O Bairru PARC, maior empreendimento imobiliário da história de Pinhais, vai mudar a realidade do entorno do antigo Autódromo Internacional de Curitiba. “O comércio estabelecido hoje em torno do antigo autódromo vai crescer muito com o novo empreendimento, pois o Bairru PARC vai trazer uma nova clientela que vai consumir nos novos estabelecimentos do bairro, mas também no entorno. Além disso, o impacto na arrecadação do município será muito positivo, com crescimento exponencial da região”, afirma Ilso José Gonçalves, diretor do Secovi-PR – Sindicato da Habitação e Condomínios.
Grandes empreendimentos têm o poder de atrair novos investimentos e gerar impacto positivo nos arredores. Em Curitiba, por exemplo, o ParkShoppingBarigüi é um exemplo desse movimento. Quando o projeto foi lançado, há mais de 20 anos, a região do Ecoville ainda não estava tão desenvolvida como está hoje. O movimento do novo shopping atraiu novas moradias e novos negócios, promovendo o crescimento de todo o bairro, que até mudou de nome no mercado imobiliário, passando de Mossunguê para Ecoville.
A previsão é de que o mesmo aconteça na região do Weissópolis. Toda a redondeza será beneficiada pelo “novo vizinho” e terá potencial para aproveitar a onda dos novos investimentos que serão atraídos para a região.
Além disso, como frisou o diretor do Secovi-PR, a atividade econômica e as novas edificações do Bairru PARC terão forte impacto nas finanças públicas do município, com aumento de receita na arrecadação de impostos. A área, que hoje gera R$ 600 mil/ano em IPTU para Pinhais, deve gerar R$ 5,6 milhões/ano para os cofres municipais quando o projeto estiver totalmente consolidado. Isso sem calcular o incremento na arrecadação de ISS com os novos serviços e negócios que serão atraídos para a cidade.
É o efeito das ondas de propagação na água quando uma pedra é jogada no meio do lago. “Naturalmente a região vizinha ao nosso empreendimento reagirá a esse movimento e a esse potencial de crescimento. Assim como o novo bairro vai trazer novos investimentos e gerar novos negócios para a região, o entorno também investirá na melhoria dos seus negócios e suas residências. Com isso, toda a região se valoriza”, destaca Carlos Eduardo Rodrigues, diretor de Projetos da Bairru Urbanismo.