segunda-feira, 20 de maio de 2024
BAIRRO LIMPO: Sem a colaboração da comunidade com a coleta gratuita de volumosos, aumenta a preocupação com casos de dengue

BAIRRO LIMPO: Sem a colaboração da comunidade com a coleta gratuita de volumosos, aumenta a preocupação com casos de dengue

programa Bairro Limpo
O Programa é uma importante ação da Prefeitura de Araucária para evitar que materiais volumosos (como móveis, pneus e geladeiras) acabem tendo como destino terrenos baldios ou áreas de preservação ambiental

A colaboração da comunidade é fundamental para o sucesso do programa Bairro Limpo, uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Saúde. O Programa é uma importante ação da Prefeitura de Araucária para evitar que materiais volumosos (como móveis, pneus e geladeiras) acabem tendo como destino terrenos baldios ou áreas de preservação ambiental. Isso também beneficia diretamente a saúde da população, já que ajuda a combater os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As áreas de residência e quintal são a principal preocupação quando se trata de surgimento de foco de mosquitos. Quando o Bairro Limpo chega a uma região, espera-se que haja adesão na mobilização de limpeza.

Um exemplo. Na última semana, a mobilização do Bairro Limpo ocorreu na região do Campina da Barra e resultou na coleta de duas cargas de madeira e uma de galho. A expectativa da Prefeitura era coletar uma quantidade muito maior de materiais por se tratar de uma das regiões mais populosas da cidade. A baixa adesão preocupa, principalmente, devido à chegada dos dias mais quentes e úmidos, período mais propício para surgimento de focos de mosquitos. Araucária já tem em seu histórico dois casos de dengue contraídos dentro do próprio município (Autóctone). Há uma apreensão por parte da Secretaria de Saúde (SMSA) de que, se não houver adesão às ações de prevenção, outros casos locais de dengue possam ser registrados nos próximos meses.

Ao longo do ano, agentes de combate a endemias visitam casas, imóveis e terrenos baldios a procura de larvas do mosquito e eliminação de criadouros como pneus, vasos de plantas, caixas d’água, cisternas, piscinas abandonadas, locais de acúmulo de água da chuva, canaletas, latas e tampinhas de garrafas pet. Segundo a SMSA, reservar 10 minutos no fim de semana para vistoriar se há criadouros de mosquitos (ou realizar faxina) no terreno já é uma medida importante que o morador pode realizar com facilidade.

DENÚNCIAS

Os cidadãos que identificarem possíveis focos de mosquitos podem denunciar por meio da Ouvidoria da Saúde: e-mail ouvidoriadasaude@araucaria.pr.gov.br ou telefone 0800-6437744.

COLETA AGENDADA

Para os moradores de outras áreas de Araucária que desejam se desfazer de materiais volumosos, a Prefeitura também oferece a opção de coleta agendada durante todo o ano. Basta solicitar o serviço através do telefone (41) 3614-7480. Uma equipe será enviada até a residência. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, este serviço é muito procurado, com cerca de mais de 40 solicitações em alguns dias da semana. A Prefeitura apenas não realiza o recolhimento de materiais de construção (caliça). Nesses casos, a equipe de Meio Ambiente pode fornecer orientações sobre o descarte adequado por meio do mesmo número de telefone.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress