Cap. Marco Antônio; o subcomandante do Corpo de Bombeiros de Pinhais, Ten. Spagnol; o representante da Casa Militar, Soldado Lambaret e o Diretor do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial de Pinhais, Otavio Reinaldo Cancio do Amaral.
Defesa Civil de Pinhais
A corporação foi instituída no ano de 2010, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Pinhais e o Governo do Estado. O órgão é acionado sempre que houver desastres e acidentes de grandes proporções. Dentre a gama de atividades realizadas pela Defesa Civil há também a promoção de ações preventivas e assistenciais, visando evitar, ou minimizar, os desastres e restabelecer a normalidade na comunidade.
Além das constantes intervenções realizadas em rios do município pela Secretaria de Obras, o trabalho do órgão foi primordial na diminuição do número de ocorrências relacionadas às enchentes. E para estarem preparados para estas possíveis situações, os agentes participam, constantemente, de treinamentos oferecidos pelo Corpo de Bombeiros, em que são simuladas circunstâncias com as quais poderão se deparar no cotidiano de trabalho.
Tendo em vista o aprimoramento das atividades, os agentes realizam também o cadastramento de famílias que residem em áreas de risco e imóveis onde moram idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção, que se tornam mais vulneráveis diante de situações de emergência. Além disso, mantém contato com demais setores como o Simepar, no sentido de acompanhar o clima e indícios de chuvas, se precavendo perante possíveis situações agravantes.
Serviço
Em caso de ocorrências ligue para (41) 3912-5745.