quinta-feira, 9 de maio de 2024
Ataques em Brasília podem ter sido decisivos para Alexandre de Moraes fechar cerco a Bolsonaro

João Aloysio Correa Ramos

Diretor dos jornais do Grupo Paraná Comunicação: A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias

Ataques em Brasília podem ter sido decisivos para Alexandre de Moraes fechar cerco a Bolsonaro

Os desdobramentos dos ataques em Brasília estão se revelando mais interessantes que muitas séries da Netflix, conforme novos episódios são trazidos a público. O jornal Folha de São Paulo publicou, durante a semana, matéria sobre os alertas feitos pela ABIN (Agencia Brasileira de Inteligência) ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, sobre o risco de ataques a prédios públicos durante a manifestação do domingo, dia 8. ”Mantém-se convocações para ações violentas e tentativas de ocupações de prédios públicos, principalmente, na Esplanada dos Ministérios”, disse um trecho do comunicado, 24 horas antes do ocorrido.

Conivência de poderosos

“Por que o Governo Federal não fez nada com essa informação?” tem sido a pergunta central. Ainda causa estranhamento a facilidade com que os manifestantes entraram nas respectivas sedes dos Três Poderes, considerando que estes espaços públicos costumam contar com equipes próprias de segurança muito reforçadas. Acredito que já não há mais dúvidas de que os atos de vandalismo só ocorreram porque houve, no mínimo, a convivência de diversos agentes públicos diretamente ligados a segurança pública, a começar pela Polícia Militar do Distrito Federal. Aliás, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão do secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que, também, é ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro. Torres ainda está nos EUA e tem o prazo até segunda-feira (16) para voltar ao Brasil. Se não voltar, será feito um pedido de extradição.

Minuta de Decreto

Enquanto Torres não volta, a Polícia Federal, sob as ordens de Alexandre de Moraes, fez uma operação de busca e apreensão na casa do ex-ministro e encontrou um documento muito inusitado: uma minuta de decreto de Estado de Defesa no TSE. O objetivo seria reverter o resultado das eleições presidenciais a partir desse rascunho de Decreto. A presença de uma minuta com esse teor na casa do ex-ministro de Bolsonaro promete puxar o fio da meada de uma suposta tentativa de golpe contra o resultado das eleições. O que soa muito esquisito, inverossímil, é a referida minuta encontrar-se ainda guardada na casa de Torres… Digamos que realmente houve uma intenção de promover um golpe a democracia por parte de alguém ligado ao governo Bolsonaro, com a possível participação do próprio ex-presidente e de membros do alto escalão, inclusive, Torres…Por que raios essa minuta ainda estaria guardada na casa de um homem poderoso, visto que a suposta intenção de golpe não se concretizou? A estupidez de Torres seria tão grande ao ponto de não rasgá-la a fim de não reunir provas contra si mesmo? Já se cogita a possibilidade de imputá-lo em crime de prevaricação por não ter denunciado a intenção de golpe por parte de quem redigiu a minuta e a ordenou… A minuta já ganha a interpretação de ter se revelado um rascunho de supostas intenções golpistas do governo anterior. Torres, até o momento, não nega ter recebido a minuta. Mas, por que teria guardado para si ao invés de destruí-la? Quem teria ordenado sua escrita? Aguarda-se convincentes explicações quando chegar ao Brasil.

Cerco a Bolsonaro

Os próximos dias devem trazer notícias bombásticas sobre tudo o que aconteceu em Brasília. Uma possível delação premiada de Torres vem sendo uma hipótese aventada na imprensa. E até, mesmo, a direita lúcida, não a que vive de fake news, comenta sem meias palavras que o cerco de Alexandre de Moraes a Jair Bolsonaro se fecha a cada dia. Ninguém em sã consciência desconhece que a principal intenção de Moraes é prender o ex-presidente. Tanto que já se especula na imprensa se a minuta poderia incriminar Bolsonaro…

Possível delação premiada

Mas, o ministro Flávio Dino disse a imprensa que, por enquanto, não há elementos que liguem Bolsonaro a minuta. Atentemos ao “por enquanto”… É evidente que o atual governo também está louco para incriminar e prender Bolsonaro, juntamente com o super-ministro do STF. E não devemos duvidar da disposição de Torres em partir para a delação premiada caso se veja em risco de condenação judicial e prisão.

Jogos de poder

Teremos dias muito tensos, daqui para frente, no noticiário. Muito melhor seria se apenas séries como Game of Thrones fossem sucesso de público. Mas, o noticiário brasileiro tem superado, a cada episódio, a capacidade de chamar a atenção do público ao revelar os tristes e sujos jogos de poder que conduzem a nação. É recomendável muita atenção a todos os movimentos desse sombrio “jogo de xadrez” entre poderosos, pois, a percepção é a de que Moraes “come pelas beiradas” até chegar a Bolsonaro.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress