segunda-feira, 29 de abril de 2024
Eliane Monczak acompanhou de perto o processo de emancipação de Pinhais

Eliane Monczak acompanhou de perto o processo de emancipação de Pinhais

IMG_2368

 

Aproveitando o mês de aniversário de Pinhais, procuramos valorizar personagens que participaram e foram fundamentais ao processo de emancipação do município, bem como fizeram a diferença para o desenvolvimento de Pinhais.

Nossa entrevistada participou da fundação do município de Pinhais, era funcionária da Prefeitura de Piraquara desde 1979, na administração de Luiz Cassiano, porém era lotada no Colégio Arnaldo Busato, onde trabalhou por doze anos, emprestada ao Estado.

Eliane iniciou sua carreira como funcionária pública sem precisar fazer concurso, pois na época as pessoas eram contratadas diretamente pelo prefeito. Em 1988, surgiu a Constituição Brasileira, que obrigou a quem tivesse trabalhando a menos de oito anos a prestar concurso público. Por isso Eliane, que na época já tinha oito anos de trabalho na prefeitura, não precisou fazer o concurso público, sendo efetivada automaticamente pela Constituição. Após concluir o segundo grau, passou de auxiliar para assistente administrativo, foi a sua primeira promoção profissional.

Apenas um banco no distrito de Pinhais

Nessa época, no distrito de Pinhais, só existia o Banestado. No início da Avenida Camilo di Lellis não haviam comércios e nem restaurantes. Seu Eliseu, que morava na esquina ao lado da atual delegacia, servia almoço uma vez por semana para os funcionários da Prefeitura, nos outros dias cada um se alimentava como podia.

Em 1991, por conta de um desacordo entre a prefeitura e o governo do Estado, o prefeito Cassiano teve que lotar todos os funcionários, antes emprestados ao governo, nas escolas do município. Eliane, em poucos meses, pediu transferência da escola, já sabendo que havia uma vaga no prédio da tributação, no setor de fiscalização, para substituir uma colega que trabalhava como secretária do chefe de fiscalização. Após a transferência, ali permaneceu por doze anos.

A escolha por Pinhais

Em 1992, com a emancipação do município, ela lembra que a transição foi bem complicada pelo fato de que os novos funcionários não aceitavam a idéia dos antigos funcionários de Piraquara virem para Pinhais. Devido ao acordo entre os dois prefeitos, João Guilherme e Luiz Cassiano, os funcionários antigos puderam escolher entre ficar em Piraquara ou continuar trabalhando no antigo distrito, agora município de Pinhais. Eliane preferiu por ficar em Pinhais e optou pelo regime estatutário. Nesta época, ela trabalhava como assistente administrativo no setor de fiscalização.

Na primeira gestão de Cassiano, o grande diferencial foi a criação do Plano de carreira, criado pelo prefeito como forma de agradecer aos funcionários mais antigos da prefeitura, que o ajudaram muito na ocasião de emancipação do município. “No entanto, todos os funcionários foram beneficiados de certa forma. Mesmo aqueles que não atuavam na área de sua formação, tiveram um significativo aumento. Foram contempladas todas as categorias”, garantiu Eliane.

Pinhais em franco crescimento

Com a emancipação do município, tudo mudou. Começaram a chegar novas empresas, bancos, restaurantes, enfim, o desenvolvimento. Eliane, trabalhando diretamente com os contribuintes, pôde acompanhar de perto cada mudança, porém afirma que as grandes mudanças aconteceram nos últimos anos, na gestão do prefeito Luizão.

Moradora do centro de Pinhais, na Rua 15 de Outubro, lembra que em sua juventude não havia espaços para um Happy Hour e outras diversões. Os munícipes precisavam ir para Curitiba, tanto para trabalhar como para se divertir. “Hoje é um orgulho ter feito parte do inicio de Pinhais, assim como morar no município. Em minha opinião, cada prefeito deu sua contribuição para que Pinhais pudesse se tornar cada dia melhor. Porém, é visível que o prefeito Luizão transformou nossa cidade, dando uma excelente qualidade de vida e oportunidade para os cidadãos que aqui residem e trabalham. É um prazer poder ser lembrada no mês de aniversário do município que eu fiz parte da construção desta linda história, durante tantos anos. Foram trinta e três anos em um ótimo local de trabalho”, finaliza Eliane.

Desde 2008, nossa entrevistada trabalha como consultora independente de beleza na empresa Mary Kay e pode ser contatada através do Facebook: Eliane Monczak; telefone: (41) 9691.4375 ou email: elianemonczak@yahoo.com.br .

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress