sábado, 27 de abril de 2024
Transporte coletivo é tema de debate na Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Transporte coletivo é tema de debate na Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Sessão 05/10/2015

por Angelo Stroparo

Vereadores criticaram a proibição do pagamento de passagem com dinheiro

Vereador José Vieira
Vereador José Vieira

Nas últimas semanas, os são-joseenses estão indignados com a proibição, por parte das empresas de ônibus, de pagamento da passagem em dinheiro. Os usuários estão sendo obrigados a comprar o cartão transporte em poucos pontos de vendas disponíveis no Município. Os vereadores debateram esse assunto durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de terça-feira (06).

Quem iniciou as discussões foi o Vereador José Vieira, ao fazer uso da palavra em tribuna para relatar que a situação é crítica, nunca vista igual. “Essa é a maior vergonha para o município em relação ao transporte coletivo. É inaceitável a impossibilidade de viagens aleatórias.

Por exemplo, se meu carro quebrar ou se eu receber visitas de parentes de outras cidades nem eu, nem eles poderão embarcar nos ônibus, pois temos apenas dinheiro e não o cartão transporte”, disse Vieira.

Para ele, o Município está regredindo e os vereadores estão de mãos atadas, sem poder interferir no assunto. “Não consigo acreditar que a administração pública não esteja vendo esse absurdo e não tome as providências cabíveis”, finalizou o Vereador. O Presidente da Casa, vereador Sylvio Monteiro, também deu sua opinião. “As pessoas têm reclamado com razão, pois, recentemente perdemos 45 milhões de reais do Governo do Estado com a não integração do transporte coletivo. Até hoje, não tenho percebido uma postura firme do Executivo em relação aos desmandos das duas empresas permissionárias que atuam em São José dos Pinhais”, afirmou Sylvio.

Na mesma ocasião, foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Professor Abelino que dispõe sobre a orientação e o auxílio aos usuários de ônibus que integram o sistema de transporte coletivo. De acordo com o projeto, que foi encaminhado ao executivo para análise e possível sanção, todos os ônibus deverão ter, no mínimo, um funcionário, além do motorista, para orientar e auxiliar o usuário em suas necessidades, além da eventual cobrança de passagem. “Esse projeto é uma tentativa de voltarmos ao serviço normal que deve ser oferecido aos cidadãos”, disse Abelino, que também parabenizou o empenho dos vereadores em tentar resolver o problema.

Outros vereadores fizeram uso da palavra para apoiar a iniciativa de José Vieira e Sylvio Monteiro. “Fomos eleitos pelo povo e é a ele que devemos defender. Temos que dar um basta a esse monopólio do transporte coletivo”, afirmou Alberto Setnarsky, destacando também, que o ministério público já está investigando os contratos firmados na área. A Vereadora Lucia Stoco relatou ainda, que a comunidade reclama da falta de pontos para solicitação da primeira via do cartão. “Há alguns pontos de recarga nos bairros, mas nenhum que faça o cartão”, explicou.

Cruzada dos 200 mil ocorre na região central da Borda do Campo e na Planta Perbiche

Vereador Sylvio Monteiro
Vereador Sylvio Monteiro

Ocorreu na noite de sexta-feira (03), duas reuniões em prol da campanha dos 200 mil eleitores. O presidente da Câmara Municipal, Sylvio Monteiro, esteve na região central do Bairro Borda do Campo e também na Planta Perbiche, acompanhado dos vereadores Leandro da Nifer e Lucia Stoco.

Durante o encontro os legisladores abordaram assuntos de interesse da comunidade, dúvidas foram tiradas e questionamentos respondidos. Os residentes das localidades puderam falar sobre os principais problemas enfrentados por eles e também puderam participar de um “bate-papo”, onde receberam orientações e informações sobre a importância de atingir a marca de 200 mil eleitores no Município.

Atualmente, não há educação, saúde, transporte adequado e segurança nestes dois bairros. Os moradores clamam por uma escola referência e melhores condições. “Nossas crianças estão esquecidas, jogadas de lado. Temos que nos deslocar até outras regiões para ter acesso à atendimento médico adequado, não tem um parquinho se quer para que os pequenos possam brincar”, disse uma senhora que já vive há quase 15 anos na região.

“A transferência do título de eleitor é muito importante para que nossa cidade tenha mais força a nível estadual e federal. Se atingirmos a meta traçada, uma série de melhorias poderá ocorrer e será possível fazer reivindicações com maior efetividade”, finalizou Sylvio Monteiro.

Luiz Paulo solicita melhorias para o trânsito

Atendendo às solicitações da comunidade, o vereador Luiz Paulo reuniu-se, na quinta-feira (01), com o Secretário Municipal de Trânsito, Cláudio Alves. Na ocasião, foram discutidos problemas pontuais de sinalização, abrigos em pontos de ônibus e itinerário de linhas do transporte coletivo.

Luiz Paulo, juntamente com seu assessor, Carlos Cardoso, levou ao conhecimento do Secretário e do Técnico de Trânsito, Adriano Zordan, problemas que estão dificultando a vida da população, principalmente da região do Quissisana e Rio Pequeno. “Precisamos de mudanças simples para melhorar o fluxo do trânsito, como por exemplo, mudar a preferencial do cruzamento das ruas Deputado Ernesto Moro Redeschi e Almerinda de Oliveira Alves. Pois, como está formam-se filas enormes em horário de pico e a visão dos motoristas é limitada”, disse.

Também foi solicitada a mudança no itinerário da linha Fátima/Riacho Doce, já que, segundo o vereador, há muita demora para o ônibus atravessar o cruzamento da Avenida dos Pinheiros com a Rua Onofre Holtmann. Foi sugerida, pelos usuários, uma pequena mudança na rota, o que não prejudicaria em nada os passageiros e diminuiria o tempo de viagem.

Ainda sobre o transporte coletivo, Luiz Paulo relatou que, em várias ruas que estão sendo pavimentadas, os abrigos de ônibus são retirados para realização das obras e não são reinstalados pelas empresas. Além disso, moradores do residencial Serra do Mar estão pedindo abrigos nos pontos da Avenida dos Pinheiros e Rua Ernesto Moro Redeschi. O mesmo pedido foi feito pela comunidade escolar do Colégio Eunice Borges da Rocha.

De acordo com o Secretário Cláudio Alves, há programação para construção de binários em algumas ruas com cruzamentos problemáticos e licitação para instalação de abrigos de ônibus. Quanto aos abrigos que foram retirados e não recolocados, a Secretaria de Trânsito entrará em contato com a Secretaria de Obras para providenciar a reimplantação imediata. Em relação à mudança no itinerário da linha Fátima/Riacho Doce, a Secretaria também entrará em contato com a empresa responsável.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress