quarta-feira, 8 de maio de 2024
Campanha do Governo Federal incentiva maior envolvimento da família na vida escolar dos filhos

Campanha do Governo Federal incentiva maior envolvimento da família na vida escolar dos filhos

Pesquisas apontam que participação de pais e responsáveis na educação dos filhos aumenta o desempenho escolar. Iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Ministério da Educação

A participação ativa dos pais e responsáveis na vida escolar de seus filhos é foco da campanha “Quando a família participa, a educação avança”, lançada na segunda-feira, dia 25 de abril, pelo Governo Federal. A ação, inserida na Semana Nacional da Família na Escola, é uma parceria entre os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e da Educação (MEC).

Além de cards e vídeos informativos veiculados nas redes sociais das pastas, está previsto o lançamento do site e aplicativo da Escola Nacional da Família — plataforma virtual que visa a proporcionar a formação de pais/responsáveis e profissionais interessados na temática de família e educação parental. As capacitações se darão por meio de cursos e da disponibilização de materiais como artigos, vídeos, dicas de filmes, livros e propostas de atividades a serem realizadas em família.

Estatísticas

O envolvimento da família no processo de aprendizagem e um ambiente familiar saudável contribuem para um melhor desempenho escolar. É o que aponta estudo realizado em 2019 pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que constatou que a média de desempenho em ciências foi maior para os alunos cujos pais tiveram algum envolvimento na sua educação.

O Brasil, no entanto, ocupa a 24ª posição no ranking – entre 49 países – de pais que acompanham os filhos ativamente nas atividades escolares, conforme estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). As informações foram disponibilizadas pela plataforma Mapa da Aprendizagem 2019.

Outras pesquisas demonstram ainda que a violência intrafamiliar e a negligência parental acarretam danos como o baixo desempenho e evasão escolar. Desde 2020, foram registradas 181 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes, conforme a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MMFDH).

Paralelamente, o módulo de Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019 (PNAD) apontou que, das 50 milhões de pessoas entre 14 a 29 anos do país, 20,2% (10,1 milhões) não completaram alguma das etapas da educação básica.

Família na Escola

Diante dessas estatísticas, o MMFDH lançou, em outubro de 2021, o projeto-piloto Família na Escola. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Nacional da Família (SNF) em parceria com as prefeituras municipais, visa a combater o alto índice de práticas parentais negativas.

“Esperamos promover a parentalidade positiva como meio de mitigar os impactos negativos da negligência e violência intrafamiliar. Queremos sensibilizar e orientar os pais para o bom desempenho de suas funções, além de fomentar um ambiente familiar saudável que estimule as crianças a desenvolverem o seu potencial com segurança e autoestima”, apontou a secretária da SNF, Angela Gandra.

A prefeitura de Campos de Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, foi a primeira a assinar o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Pasta para implementação das ações. A participante Keteli Nascimento enalteceu a iniciativa.

“Recebi orientações quanto à emissão de identidade da minha filha e a mudanças comportamentais das crianças que podem indicar abuso sexual. Esse projeto foi muito importante para mim e será para outras pessoas que, assim como eu, se preocupam com os filhos, mas que, infelizmente, não têm acesso a esses ensinamentos sobre como deve ser o cuidado”, relatou.

O projeto tem como público-alvo as famílias que tenham crianças na idade de 0 (zero) a 11 (onze) anos, matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I (até o 5º ano) da rede pública de ensino. Além dos pais e responsáveis, alcança os profissionais de educação, saúde e assistência social.

Como funciona?

O projeto possui quatro módulos a serem apresentados aos pais dos alunos do ensino infantil e do fundamental nos anos iniciais. O curso de capacitação na modalidade EAD abarca os seguintes temas: direitos e deveres da família na educação das crianças e o lar como primeiro espaço educativo; marcos do desenvolvimento da criança e o papel da família; interação família e escola; e o papel da família na educação da inteligência, da vontade e da afetividade: aspectos essenciais do desenvolvimento integral da criança.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress