domingo, 19 de maio de 2024
Em Rio Branco do Sul, projeto Sedef nos Municípios destaca programas para a juventude

Em Rio Branco do Sul, projeto Sedef nos Municípios destaca programas para a juventude

projeto Sedef
Ação teve como objetivo levar informações sobre programas sociais voltados a contribuir para a qualidade de vidas pessoas

O município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu no dia 4, terça-feira, o projeto Sedef nos Municípios, de descentralização da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família. A iniciativa tem por objetivo levar aos técnicos locais informações sobre programas e ações da pasta, que podem melhorar a vida das pessoas. O evento teve a participação de representantes de municípios da RMC, além de Curitiba. O ponto de destaque foi a divulgação do Programa ID Jovem, que é realizado em parceria com o Governo Federal.

Rio Branco do Sul foi o segundo a receber o projeto. Nesta edição, a novidade foi a parceria com a Secretaria da Administração e da Previdência, por meio da Escola de Gestão do Paraná, que entregou aos participantes a certificação de capacitações em áreas de atuação da Sedef, como criança e adolescente, juventude, pessoa com deficiência e assistência social.

JOVEM

O ID Jovem é um documento destinado a pessoas entre 15 e 29 anos, estudantes ou não, pertencentes à família com renda mensal até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. O Paraná possui 953.401 jovens inscritos no Cadúnico, ou seja, que estão em situação de vulnerabilidade.

O documento garante uma série de direitos a este público, previstos no Estatuto da Juventude, como desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos; duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário, e isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.

“Essa é a ideia do projeto Sedef nos Municípios, levar aos técnicos locais iniciativas que podem auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas. A juventude precisa do nosso olhar, de cuidados, pois é uma faixa etária que muitas vezes está à margem da sociedade, em um momento em que o jovem não está trabalhando e nem estudando. Por isso, estamos intensificando as informações sobre esse programa”, disse o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

POLÍTICA ESTADUAL

A Coordenadoria da Política Estadual da Juventude é responsável por articular e garantir o desenvolvimento de projetos e políticas públicas direcionada aos jovens paranaenses de 15 a 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/ 2013).

No encontro, além da coordenadoria da Política Estadual da Juventude, representantes dos setores de criança e adolescente, pessoa com deficiência e assistência social apresentaram programas e projetos para os municípios. De acordo com a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, essas ações de descentralização são essenciais para os técnicos e para a aproximação de ideias. “As pessoas ficam mais dispostas a ouvir e discutir ações importantes para termos ainda mais conhecimento técnico”, disse ela.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress