segunda-feira, 20 de maio de 2024
Câmara Municipal de São José dos Pinhais mantém veto do Executivo sobre projeto que fixa cartazes em unidades de saúde

Câmara Municipal de São José dos Pinhais mantém veto do Executivo sobre projeto que fixa cartazes em unidades de saúde

cartazes em unidades de saúde

A decisão ocorreu no último dia 18, sábado, em uma Sessão Extraordinária convocada pelo presidente da Casa, Allax Siqueira

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais manteve o veto parcial nº 08/2023 da prefeita Nina Singer ao Projeto de Lei nº 793/2023, do vereador Silvio Santo. A decisão ocorreu no último dia 18, sábado, em uma Sessão Extraordinária convocada pelo presidente da Casa, Allax Siqueira (PTB). Os vereadores presentes mantiveram o veto, com um resultado de 10×5.

Na discussão, a vereadora Fátima de Paula (Pode) demonstrou seu apoio ao veto. Mesmo acreditando na importância do projeto, a vereadora não aprova a presença de cartazes que possam deixar a mulher constrangida.

“Uma mulher vai chegar em uma unidade hospitalar com a pressão alta, passando mal, quase perdendo seu bebê e a hora que ela olhar aquele cartaz ela vai imaginar o seu filho. Aí sim o risco é maior dela ter seu aborto. Ela vai estar lá para tentar salvar o seu filho”, argumentou a vereadora Fátima de Paula, que ainda disse que há muitas mulheres que perdem seus bebês de maneira espontânea, nos primeiros meses.

Já o vereador Silvio Santo (Republicanos), o criador do projeto e opositor ao veto, defendeu a relevância da iniciativa. “Esse projeto de lei tem duas grandes pautas: a defesa da vida, da criança intrauterina e a defesa da mulher. Porque a mulher não tem a informação relacionada aos danos que ela virá sofrer após passar por um aborto provocado. São danos gravíssimos e essa informação é ausente. A intenção desse projeto de lei é esclarecer a mulher, defender a mulher, explicar, ela precisa saber porque com certeza quando ela saber os riscos para a vida dela, ela vai repensar”, defendeu.

A sessão extraordinária durou cerca de 1h30 e contou também com a explanação dos vereadores: Renan Machado (PL); Abílio Alves (Cidadania), Prof. Abelino (Cidadania), Paulinho Maradona (PSD), Juliano Martins (PSC), Sinésio Januário (Avante), Samuel Pinheiro (Republicanos).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress