segunda-feira, 29 de abril de 2024
Alunos do Romário Martins lotam plenário da Câmara de Piraquara

Alunos do Romário Martins lotam plenário da Câmara de Piraquara

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 11/08/2015

Na sessão de terça-feira (11) centenas de alunos do Colégio Estadual Romário Martins lotaram o plenário da Câmara Municipal. Mobilizados pelos professores, a fim de conferir a pauta de discussão e votação – e de conhecer o trabalho parlamentar -, os adolescentes presenciaram o debate sobre temas de grande relevância e puderam experimentar um pouco da política da cidade. O presidente da Câmara, vereador Josimar Froes (PDT), enalteceu a iniciativa. Da tribuna, entre outros temas, os parlamentares abordaram assuntos relacionados à infraestrutura e mobilidade.

Baianinho rebate críticas da oposição

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

O vereador Edson Manoel dos Santos, o Baianinho (PHS), admitiu, ao iniciar o discurso, o momento difícil enfrentado pelo país. No entanto, de acordo com o parlamentar, políticos mal intencionados conduziram a nação, desde muito tempo, até o momento crítico atual. “São esses administradores sem caráter que sobem numa tribuna e se dizem os tais, afirmando estar tudo errado, como se fossem os donos da verdade”, comentou.

Resposta aos críticos

Baianinho chamou a atenção dos alunos que lotavam os assentos do plenário, afirmando que a necessidade de analisar os discursos políticos é fundamental na formação de um cidadão. “Vocês (referindo-se aos adolescentes) que serão o futuro desta cidade, precisam prestar atenção nos discursos que acontecem aqui ou ali e comparar com aquilo que é visto pelas ruas”, observou. Segundo Baianinho, existem problemas no município, porém, a gestão atual tem trabalhado para resolvê-los. “Considero as críticas da oposição exageradas”, argumentou.

Administração municipal

O vereador reconheceu que muitos bairros ainda sofrem com a ausência de pavimentação, por exemplo. No entanto, Baianinho ressaltou que o Executivo tem administrado bem as contas do município. “Os problemas existem, mas a Prefeitura paga as contas, não desperdiça dinheiro público e não cede à corrupção. Se alguém é capaz de dizer o contrário, que apresente provas!”, desafiou.

Falta de investimento na educação impede desenvolvimento, diz Erondi

Vereador Erondi
Vereador Erondi

O vereador Erondi Lopes (PT) ressaltou, já no início do discurso, que a educação deve ser a prioridade para qualquer governo. “Estado que não investe em educação tem como resultado o que se tem hoje no Brasil: corrupção, falta de preparo e incompetência. Enfim, coisas que assolam nosso país”, comentou.

Condições de trabalho

Lopes observou que a falta de condições de trabalho para professores compromete a educação. “Dou aula na rede pública há 17 anos e afirmo que é humanamente impossível dar qualidade de ensino para 40, 45 alunos em uma sala, apenas com o apoio de TV antiga, quadro negro e giz”, argumentou. Para o vereador, a diferença entre o ensino oferecido na rede pública e privada de educação é a estrutura da condição de trabalho do professor.

Avanços sociais

Erondi lamentou ainda a atual condição da educação na rede pública de ensino e disse que é impossível promover avanços sociais relevantes sem ensino de qualidade para a população. “Nenhum país avança sem investimentos em educação. Não teremos tecnologia, não transformaremos nossa produção e permaneceremos na condição de ofertantes de matéria-prima e compradores de produtos beneficiados porque não temos o desenvolvimento necessário”, explicou.

Mobilidade urbana

Tendo em vista o aumento das áreas pavimentadas, o vereador Pastor Valdeci (SDD) disse ter pedido ao secretário de Infraestrutura, Girlei Eduardo de Lima, melhorias na mobilidade urbana para os bairros beneficiados com a pavimentação. “Essa vias, agora pavimentadas, recebem um fluxo cada vez maior de veículos. Ônibus e caminhões estacionam e causam muito transtorno ao tráfego, inclusive de pedestres, e dificulta a mobilidade”, explicou Valdeci. O parlamentar citou o exemplo de Pinhais, onde alguns binários foram criados e o problema foi administrado. Valdeci sugeriu, como alternativa, o mesmo modelo para Piraquara.

Processo licitatório

O debate sobre obras de pavimentação esteve presente na sessão, tanto nos discursos da oposição, quanto da base. O vereador José Machado (DEM) observou que obras, como pavimentação, às vezes demoram por conta da lentidão no próprio processo de licitação. “Fico preocupado com a aproximação do término do mandato, sabendo que os projetos demoram para serem executados e muitas coisas ainda precisam acontecer. Uma licitação, às vezes, vai e volta, quatro, até cinco vezes”, comentou.

Saúde Pública

Citando queixas de alguns moradores relacionadas à saúde pública, o vereador Gilmar Cordeiro (PSB) reforçou as críticas ao Executivo Municipal. “O atual governo não tem mais condições de arrumar o que já está estragado há muito tempo. Agora tem que fechar o mandato e cumprir uma coisa ou outra para que possa dar um pouco de dignidade ao povo de Piraquara”, criticou. Cordeiro também cobrou medicamentos, mais médicos e obras na infraestrutura do município.

Pavimentação

O vice-presidente da Câmara, Miguel Scrobot (PROS), cobrou a pavimentação no bairro São Cristóvão. Aproveitando o ensejo da presença de moradores da região, o vereador disse ter cobrado do Prefeito Marcus Tesserolli (PDT), em encontro ocorrido na manhã de terça-feira (11), obras que deveriam ter sido inciadas em março deste ano. Ele citou como exemplo a Rua Francisco José de Souza. “A verba dessa obra vem de uma emenda do deputado Ratinho Júnior, na Câmara Federal, e a coisa vem sendo protelada. Uma hora falta isso, outra hora falta aquilo no projeto, e o asfalto não sai, enquanto isso o povo fica na expectativa do cumprimento da promessa que vários prefeitos fizeram e não cumpriram”, cobrou Scrobot.

NOTÍCIAS DE GABINETE

Vereador Eugênio Huller realiza visitas e participa de reuniões durante recesso

Vereador Huller
Vereador Huller

Segundo informações de seu gabinete, durante o recesso de julho, os trabalhos do vereador Eugênio Huller (PHS) não pararam. O parlamentar realizou visitas aos bairros e acompanhou obras de patrolamento e colocação de materiais nos Jardins Santa Mônica, Bela Vista e Araçatuba.

Huller ainda participou de reuniões com o prefeito, nas quais o assunto foi a pavimentação das Ruas Gerdal Ribeiro e da Paz, na Planta Deodoro. A assessoria de Huller ressalta que estas obras estão em andamento.

O vereador agradece ao prefeito pelo atendimento aos requerimentos solicitados durante o recesso, pois, de acordo com o parlamentar, todos estão sendo atendidos. O vereador observa que tem cobrado melhorias para os bairros Vila Santa Maria, Guaritubinha, Vila Nova e Planta Santa Catarina.

Eugênio visitou as unidades de saúde e se diz feliz por ver que as coisas estão funcionando bem. O parlamentar se satisfeito por ter presenciado o trabalho na Upinha, onde foi muito bem atendido.

Obras em vias de Piraquara

Huller ainda acrescenta que está muito feliz por estar próximo o início das obras nas Ruas Arnheim, Hoterdam, Januario Rodrigues da Rocha, na Planta Santa Catarina; Rua Heitor Palu e Ric Richfield, no Guarituba  e  também nas Ruas Francisco de Assis, Teixeira Soares e da Gloria no Jardim Santa Mônica.  De acordo com o vereador, também terão início em breve as obras no São Cristóvão e demais bairros de Piraquara.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress