quinta-feira, 9 de maio de 2024
Bairro São Cristóvão ganha Praça totalmente revitalizada com o primeiro Parquinho de Inclusão do município de Piraquara

Bairro São Cristóvão ganha Praça totalmente revitalizada com o primeiro Parquinho de Inclusão do município de Piraquara

Parquinho de Inclusão
Durante as comemorações dos 134 anos de Piraquara, a entrega da Praça José de Freitas, após obras de revitalização, contou com atividades de lazer, brinquedos infláveis, Feirinha e muita animação da comunidade, no sábado (27/01)

Dentro das comemorações dos 134 anos de Piraquara, no sábado (27/01), a Prefeitura entregou a Praça José de Freitas, no bairro São Cristóvão, totalmente revitalizada e reestruturada, para a população. O evento festivo contou com a presença de autoridades municipais, servidores públicos da Prefeitura, moradores e a comunidade em geral. Atividades de lazer oferecidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, brinquedos infláveis e a Feirinha, com opções gastronômicas e artigos variados, foram as atrações.

Playground inclusivo

A Praça é a primeira do município com playground inclusivo e foi completamente revitalizada para garantir um espaço melhor, mais bem equipado e moderno à comunidade. Obras de paisagismo, também, embelezam o local, a partir do plantio de mais de quinze espécies de plantas, distribuídas entre floreiras elevadas e no entorno da praça, mesas de xadrez e pergolados em eucalipto. No centro da Praça, a flor de Manacá da Serra foi representada por meio de mosaico no calçamento. Além de todo o trabalho de paisagismo, foram instalados doze aparelhos de academia ao ar livre e quatro barras de exercício, um playground de areia, 40 postes de iluminação e espaço para estacionamento de food truck com tomadas para a instalação dos mesmos.

Homenagem a “Juca Coringa”

O espaço ganhou o nome de Praça José de Freitas por meio da Lei 563/2001, em homenagem ao também conhecido “Juca Coringa”, morador do município e ex-policial Penal. Durante a inauguração, a filha, Rose Amaral, bastante emocionada, falou do pai e representou a família.

Uma moradora antiga do entorno da Praça também foi homenageada, a Sra. Apolônia Juma Dallagassa. Durante muitos anos, ela ajudou a zelar pelo local. Seu filho, Wilmar Dalagassa, representou a família durante o ato e recebeu uma homenagem das autoridades presentes.

“Sonho realizado”

O prefeito de Piraquara, Josimar Fróes (PSD), ressaltou a entrega deste importante equipamento público de inclusão. “É um sonho realizado. O sonho de construir uma praça bonita, adequada, que só foi possível porque me elegeram prefeito e, antes disso, houve a confiança do ex-prefeito Marquinhos. Tudo começou lá, atrás, e estou dando continuidade a esse trabalho”, enfatizou.

“Acreditar em Piraquara”

O ex-prefeito Marcus Tesserolli (PSD), o “Marquinhos”, discursou lembrando de tempos passados quando a praça era usada como espaço para comícios, e que, finalmente, chegou a hora do bairro São Cristóvão ter a praça que merece. “Lembro que este era o único lugar em que havia espaço para fazer comícios, tempos atrás. Depois, um prefeito do passado fez algumas melhorias na praça, que ficou à espera de uma grande revitalização. Pois, finalmente, chegou a hora do São Cristóvão ter a praça que merece. Costumo dizer que estou há 150 anos em Piraquara, a partir da chegada de meus antepassados, com meu tataravô. Meu avô, por sua vez, era um empreendedor, tinha comércio de armazém. Quero lembrar da campanha de 2012 para prefeito quando apresentamos um projeto para o município. A gente acreditava em Piraquara, que podíamos fazer mais essa transformação, que não aconteceu só por causa do Marquinhos. Foi porque as pessoas precisavam e sabiam que isso era viável”, lembrou.

O ex-prefeito salientou a importância de todos que contribuíram para este projeto. “Há os vereadores que sempre contribuíram; a Ana, minha esposa, que sempre esteve a meu lado. E a gente continua acreditando em Piraquara. A gente sabe que Piraquara é possível, é viável”, destacou.

Gestão de continuidade

Marquinhos que, nestas próximas eleições municipais, deverá concorrer novamente a prefeito de Piraquara, agradeceu ao prefeito Josimar Fróes pela gestão de continuidade. “Obrigado, Josimar, pela continuidade deste trabalho. A gente não consegue fazer tudo e, com certeza, a gestão vai findar sem se conseguir fazer tudo. Virá outra gestão e, novamente, sem conseguir fazer tudo, e outra e outra…Mas vamos continuar trabalhando, contribuindo para que Piraquara se torne uma cidade cada vez melhor e mais justa. O Josimar, os vereadores, os secretários, os servidores, as pessoas desta cidade, estão trabalhando para isso”, disse.

“Grande equipe”

Na oportunidade, o prefeito Josimar Fróes, ainda, valorizou a contribuição de todos, ressaltando que ninguém constrói uma cidade sozinho. “Um prefeito não faz nada sozinho. É uma grande equipe composta por secretários, diretores, servidores efetivos e comissionados. Agradeço aos vereadores Cícero, que é da base; ao Professor Pedro; ao vice-prefeito Rivas; a Creuza, minha esposa; ao secretariado. E, parabéns, também, à empresa licitada para esta obra, na pessoa do Douglas, que cumpriu o projeto na íntegra”, valorizou.

O prefeito Josimar ainda pontuou a importância de cada obra no município, em todas as áreas da gestão. “Tudo é importante, desde uma praça, o feirante, o servidor, até saúde e educação. E é com cada um de nós, de mãos dadas, que a gente constrói uma Piraquara melhor. Piraquara faz 134 anos e que tenhamos muito mais anos pela frente de desenvolvimento. Obrigado a todos os que estão juntos cuidando de cada detalhe da cidade”, pontuou.

Parque Inclusivo Geovana Cristina Malaquias

A Praça está localizada em frente a dois espaços que oferecem ensino e cuidado para pessoas com deficiência, a Escola Municipal Especializada Cristiane Pampuch e a APAE, e por isso foi escolhida para receber o primeiro playground acessível do município, com aparelhos lúdicos inclusivos, sendo três gangorras e um gira-gira onde cadeirantes podem acessar. Ainda conta com painéis interativos de jogo da memória e um brinquedo com 18 atividades diferentes instalado na área do playground.

O Parque leva o nome da estrelinha Geovana Cristina Malaquias, portadora de uma síndrome rara, chamada de Síndrome de Walker Warburn. Em memória de Geovana, sua mãe Aline, engajou na causa e hoje incentiva e defende os direitos das pessoas com síndromes raras, com o Projeto Raros Piraquara e por meio da Aliança Paranaense de Doenças e Síndromes Raras. Ela também esteve presente e foi homenageada pelo poder público municipal.

Cerimônia de inauguração

A solenidade de inauguração contou ainda com a presença da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Fróes; do vice-prefeito Rivas; da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Mazon de Souza Tesserolli; do secretário de Desenvolvimento Urbano, Jonas Fausto; os representantes das famílias homenageadas; do ex-prefeito Marcus Tesserolli e diversos vereadores.

Acordo político

Em uma fala exclusiva concedida ao diretor do jornal A Gazeta Região Metropolitana, João Aloysio, o prefeito Josimar Fróes confirmou que, nestas eleições municipais, deverá abrir mão de buscar a reeleição, cedendo a candidatura a Prefeito para o ex-prefeito Marcus Tesserolli. “Estamos alinhados com o Marquinhos pré-candidato. Essa decisão vem de lá atrás, do nosso grupo político. Não se trata de uma decisão pessoal minha. Confio no Marquinhos, assim como ele confiou que eu daria continuidade ao trabalho dele”, frisou.

“A cidade nunca está pronta. É uma evolução contínua”, afirma o pré-candidato a prefeito “Marquinhos”

Marcus Tesserolli, por sua vez, disse a esta Gazeta que a chegada à Prefeitura, em 2013, foi resultado do trabalho de um grupo. “Não fui eu, apenas, que cheguei à Prefeitura em 2013. Foi todo um grupo político. E o Josimar sempre esteve com a gente. No primeiro mandato, como presidente da Câmara; no segundo, como meu vice. No terceiro mandato, agora, como prefeito. Josimar sempre foi muito leal, batalhador e dedicado. Agora, está chegando a hora do Marquinhos voltar à Prefeitura. Mas, o grupo é o mesmo. Um grupo alinhado, sempre trabalhando por uma cidade melhor. Começamos, em 2013, recuperando a cidade. Depois, vieram as pavimentações e as obras de infraestrutura. Fomos investindo, também, em áreas de lazer, cultura, esporte, parques, os acessos à cidade. E a cidade não termina, nunca está pronta, acabada, é uma evolução contínua”, concluiu.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress