domingo, 12 de maio de 2024
Comunidade escolar da Cândido Portinari faz a dobradura de mil tsurus

Comunidade escolar da Cândido Portinari faz a dobradura de mil tsurus

O Tsuru é uma ave sagrada do Japão, símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna

Na Escola Municipal Cândido Portinari, o último “Bloco de Atividades” realizou um exercício com a temática “Tempo de Esperança”. Os professores das áreas envolvidas tiveram a ideia de relacionar a tarefa a “Lenda dos mil Tsurus”. O Tsuru é uma ave sagrada do Japão, símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos e se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami, arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.

E pensando na atual realidade, as atividades do bloco levaram uma reflexão sobre o momento que estamos vivendo e o significado da ave. O desejo é voltar às aulas presenciais, poder abraçar os amigos, retornar a vida cotidiana normalmente sem medo da pandemia. Unidos em um mesmo pensamento positivo, todos desejaram a vacina contra a Covid-19.

A atividade da escola conseguiu atingir a marca de mil tsurus. Para orientar os alunos, foram gravados dois vídeos pelas professoras e enviados aos grupos de WhatsApp: um contando a história da “Lenda dos mil Tsurus”, e outro, ensinando a fazer a dobradura da ave.

A marca foi atingida graças ao trabalho dos alunos, familiares, professores, equipe de estagiários, cuidadora e amigos da unidade de ensino. Todos ficaram muito satisfeitos com o resultado alcançado e deixaram em exposição os mil tsurus em um espaço multiuso da escola.

A diretora da Escola Cândido Portinari, Janete Marinho, disse que ficou feliz com o resultado e parabenizou os envolvidos. “As crianças pediram que a vacina venha logo. A questão gratificante é que a escola inteira se envolveu. Os alunos foram super participativos. Nós mandamos vídeos com o passo a passo, contanto a história. Os pais ajudaram pedindo informações, procurando na internet e deram conta do recado. Também tivemos uma professora aposentada, a Silvane, que fez 300 tsurus. Só tenho a agradecer, e em especial, às professoras de área, a Claudia, Larissa e Alessandra. O trabalho de todos da escola foi incrível”, disse.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress