sábado, 27 de abril de 2024
Protesto contra Gilmar Cordeiro e Correios do Guarituba são destaques na Câmara de Piraquara

Protesto contra Gilmar Cordeiro e Correios do Guarituba são destaques na Câmara de Piraquara

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 02/06/2015

por Angelo Stroparo

A sessão da última terça-feira (2) da Cãmara Municipal de Piraquara foi marcada pela manifestação de professores contra o vereador Gilmar Cordeiro (PSB). A indignação dos manifestantes se deve à atitude do parlamentar que, na condição de diretor de uma escola estadual no bairro Vila Macedo, indo na contramão das manifestações dos professores por melhores condições de trabalho e salário, promoveu o retorno às aulas. Houve, inclusive, um princípio de tumultuo no plenário quando Gilmar fez uso da palavra nas explicações pessoais. O presidente da Casa, vereador Josimar Froes (PDT), agiu com firmeza e conteve o que poderia ter evoluído para atos generalizados de hostilidade.

Rock destaca o bom atendimento nos Correios do Guarituba

Vereador Rock
Vereador Rock

O vereador Valmir Soares, o Rock (DEM), apresentou números referentes ao volume de atendimento da agência da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), no bairro Guarituba, a fim de demonstrar os bons serviços que a entidade presta à população. “São aproximadamente 43.000 correspondências simples, mais de 3.000 registradas e cerca de 5.000 carnês de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano)”, informou o parlamentar, que ainda acrescentou serem cinco os funcionários que atendem toda a demanda. “Há muita coisa que pode ser melhorada, mas, diante de números como os apresentados, é inegável que se tem feito um trabalho digno junto àquela comunidade”, explicou.

“Olhar mais carinhoso”

O vereador ressaltou ainda a necessidade de um “olhar mais carinhoso” por parte do Poder Executivo para a região do Guarituba. “Metade da população de Piraquara vive naquela região, e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, por exemplo, quase não atua no bairro”, argumentou.

Rotatória e travessias elevadas

Em seu discurso, Rock também informou que a Secretaria de Urbanismo espera apenas pela demarcação do ponto no qual se encerrará a duplicação na Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel para dar início à construção da rotatória na confluência das avenidas Getúlio Vargas e Barão do Cerro Azul, no Centro de Piraquara. O parlamentar ressaltou que solicitou junto à Pasta a implantação de travessias elevadas em localidades que oferecem risco aos pedestres. “Idosos, deficientes e crianças têm enfrentado muita dificuldade para atravessar em frente ao Paço Municipal, por exemplo”, disse.

Abertura do Colégio Vila Macedo

Ao iniciar o discurso, o vereador Gilmar Cordeiro (PSB) disse ter recebido o apoio da comunidade antes de tomar a decisão de ordenar a volta às aulas no Colégio Vila Macedo, instituição de ensino da qual é diretor. Alguns professores, dentre os muitos que estavam presentes, deram início a um pequeno tumulto por conta dessa declaração. Os ânimos foram acalmados pelas palavras do presidente da Casa, vereador Josimar Froes (PDT), que agiu com firmeza e contornou a situação.

Manifestantes pedem saída de Gilmar Cordeiro

Nas explicações pessoais, Gilmar Cordeiro enfrentou mais oposição dos manifestantes que empunhavam cartazes com os dizeres: “Gilmar, você não nos representa!”. A situação tornou a ficar tensa, o presidente pediu ordem e a segurança foi chamada. Nesse momento, muitos manifestantes se retiraram. No entanto, alguns professores permaneceram no recinto de costas para a tribuna e aos gritos de “Fora, Gilmar!” Diante da situação, Gilmar se recusou em prosseguir o discurso e se retirou.

Locação de imóvel para os Correios do Guarituba

O vereador Miguel Scrobot (PROS), vice-presidente da Câmara, declarou justificada a locação do imóvel que abriga a agência da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). Scrobot reconheceu, em concordância com o vereador Rock, que os funcionários tem atendido de modo bastante satisfatório os serviços de entrega das correspondências e demais necessidades daquela comunidade.

Baianinho destaca avanços na área da saúde

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

O vereador Edson Manoel dos Santos, o Baianinho (PHS), disse que os avanços na área da saúde, promovidos pela Secretaria de Saúde na atual gestão, são históricos. “A Pasta implantou uma farmácia no bairro Guarituba que atende a, mais ou menos, 3.200 pessoas todo mês”, observou. O parlamentar ressaltou ainda a importante ampliação no horário de atendimento que, antes, encerrava às 16hs e, agora, se estendeu às 20hs. “Conseguimos colocar uma ambulância que permanece das 7hs ao encerramento das atividades”, explicou Baianinho.

Críticas ao Executivo Municipal

O parlamentar classificou como inaceitáveis as críticas que pares da oposição tem feito contra o Poder Executivo nos últimos dias. “O Prefeito usa muito bem os recursos públicos e, recentemente, deu aumento aos servidores municipais, ao contrário do governo estadual que aplicou 40% no IPVA”, comentou Baianinho, referindo-se e concordando com os dizeres lidos em cartazes expostos por manifestantes durante a sessão.

Erondi Lopes comenta ultimato do Judiciário ao Executivo Estadual

Vereador Erondi
Vereador Erondi

Nas explicações pessoais, o vereador Erondi Lopes (PT) leu uma mensagem recebida pouco antes de subir à tribuna na qual se lia: “A juíza da 5º Vara da Fazenda Pública do Estado do Paraná, Patrícia de Almeida Gomes, determinou ao final da tarde de hoje (2/6) que o Executivo Estadual se pronuncie dentro de um prazo máximo de 72 horas sobre a disponibilidade financeira do Governo para arcar com o reajuste data-base do funcionalismo”. O parlamentar considerou vergonhosa a insistência do Governador Beto Richa (PSDB) em fazer com que os servidores tenham de apelar à justiça para receber direitos garantidos por lei.

Notícias de gabinete

Eugênio Huller solicita lombadas, aplicação de saibro e patrolamento

Vereador Huller
Vereador Huller

O vereador Eugênio Huller (PHS) apresentou requerimentos solicitando colocação de lombadas, aplicação de saibro e patrolamento nos bairros Guarituba e Nemari V.

Confira abaixo a relação das ruas contempladas pelos requerimentos do vereador:
Bairro Guarituba: Ruas Tereza Priscim, Erton Muller, Alfredo Muller, Arquize Jacob Testa, Pedro Goinski, Cecília Carmélia Dutra, Valter de Jesus dos Santos, Antonio Rodrigues, Vila Nova.

Bairro Nemari V: Ruas Diego Roberto de Barros Biss, Marcelino Bem Andreola, Lourders Zaramella Gabardo, José Roberto Scrobot, Gerson Almeida da Silva, Johann Schroeder Filho, Sebastiana Mariada Silva e Antonio Padilha.

Segundo informações de sua assessoria, o vereador Huller realizou visitas em vários bairros de Piraquara, fiscalizou obras e ouviu reivindicações da população. Sendo muito bem recebido em todos os lugares visitados, fica clara a visão da comunidade acerca do trabalho sério e responsável realizado pelo parlamentar.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress