domingo, 5 de maio de 2024
Associações de Catadores de São José dos Pinhais recebem auxílio emergencial durante período de pandemia

Associações de Catadores de São José dos Pinhais recebem auxílio emergencial durante período de pandemia

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Desde o início da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), realizou diversas ações para garantir a continuidade da coleta de resíduos, serviço considerado essencial.

Neste mês de agosto foi liberado o pagamento de auxílio emergencial dos catadores em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento e, por meio de recursos obtidos do Fundo Municipal de Saneamento Básico Ambiental, foi disponibilizado o pagamento de duas parcelas de auxílio emergencial no valor de R$ 1.039,00 cada, para 48 associados cadastrados ativos nas associações de catadores assistidos pela secretaria, conforme Resolução nº 02/2020 – COMUMAS.

Além disto, foram entregues quatro cestas básicas para cada associado através da SEMMA e de parcerias com Secretaria de Assistência Social e Instituto Lixo e Cidadania, sendo a quarta sexta a ser entregue agora no mês de agosto.

Visando a segurança e proteção dos agentes ambientais que realizam a triagem dos recicláveis nas associações de catadores apoiadas pelo município, foram adotados os seguintes procedimentos:

– Comunicado sobre procedimentos preventivos: informando que o município decretou situação de emergência, orientações contidas no Decreto 3728/2020, leitura de recomendações gerais sobre Covid-19 e tomada de decisão da associação pela continuidade ou não das operações;

– Distribuição de EPIs e produtos de higiene: máscaras, luvas, sabão líquido, sacos verdes, colete/avental (uniforme para troca);

– Higienização e desinfecção dos barracões: para controle de vetores e assepsia do local (dedetização, desratização, desinfecção), bem como orientações de procedimentos de armazenagem de resíduos e limpeza;

– Implementação de quarentena para os materiais recicláveis: os materiais são armazenados em baias no Parque São José por no mínimo 48 horas antes de serem entregues para as associações, a fim de evitar possíveis contatos dos associados com material contaminado.

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